Existe algum programa especifico de mindfulness para pessoas com TDHA?

35 respostas
Existe algum programa especifico de mindfulness para pessoas com TDHA?
Olá, bom dia.
A atenção plena (mindfulness)
pode ser realizada como uma terapia complementar, pois sim ajuda na redução dos sintomas do TDAH como exemplo na baixa atenção e nos problemas com a memória.
Espero ter ajudado, abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá! Como a pessoa com TDAH tem principalmente a dificuldade para o foco de atenção. Pode ser que a técnica mindfulness ajude o sujeito no foco de atenção, porém é muito subjetivo, pois tem gente que se adapta à técnica, como tem gente que não se adapta. Tem que conhecer o paciente para ver se a técnica iria trazer resultados positivos àquela pessoa. Espero ter ajudado!
Olá!
O que posso compartilhar é que existem literaturas (livros e artigos) já direcionadas para o TDAH nesse sentido. Artigos científicos de programas baseados na prática da atenção plena, no tratamento, e que trazem excelentes resultados, demostrando que as intervenções baseadas na atenção plena têm sido eficazes, a nível físico, emocional e cognitivo, como a consciência corporal, regulação e autocontrole das emoções e melhora da concentração. Vale a pena conhecer mais e indico, mesmo que não seja um programam específico para o TDAH (seria ideal), o programa clássico de 8 semanas já ajudaria muito. Minha dica é o programa de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental (MBCT).
Desejo sorte. Abçs.

