Meu exame de trombofilia deu forte presença de anticoagulante lúpico, mas eu estava tomando rivaroxa

4 respostas
Meu exame de trombofilia deu forte presença de anticoagulante lúpico, mas eu estava tomando rivaroxabana de 20 mg. Esse resultado pode ser devido ao medicamento?
Ola, o uso da rivaroxabana pode sim alterar esse exame. O ideal é revisar em consulta os motivos para tal alteração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Diego Luz
Hematologista
São Luís
Sim, o uso de rivaroxabana pode interferir nos testes de anticoagulante lúpico, levando a resultados falso-positivos. A rivaroxabana afeta os exames de coagulação utilizados para detectar o anticoagulante lúpico. Recomendo que consulte seu médico para avaliar a necessidade de repetir o exame após suspender o medicamento, seguindo as orientações profissionais.
Sim, o uso de rivaroxabana (Xarelto) pode interferir nos exames de anticoagulante lúpico, levando a um falso positivo. Isso porque esse anticoagulante altera o tempo de coagulação nos testes laboratoriais, dificultando uma interpretação confiável.

Para uma avaliação correta, o ideal é suspender a rivaroxabana por alguns dias (com orientação médica) e repetir o exame após o tempo adequado ou usar testes alternativos que não sofram interferência.

Sempre converse com seu médico antes de fazer qualquer pausa na medicação.

Dra. Luiza Cruvinel – Hematologia
Sim, **o resultado do Anticoagulante Lúpico (AL) pode estar falso-positivo ou ter sua interpretação prejudicada devido ao uso do Rivaroxabana ($20\text{ mg}$)**. O Rivaroxabana é um anticoagulante oral direto que interfere diretamente nos testes de coagulação, incluindo o teste de Anticoagulante Lúpico, causando interferência significativa e resultados imprecisos. Para confirmar a presença real do Anticoagulante Lúpico, o teste deve ser **repetido após a suspensão** do Rivaroxabana pelo período adequado (geralmente 48 a 72 horas), sob orientação do seu hematologista.

Especialistas

Ely Dezzanetti

Ely Dezzanetti

Cirurgião vascular

Campo Largo

Bruno Nobre Varotto

Bruno Nobre Varotto

Angiologista, Cirurgião vascular

São Caetano do Sul

Murilo Lacerda Baptista

Murilo Lacerda Baptista

Angiologista, Cirurgião vascular

Goiânia

Édyla Almeida

Édyla Almeida

Hematologista

Recife

André Bastos

André Bastos

Cirurgião vascular

Cachoeiro de Itapemirim

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 302 perguntas sobre Trombofilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.