Meditaçāo cura depressāo?

26 respostas
Meditaçāo cura depressāo?
Caro/a leitor, a meditação é uma técnica que ajuda sim, e muito, na depressão. Porém, ela deve ser feita com o auxílio do psicologo/a. Na Psicologia há diversas abordagens que tratam da depressão e são eficazes, como a Gestalt-Terapia. Na Gestalt-Terapia, você irá entender o significado da depressão na sua vida, como ela se desenvolveu e sua função. A meditação é uma técnica que vem sendo utilizada como recurso para o tratamento. A importância da meditação é que ela amplia a consciência, o que a Gestalt-Terapia define como ampliação da awareness, ou seja, a qualidade do que está ciente, atento, que significa ter percepção, conhecimento de algo. É a qualidade de estar vigilante, estar percebendo o que se passa em sua volta. Conscio das necessidades e das possíveis escolhas que podem ser tomadas, tanto em termos individuais quanto coletivas. Dessa forma, ao trabalhar a meditação, você trabalha sua presença, o aqui-agora, suas escolhas, seu contato, dentre outros aspectos da vida. Abraços

A técnica de meditação mindfulness trabalha com vários aspectos emocionais, dentre outros a depressão pode ser aliviada com essa mentalização e visualização que compõe essa meditação, porém precisamos ressaltar que a depressão em si, precisa ser auxiliada pela psicoterapia constante para se avaliar as causas e cuidar do individuo como um todo, e principalmente orquestrar a identidade de cada um que difere entre si, lembrando sempre que cada caso tem suas particularidades e exige uma busca de entendimento e compreensão com técnicas psicoterapêuticas apropriadas, tanto quanto o acompanhamento de psiquiatra que compõe uma equipe multidisciplinar para dar suporte aos conteúdos que serão explorados na terapia.Sendo assim estou à disposição de maiores esclarecimentos de todo o processo que pode ser encaminhado diante de uma boa melhora e alivio do depressivo.
Olá. Estados meditativos podem ser alcançados por diversas práticas, cada qual com técnicas, teorias e, mais importante, com efeitos específicos diferentes. Sendo assim, deve-se atentar para essa escolha. Em relação ao uso de meditação em casos de depressão, se por um lado existem estudos que apontam melhora significativa, por outro, sabe-se que o tratamento não deve se limitar a isso. O que se pode dizer é que, de certa forma, o que muitas práticas meditativas objetivam é análogo à proposta psicanalítica: produzir estados de maior lucidez e intimidade da pessoa consigo mesma, a partir de uma investigação dos estados do corpo e da vida psíquica. Em outras palavras, conduzir a experiências nas quais sofrimentos e conflitos possam ser observados com atenção e então elaborados da maneira particular como pedem para ser. Abraço.
Sim e Não. Dentro da complexidade na qual toda pessoa está imersa e de como especificamente é o caso e o contexto da pessoa, seja interno ou externo a meditação pode trazer ótimos resultados como pode intensficar a depressão. Incluiria as variáveis do modo do cliente de ver a realidade, da perspectiva acerca de si e do contexto, do viés religioso que possa haver relacionado, a orientação de perspectiva, se no passado ou futuro. O ideal mesmo é uma avaliação em contato com o psicólogo.

Na meditação modo geral ocorre desenvolvimento da atenção e percepção, bem como a expansão para um maior auto-conhecimento, se por um lado relaxa o corpo e reduz a ansiedade por outro pode fazer perceber aspectos que não seria o adequado para o momento. Entretanto dependendo do momento e quadro pode ser uma técnica dentro de uma jornada maior de busca, a qual com um acompanhamento atento pode sim num aspecto maior levar a estados satisfatórios de vida.
Algumas técnicas de meditação como o mindfulness tem sido utilizadas para o tratamento de problemas emocionais, no entanto antes da utilização destas e de outras estratégias deve-se ter um conhecimento global do caso. O tratamento da depressão deve ser feito de maneira individualizada pois apesar dos sintomas serem parecidos entre as pessoas com este quadro, os motivos que os ocasionaram são singulares, sendo assim não adianta fazer somente a meditação. Neste sentido o mais indicado seria procurar um psicólogo a fim de se avaliar o caso; há muitos psicólogos que trabalham com mindfulness principalmente os que seguem a linha Cognitivo-Comportamental.