 Eduardo Viana Junqueira
Psicólogo
São Paulo
Sim exitem protocolos de mindfulness aliada a terapia cognitiva comportamental exatamente para trabalhar o TDHA
 Elaine Cristina Luiz
Psicólogo
Joinville
Olá, o mindfullness aplicado dentro de uma terapia comportamental bem direcionada para as condições de vida e história da pessoa pode ser um excelente aliado para auxiliar na maior concentração e foco! A adaptação às particularidades de cada um é fundamental para o sucesso da terapia.
Dra. Marta Tolaini Rosmaninho
Psicólogo
São Paulo
Não existe programa específico de Mindfulness para TDAH. No entanto diferentes técnicas de meditação podem contribuir para melhorar o foco. Além do mais, no mundo atual, estamos expostos a diversos estímulos e o autoconhecimento pode favorecer nas escolhas e tomadas de decisão! Afinal a distração é um inimigo comum para desviarmos a atenção do que é realmente importante! Não é mesmo?
A atenção plena aliada à psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental) são muito eficientes. Enquanto o mindfulness melhora a atenção e regula níveis de ansiedade, a psicoterapia ajuda no gerenciamento do tempo, controle dos impulsos, disciplina, foco, esforço, construção de metas e alcance das mesmas. Fico à disposição!
A terapia EMDR podAr funcionar como um excelente suporte para Mindfulness e Mindfulness ajuda bastante para a terapia EMDR. Estamos falando aqui de resultados otimizados para a saúde mental.
 Rita R. de Macedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Não sei dizer se existe um programa específico para portadores de TDAH, contudo, o programa em si ajuda e muito a qualquer pessoa com dificuldade na atenção.
Boa sorte!
Um instrutor de mindfullnes, seja psicólogo ou não, pode elaborar um programa que atenda suas necessidades específicas. Mas a prática em si contribui com a melhora da concentração e promove também outros benefícios.
Não deixe de implantar esse hábito em sua vida.
Um abraço!
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
As meditações Mindfulness sim pelo fato de trabalhar a atenção, seria interessante...
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Toda prática que ajude a concentração poderão contribuir no caso TDAH, como complementar a um diagnóstico e programa de tratamento.
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A técnica tem muitos benefícios e contribuições. Porém, é muito importante que o profissional explique como funciona o programa para atender esta necessidade de TDAH.
É um tratamento, tem começo meio e fim.
Espero ter ajudado.
Para acrescentar e contribuir e ampliar os conhecimentos, a Neuropsicopedagoga tem planos de trabalhos e técnicas para ajudar na reabilitação dos pacientes com TDAH, além das técnicas oferecidas Acima.
 Carmen Sílvia Miguel
Psicólogo
São Paulo
Ainda há pouco conhecimento no Brasil, sobre esse assunto, mas, sim, existe o programa Mindful Awareness Practices, desenvolvido pela psiquiatra Lidia Zylowska especificamente para pessoas com TDAH. Esse programa considera na sua estrutura as características dos sintomas de TDAH.
O Mindfulness direcionado às pessoas adultas com TDAH, é o tema do meu doutorado, assim, em minhas pesquisas sobre as evidências científicas existentes sobre o assunto, observo, que ainda há poucos estudos; entre eles um brasileiro, mas esses estudos trazem resultados promissores.
Em alguns desses estudos, os adultos diagnosticados com TDAH mostraram através de autorrelatos, que houve melhoras significativas nos sintomas de desatenção, hiperatividade / impulsividade, e depressão, ansiedade (esses dois últimos são comorbidades, que muitas vezes estão associadas ao TDAH).
Esses resultados foram encontrados na comparação das fases antes da realização do programa Mindful Awareness Practices e pós, a realização do programa.
Assim, apesar de ainda termos várias perguntas, a serem respondidas por estudos futuros, os dados iniciais mostram, que aparentemente temos, mais um recurso, para o tratamento não-farmacológico do TDAH.
Nesse processo, um ponto muito importante a ser esclarecido, é que esse programa não é um substituto para a psicoterapia, mas sim um aliado.
O que tenho visto nos meus atendimentos com pacientes adultos TDAH é uma NÃO aderência às meditações convencionais por conta da hiperatividade; tratam-se de pacientes inquietos que enxergam o processo meditativo convencional como uma tortura e algo impossível de ocorrer. É bom lembrar que o TDAH pode se manifestar de forma leve, moderada e crônica; talvez um paciente de grau leve possa se beneficiar das meditações convencionais. Também é necessário lembrar que o ato de meditar não esta necessariamente ligado aquela convencional maneira "contemplativa de esvaziamento e direcionamento guiado do pensamento por terceiros". Variáveis individuais devem ser consideradas neste processo com o intuito de melhorar o foco, a atenção e o controle dos pensamentos periféricos. Acredito que o acompanhamento psicológico para um melhor direcionamento neste processo possa ser interessante. Abraços.
Dr. Lincolm Abreu
Psicólogo
Curitiba
