Já tenho 3 anos enfrentando a depressão só em maio de 2018 que eu procurei ajuda e tratamento desde

Já tenho 3 anos enfrentando a depressão só em maio de 2018 que eu procurei ajuda e tratamento desde dessa época que estou fazendo acompanhamento com psiquiatra e remédios por causa da depressão eu acabei faltando muito no colégio, gostaria de saber se tem como eu conseguir laudo levar pro colégio?

9 respostas


A depressão é uma doença silenciosa, ou seja, nem sempre as pessoas a levam em consideração. Por isso tanto o doente quanto aqueles que convivem com ele não acreditam que devem tomar providências a respeito. O início do tratamento é importante. Contudo é também fundamental a perseverança no mesmo. É comum que pacientes iniciem o tratamento e logo que se sintam um pouco melhor o abandonem. Isso prejudica e por vezes até aprofunda a doença e seus sintomas. A retomada das atividades normais devem ser planejadas com seu médico. Sugere-se o contato com a escola para informar o inicio do tratamento. A escola poderá orientar sobre quais documentos ou medidas serão necessárias para que possas retomar as atividades escolares. Além disso, sugiro que inicies também um acompanhamento psicológico. Ele irá lhe ajudar a manter-se firme no tratamento e a tomar as melhores decisões nesse início. A depressão é uma doença que exige atenção emocional também. Mantenha-se firme e confiante no tratamento.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O que você procura seria o atestado, expedido por diferentes profissionais, dentre eles seu psiquiatra ou psicólogo. No caso do psicólogo, conforme a resolução 007/2003 do CFP, o atestado é um documento produzido após uma avaliação psicológica que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade de afirmar sobre as condições psicológicas do paciente que o solicita, com os fins de: (a) justificar faltas ou impedimentos, (b) justificar estar apto, ou não, para atividades específicas, (c) solicitar afastamento ou dispensa.


O profissional psiquiatra ou psicológo que está cuidando do seu caso poderá emitir um laudo relatando sua condição pois ele sabem do seu histórico clínico. O laudo apresentará o seu quadro patológico e o atestado médico servirá para justiciar a necessidade de afastamento do trabalho ou da escola


Olá!! Sim, o seu médico pode fornecer o laudo que você necessita, mas é muito importante que você faça terapia associada à medicação. O remédio é importante e ajuda a tratar os sintomas da depressão, como seu humor e o sono. Mas a terapia vai te ajudar a entender as causas e a lidar com elas, desenvolvendo habilidades e comportamentos necessários para melhorar sua qualidade de vida e retomar suas atividades. Abraços.


Olá, só para reforçar o que já foi dito aqui, procure um psicólogo. Só a medicação e o tratamento psiquiátrico não é o suficiente para o seu tratamento. A psicoterapia também é muito importante. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!

Milena Puga Araujo

Milena Puga Araujo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Você deve ser muito jovem para estar ainda no colégio, procure uma psicoterapia com psicologo ou psicoterapeuta que irá te ajudar muito para tratar tua ansiedade e ter a possibilidade de cura antes que a ansiedade se torne cronica. Procure um terapeuta que trabalhe com EMDR ou Brainspotting pode ser que te ajudem a reverter o quadro. Se precisar entre em contato.


É possível sim o laudo mas mais importante é vc se cuidar, pelo relato vi que vc ainda nao faz terapia, seria interessante vc pensar na possibilidade, para poder tentar compreender o que lhe leva a tal estado. Att Eduardo


Olá Procure o profissional que está cuidando de você e explique que precisa de um atestado, laudo onde cita que estás em tratamento, o seu estado emocional, se está sendo medicada para que presente no colégio. Se tiver com acompanhamento psicológico faça o mesmo. Você pode solicitar. Caso não esteja com acompanhamento psicológico, procure, pois tanto o tratamento medicamentoso é importante quanto o psicológico. Abraço!

Dra. Andréa Gabilan

Dra. Andréa Gabilan

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Procure um psiquiatra ou psicólogo, que precisarão te conhecer primeiro para depois se pensar na possibilidade de fazer um laudo.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.