Além disto é importante ressaltar que em muitos casos é necessária também a avaliação psiquiátrica.
Utilizo mindfulness como uma ferramenta dentro da psicoterapia para alívio da ansiedade. Sim, ela pode ajudar como indicam pesquisas recentes, mas é um auxiliar.
Meditação pode ajudar, mas é preciso verificar a causa da depressão e tratá-la adequadamente. Um diagnóstico conjunto entre psicólogo e psiquiatra é recomendado.
Sim a meditação como: mindfulness , ate mesmo Yoga, pode ajudar , mas apenas como uma ferramenta , assim como exercícios físicos que aumentam os bons hormônios no corpo. Para um tratamento eficaz, procure uma psicologa . Ela saberá classificar seu tipo de depressão , e o tratamento adequado, ajudará na compreensão e aprendizado sobre sua forma de funcionar emocionalmente.Abraços
A meditação aliada ao acompanhamento psicológico pode sim ajudar a tratar depressão! O profissional da psicologia irá avaliar o seu grau de depressão, caso houver, e saberá conduzir seu processo de alivio. Você não precisa passar por isso sozinha, procure ajuda imediata.
A meditação é um ótimo recurso para ajudar com a redução da ansiedade e pode ser uma ótima aliada para ajudar no tratamento da depressão, pois ajuda a pessoa a se conectar com o presente e isso costuma trazer mais tranquilidade, mas a prática não substitui o trabalho da psicoterapia e da psiquiatria. Dependendo do nível da depressão, os trabalhos multidisciplinares costumam ter melhores resultados.
A meditação de atenção plena em algumas pesquisas científicas americanas apresentam ela como um exercício que aumenta a concentração e a conscientização de si e da mente podendo ser um recurso auxiliar ao tratamento da depressão pelo profissional, tudo depende da investigação clínica de cada um, pois cada organismo tem sua singularidade. O tratamento da depressão tem sua eficiência em consonância com o Psicólogo e Psiquiatra em alguns casos.
A meditação, assim como outras terapias integrativas, auxilia no tratamento da depressão acelerando o processo de recuperação do equilíbrio. Mas é importante saber que não substitui o tratamento médico.
Meditação pode auxiliar, assim outras técnicas utilizadas por psicólogos.
Inúmeros estudos relacionam a prática de meditação no auxílio do tratamento da depressão. A junção da meditação com uma psicoterapia podem se mostrar complementares para o caso em questão. A depressão é vista como uma doença e para tanto é importante o acompanhamento de um profissional. Não existe saúde sem saúde mental.
Não, a função da medicação psiquiátrica é tratar o quadro de crise. Aconselho a buscar psicoterapia, pois essa lhe dará ferramentas para lidar com suas questões, nesse caso, a depressão. Com a medicação, se for necessário, o processo da psicoterapia fica mais menos difícil, ficando menos desgastante para o paciente que sofre severamente de algum sintoma.
A meditação é uma técnica terapêutica, tenho vários pacientes que apresentam resultados positivos frente a meditação, entretanto, não a recomendo nos momentos de crise. É importante salientar que a meditação deve estar acompanhado por um tratamento psicológico. As terapias holísticas muito eficazes, quando utilizadas como técnicas complementares a psicoterapia (tratamento psicológico conduzidos por psicólogos). Concluindo, o tratamento mais indicado para a depressão, conforme estudos científicos é o tratamento medicamentoso e tratamento psicológico.
Oi. Quando se fala de depressão, é difícil falar um cura, como se cura uma gripe. Existe a chamada superação dos sintomas, e sim, a meditação, ou um exercício de contemplação bem simples, aliado a uma boa terapia e tratamento psiquiátrico quando necessário, podem sim ajudar nesse processo. É uma soma de recursos, pois trata-se de uma doença complexa.
