mesmo tomando a medicaçao depois de algun tempo posso a continuar a ouvir vozes de vez em quand

4 respostas
mesmo tomando a medicaçao depois de algun tempo posso a continuar a ouvir vozes de vez em quando?
Cada indivíduo reage de forma diferente a medicação, por isso é possível sim que mesmo após algum período você possa ainda ter alucinações auditivas , por isso é necessário estar sendo acompanhado de um psiquiatra para que te indique uma medicação mais adequada para você ou uma dosagem diferente. Para uma explicação mais adequada sugiro que converse com seu psiquiatra sobre estas dúvidas. Procure ajuda psicológica , busque entender suas questões emocionais.
Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Alguns transtornos psiquiátricos levam a este sintoma, a alucinação auditiva. Em primeiro lugar, é necessário tentar identificar de qual transtorno estamos falando e em seguida escolher a melhor medicação. Se você já está medicado, acreditamos que este caminho já foi percorrido. Até que a medicação escolhida faça efeito,pode levar ainda de 15 dias a 1 mês.
Se ainda assim o sintoma persiste, ou é necessário rever o diagnóstico e/ou o tratamento escolhido, ou estamos nos deparando com algo crônico, em que os sintomas acabam ficando residuais, ou ainda podemos estar frente a uma reagudização do quadro, mesmo medicado, o que pode acontecer também.
De qualquer maneira, é necessário manter o acompanhamento psiquiátrico para desvendar o quadro.
Sim. As medicações muitas vezes demoram para agir e, mesmo assim, podem necessitar de ajuste de doses. Dessa forma, a menos que seja um quadro crônico e/ou residual, as alucinações podem persistir.
É importante mencionar que o fato de ainda "ouvir vozes" que teoricamente não existem, podem significar: 1- que você necessita da avaliação de seu psiquiatra e que provavelmente, a dose medicamentosa precisará de reajuste. 2- Na avaliação médica, haverá a distinção do que são "alucinações auditivas verdadeiras" ou o conhecido fenômeno de pseudo-alucinações. no qual, o paciente tem a percepção de estar ouvindo "vozes" que na verdade são uma alteração de seu próprio pensamento. E não uma alteração de sensopercepção.
Lembre-se cada paciente é único. E é somente a partir de um bom exame psicopatológico que o médico conseguirá tirar suas dúvidas, traçar um bom plano terapêutico e lhe ajudar a recuperar o máximo de qualidade de vida possível.

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.