Meu esposo foi diagnosticado como bipolar, ele muda de humor drasticamente quando discordo da opiniã

2 respostas
Meu esposo foi diagnosticado como bipolar, ele muda de humor drasticamente quando discordo da opinião dele, quando faço alguma pergunta, ou coisas do tipo. Ele é muito explosivo, ansioso, e agride verbalmente quando me nego a atender algum desejo dele.E é viciado em sexo, só pensa e fala sobre o assunto o tempo todo, hora ele é muito carinhoso e hora ele me trata como se eu fosse a pior pessoa do mundo me denegrindo para todos que estão por perto, é muito difícil o relacionamento
Ele pode ter também borderline?
Primeiramente, o que caracteriza a bipolaridade não são mudanças drásticas de humor em situações de contrariedade. Pelo contrário - as pessoas com bipolaridade apresentam episódios, frequentemente de modo completamente espontâneo, sem desencadeantes óbvios - nos quais geralmente o humor é expansivo e eufórico (apesar de, em casos mais raros, poder ser irritável). Estes episódios duram pelo menos alguns dias seguidos, dias nos quais o humor se mantém desta forma todo o tempo (e não apenas em momentos). Paralelamente, os pensamentos e comportamentos se aceleram, existe uma tendência atitudes irrefletidaas como compras excessivas, sexualidade exacerbada, envolvimento excessivo em se relacionar com as pessoas. O caráter episódios (i.e., não constante) é fundamental para o diagnóstico - ou seja, se alguém se comporta a vida inteira de um jeito e não apenas em episódios autolimitados, então a bipolaridade não se caracteriza. Oscilações frequentes de comportamento podem ter outras causas que não a bipolaridade, apesar de haver, certamente, diagnósticos como a ciclotimia, que têm um caráter de oscilações mais frequentes e também entram no que se chama de "espectro" da bipolaridade. Assim, é possível que seu marido seja bipolar, mas a sua descrição não é necessariamente de alguém bipolar. A pessoa com transtorno de personalidade limítrofe ou "borderline" se caracteriza por grande instabilidade comportamental, presente, pelo menos, desde o final da adolescência, em várias áreas da vida. Novamente, apenas oscilações de humor e inconstância em alguns comportamentos não é suficiente para o diagnóstico. Infelizmente, sua descrição não possibilita nenhuma conclusão. Do ponto de vista do que poderia ser, é possível uma pessoa ter bipolaridade e ter, também, transtorno borderline da personalidade. Mas, se é o caso de seu marido, apenas quem o avalia pessoalmente poderia concluir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O paciente com Transtorno Bipolar deve ter tido pelo menos um período da vida em que esteve eufórico, com humor elevado, todos os dias, na maior parte do dia por pelo menos 7 dias. Neste período há alterações importantes como fala acelerada, dormir somente poucas horas na noite (2 ou 3h) e não sentir sono, sentir energizado, autoestima muito elevada, desejo sexual aumentado, dentre outras características. Esse período é uma ALTERACAO, uma mudança do que a pessoa geralmente é, e essa alteração deve ser mantida por dias/semanas/meses (pelo menos 7 dias). Além desse quadro, pode haver episódios de depressao. É muito difícil de dar diagnósticos e opiniões somente por relatos breves, porém este relato mostra indícios de um relacionamento abusivo.

Especialistas

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

João Carlos Artismo

João Carlos Artismo

Psicólogo

Criciúma

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 216 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.