A terapia Mindfulness é voltada tanto para o público adulto ou infantil. Ela permite que se baixe a ansiedade, muito presente nesses casos. Com isso, pode-se controlar mais a impulsividade aumentando a atenção e foco. è uma boa alternativa. Grande Abraço, fico a disposição.
 Andréa Silva Pacheco .
Psicólogo
Londrina
A técnica do Mindfulness ajuda sim no tratamento do Tdah, tem vários estudos científicos comprovando sua eficacia, tanto na atenção como na memoria e agitação trazendo mais qualidade no sono, é super recomendado.
Abraços.
Sim, existe, porém a prática do Mindfullness, independente de ter conteúdo específico, trás muitos benefícios pro TDAH.
 Tuanne Magalhães
Psicólogo
Fortaleza
Olá, tudo bem? O Mindfulness é uma estratégia muito utilizada pela Terapia Cognitivo-Comportamental, pois ela acaba ampliando o olhar do paciente com relação aos pensamentos e emoções sentidas, que por muitas vezes quando nos encontramos no modo piloto automático não conseguimos acessar essas informações, o que consequentemente também nos possibilita refletir mais sobre os nossos comportamentos. Os estudos sobre o mindfulness demonstram que há melhorias significativas após uma prática diária nos sintomas de desatenção, impulsividade, depressão e ansiedade. Espero ter ajudado!
Pesquisas recentes apresentam os benefícios da prática de Mindfulness para pessoas com diagnóstico de TDHA, porém é uma ferramenta que complementa o tratamento; respondendo sua pergunta, existe programa de 8 semanas de mindfulness que é facilitado por profissionais que possuem certificação.
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! A técnica de Mindfulness tem diversos benefícios, podendo ajudar em alguns transtornos, como o TDHA por ter como foco a atenção plena. Essa técnica ajuda os pacientes a conscientemente focar em seus pensamentos e emoções sem julgamentos a priori, a fim de atentarem-se no aqui e agora. A Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Mindfulness e Aceitação, apresenta bons resultados. A prática de mindfulness, constitui uma inovação na prática clínica e representa um acréscimo no arsenal de técnicas terapêuticas disponíveis. Espero ter ajudado! Abraço!
 Vera Lúcia Santos de Lima
Psicólogo
São Paulo
Olá. A técnica de Mindfulness muito bem explicada por vários colegas, pode ser praticada de várias formas , já que o principal e estar presente no aqui agora, pode-se praticar ouvindo uma musica ou no ato de simplesmente caminhar, ou mesmo respirar, em qualquer lugar , justamente para que seja adaptada ao estilo de cada um, lembro de um treinamento em um curso que caminhamos na sala, mas como tudo, precisa ser praticado todos os dias , até que vire um hábito para que, a pessoa se beneficie, no caso com TDAH .
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Ola, desconheço um protocolo específico para TDAH. Como ja dito pelo colega a literatura aponta que o mindfulness auxilia no tratamento. Mas o TDAH eh um transtorno do desenvolvimento. TDAH nao tem cura e o tratamento para ser eficaz deve ser multiprofissional. A pessoa que tem TDAH tem um mau funcionamento de regioes do cortex pré-frontal que eh responsavel alem das funcoes atencionais, por aspectos comportamentais e de funcoes executivas (planejamento, controle de impulsos, regulacao do humor, etc). A pessoa com TDAH pode apresentar dificuldades em inúmeras areas da vida por conta dos deficits nas funcoes executivas. Dificuldade em gerenciar o tempo, procrastinação, impulsividade, compulsões, desorganização, dificuldade de planejamento, dificuldade em atingir as metas que se propõe, dificuldade em lidar com as frustrações, dificuldade em sustentar a atencao, dificuldade em.manter na memoria informações, dificuldade em regular o humor. O mindfulness pode ser um instrumento muito util no tratamento, mas como unica ferramenta acho que pode ser incompleto. Eh necessária uma avaliação completa de todos os deficits, pois existem pelo menos 3 tipos de TDAH conhecidos. Alem disso existem gravidades diferentes desde quadros mais leves a quadros graves que necessitam de mais auxilio e outros tipos de profissionais aliados. Precisa ver se existem comorbidades etc. Como ferramenta eu recomendo mindfulness, mas na minha experiência muitas vezes sao necessárias outras abordagens em conjunto.
Prof. Marcia Epstein
Psicólogo
Guarulhos
Segundo o médico de família Marcelo Demarzo, da UNIFESP, responsável por programas de formação em mindfulness, os treinamentos de mindfulness para pessoas com TDAH tem especificidades, e em geral adaptam os protocolos clássicos de mindfulness para as necessidades das pessoas com essa condição.
Assim, os treinamentos são mais flexíveis e progressivos (aumentam a intensidade gradualmente). Os participantes começaram a praticar por apenas poucos minutos no começo (3-5 minutos) e aumentam lentamente para exercícios de até 20 minutos. Além das práticas de mindfulness sentadas (paradas), também se dá ênfase às técnicas em movimento, como a caminhada com atenção plena, e às práticas de empatia e compaixão, que são particularmente úteis para a melhor regulação emocional.

