Mindfulness - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Terapia de grupo de meditação mindfulness.

Especialistas em mindfulness

Encontre um especialista em Mindfulness na sua cidade:

Perguntas sobre Mindfulness

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Mindfulness

Utilizo mindfulness como uma ferramenta dentro da psicoterapia para alívio da ansiedade. Sim, ela pode ajudar como indicam pesquisas recentes, mas é um auxiliar.
8 respostas

Especialistas falam sobre Mindfulness

O mindfulness é um recurso das psicoterapias positivas, que centram a atenção na saúde e no lado positivo da vida, iniciada por Pesseskian, Seligman etc. e tem o objetivo de ajudar o paciente a fazer as pazes com o seu sintoma e a refletir de forma amadurecida sobre os problemas e sobre as soluções numa postura relaxada e meditativa.

José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

Campinas


Também conhecido como Atenção Plena, refere-se a estar consciente da experiência presente, momento a momento, sem julgamento e de forma intencional. Na clinica desenvolvemos essa habilidade por meio de práticas, exercícios mentais e meditação específica como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o sono e ajudar nos problemas de ganho de peso, depressão, dores crônicas e ainda dar uma força extra no desempenho profissional.

Luciana Costa Barros

Psicólogo

Curitiba


A sociedade em que vivemos impõe um ritmo de vida cada vez mais rápido, líquido e fugaz.Sofremos por conta dessa sensação de que estamos ficando para trás e com ela a vivência de que a vida está passando muito rápido, é um reflexo da desatenção para a experiencia presente. Muitas vezes estamos presos ao passado ou futuro. Já dizia a música "Time" da banda inglesa "Pink Floyd". O Mindfulness (Atenção plena) é um estado de consciência que se caracteriza pela atenção focada no momento presente, com uma atitude não julgadora e curiosa para as experiências que se apresentam. Sua prática com meditações buscar ampliar felicidade e bem estar e é hoje uma importante área de pesquisa.

Os programas de Mindfulness geralmente são compostos de um encontro semanal durante 8 semanas onde os participantes entrarão em contato com vários exercícios que envolvem praticas meditativas, corporais e de concentração que vão evoluindo no decorrer da semana. Sendo importante o compromisso dos participantes nas atividades diárias. Na maioria dos programas de mindfulness os exercícios envolvem concentração na respiração, vários tipos de meditação (atenção nas sensações físicas, sons, emoções e pensamentos), escaneamento corporal, movimentos corporais, técnicas cognitivas, e comunicação.

Marcia Epstein

Psicólogo

São Paulo


O Mindfulness pode ser definido como Atenção Plena, se caracteriza por um estado mental de estar atento ao momento presente, permitindo a autorregulação da atenção com aceitação e desenvolvimento da compaixão e autocompaixão. É um programa estruturado de 8 semanas, que visa incorporar a prática diária na vida do indivíduo, objetivando a redução de estresse, depressão, ansiedade e melhora no relacionamento interpessoal. Deve ser executado por um profissional capacitado após analise do estado psíquico.

Mindfulness ou Atenção Plena é uma maneira de conseguirmos gerenciar os desafios modernos da vida cotidiana. Cada vez mais presente no meio acadêmico, revistas e mídias, aprender Mindfulness pode ser usado como adjuvante dos mais diversos tipos de patologias como Depressão, Ansiedade, Obesidade, Diabetes, Burnout.

Paula Teixeira

Médico clínico geral, Nutrólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Mindfulness?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.