Olá.Se tão somente usada a meditação, pode ter a certeza que ajudará a ter uma maior concentração e maior sensação de bem estar, pois acaba tendo maior reflexão. Mas, a pessoa com depressão, precisa ser acompanhada e analisada, por um Psicólogo e Psiquiatra (ao ter a necessidade de medicamentos), onde estes compreendem e estão preparados para lidar com tipos de depressões que existem, onde vai da depressão leve (simples) até a uma depressão profunda (ideação suicida)...Se cuide! Busque ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! A meditação pode, sim, auxiliar no tratamento da depressão. Há uma série de estudos que apontam nesse sentido. Entretanto, vale ressaltar que a depressão é um processo complexo, que envolve tanto o psíquico quanto o biológico. Ela atende a um fim, significa que sua psique deseja expressar algo. Essa razão de ser da depressão pode ser trabalhada dentro do setting terapêutico. Se seu problema é uma depressão, continue com a meditação, mas busque também um Psicólogo. Há várias linhas dentro da Psicologia que podem te ajudar nisso. A Psicologia Analítica é uma delas. Se cuide!
Olá, a meditação pode sim auxiliar no tratamento da depressão, existem pesquisas que comprovam a eficácia da meditação aplicada a transtornos ansiosos e depressivos. Te recomendo também a busca por um Psicólogo e um Psiquiatra, pois será muito mais efetivo o tratamento com o acompanhamento desses profissionais. Espero ter ajudado!
Olá! A meditação pode atuar como um recurso terapêutico auxiliar no tratamento da depressão. O tratamento é feito com Psicólogo e, em alguns casos, com acompanhamento de um Psiquiatra. Cuide-se bem!
Olá, como vai?
Pode ser que seja uma técnica que lhe auxilie, porém é importante que o acompanhamento psicológico e psiquiátrico (se for o caso) seja feito, isto é, de maneira prioritária. Muito embora alguns estudos relacionem melhoras dos sintomas, apenas com um tratamento devidamente validado é que se pode caminhar bem nesse sentido.

At.te
Olá; a depressão é uma doença multifatorial; tem aspectos orgânicos, emocionais e sofre influência do meio. Somente a meditação em si não sei se poderia dar conta de um quadro depressivo maior. Do ponto de vista cognitivo, observamos que a depressão apresenta algumas vezes o excesso de passado; a meditação e mindfullness trazem a pessoa para o agora. Isso pode sim trazer muitos beneficios; acredito que a meditação ajude muito sim e eu recomendo meditação para pacientes com ansiedade e depressão. Sabemos também que o deprimido tem um modo de olhar para o mundo peculiar que chamamos de triade cognitiva. Uma visão negativa de si mesmo; sou uma porcaria; sou incapaz; desinteressante etc; uma visão negativa do mundo e uma visão negativa do futuro; nada vai dar certo pra mim;. Esses pensamentos costumam vir acompanhados de tristeza e desânimo e comportamentos de isolamento, etc. Esses pensamentos e crenças devem ser trabalhados em psicoterapia. Mais ainda, a depressão também tem componentes orgânicos; existem alterações dos neurotransmissores e hormonais que influenciam o padrão de sono; alimentar, os pensamentos, etc. Portanto o tratamento mais eficaz da depressão é multiprofissional; medicação, psicoterapia; exercícios físicos; alimentação adequada . A meditação pode sim ser um importante coadjuvante no tratamento.
Existem muitos estudos que mostram o Mindfulness como uma das ferramenta funcionais e efetivas para o tratamento da depressão.
Vou complementar as respostas dos colegas com uma imagem que me foi dada por um psiquiatra bem famoso quando eu tive um período depressivo há 20 anos atrás: ele me disse a pessoa com depressão é como uma flor que não recebe a luz do sol e vai murchando. Para mim na época essa resposta ajudou muito . A "luz do sol" no meu caso era uma falta de sentido na vida, de orientação. Sou praticante de meditação há 30 anos e na condição de praticante e psicóloga minha resposta é que a meditação não "cura" depressão, mas ajuda você a responder a ela de maneira muito diferente da habitual. E isso vai fazer toda a diferença na sua vida. Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá. Não existe uma técnica, ferramenta ou serviço que cure a depressão, sendo que a melhora e remissão dos sintomas acontece com um tratamento combinado. A meditação pode ser uma das técnicas usadas dentro de um contexto maior. Abraço.