Sim. A realização do mindfulness pode trazer excelentes benefícios para alguém com o TDAH.
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sim, existem programas específicos de mindfulness que foram adaptados para pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Esses programas geralmente incorporam técnicas de mindfulness e meditação, adaptadas para atender às necessidades e desafios específicos enfrentados por pessoas com TDAH. Esses programas podem incluir exercícios de meditação, práticas de respiração consciente, técnicas de auto-observação e atenção plena no dia a dia. Eles também podem fornecer estratégias práticas para lidar com os desafios específicos do TDAH, como dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade. Com carinho... Sammy Carralas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, sim! O mindfullness ajuda muito a treinar o foco e acalmar os impulsos com técnicas de atenção e respiração.
Claro! Existem programas específicos de mindfulness que podem ajudar muito pessoas com TDAH a melhorar o foco e a regulação emocional. A prática de mindfulness pode ser uma ótima maneira de gerenciar os sintomas e encontrar um equilíbrio no dia a dia. Se você estiver interessado em explorar essas técnicas, eu ficaria feliz em orientá-lo e oferecer suporte em uma sessão de psicoterapia. Estou aqui para ajudar!

 Adriana de Oliveira
Psicólogo
Ribeirão Pires
Sim, existem programas de mindfulness adaptados para pessoas com TDAH, como a Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT) e o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR). Essas abordagens ajudam a melhorar a atenção, reduzir a impulsividade e a ansiedade, além de promover o controle emocional. O mindfulness auxilia as pessoas com TDAH a aumentar o foco e a gestão do estresse, sendo um complemento útil ao tratamento tradicional, como terapia ou medicação.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Existem programas específicos de mindfulness que foram adaptados para pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Esses programas geralmente incorporam técnicas de mindfulness e meditação, adaptadas para atender às necessidades e desafios específicos enfrentados por pessoas com TDAH. A prática de mindfulness tem demonstrado benefícios, como a diminuição da desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Além do mindfulness, o neurofeedback é outra abordagem que pode ser eficaz para pessoas com TDAH. O neurofeedback utiliza tecnologia para treinar o cérebro a regular suas próprias ondas cerebrais. Essa técnica pode ajudar a melhorar a atenção, o autocontrole e a autorregulação emocional, complementando os efeitos positivos do mindfulness.
A combinação da prática de mindfulness com neurofeedback pode oferecer uma abordagem integrada para o tratamento do TDAH, potencializando os benefícios de ambas as técnicas. Se você está interessado em explorar essas abordagens, é recomendável procurar profissionais qualificados que ofereçam programas estruturados de mindfulness e neurofeedback adaptados para pessoas com TDAH.
 Fanny Carvalho Aranha
Psicólogo
São Paulo
Além do Mindfulness, existe um programa de treinamento chamado Cogmed, baseado em neurociência, projetado para melhorar a memória de trabalho, uma habilidade frequentemente comprometida em pessoas com TDAH.
A memória de trabalho é crucial para a concentração, o controle de impulsos e a capacidade de realizar múltiplas tarefas.
Essa é uma ferramenta muito boa mas, não é uma solução isolada. Seus efeitos são mais evidentes quando combinado com outras intervenções, como psicoterapia ou manejo farmacológico, caso necessário.
É indicado para pessoas com TDAH que apresentam dificuldades significativas na memória de trabalho, sendo recomendado após avaliação com um profissional.
Sim, existem programas de mindfulness específicos para pessoas com TDAH. Esses programas geralmente incluem práticas adaptadas para melhorar a atenção, autorregulação emocional e impulsividade. O mindfulness pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o foco e a concentração, sendo uma ferramenta útil no manejo do TDAH. Consultar um terapeuta especializado pode ser um bom ponto de partida para encontrar um programa adequado.
Olá, bom dia! Sim, existem protocolos de atenção plena para TDAH, que contribuem para melhoria no foco da atenção, gestão do tempo, organização, ajudando a evitar a procrastinação.
Sim. Existem programas de mindfulness adaptados para pessoas com TDAH. Eles seguem os princípios do mindfulness tradicional, mas com práticas mais curtas, guiadas e focadas em atenção, autorregulação e redução da impulsividade.
O mais comum é o MBCT (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness) adaptado para TDAH, além de versões ajustadas do MBSR.
Essas práticas não substituem tratamento, mas podem complementar muito bem o manejo dos sintomas.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Taís Fontenelle Carneiro

Taís Fontenelle Carneiro

Psicólogo

Parnaíba

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 469 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.