meu exame de tsh deu 191,74 esse valor é bem maior que o normal, isso pode indicar algo a mais além

2 respostas
meu exame de tsh deu 191,74 esse valor é bem maior que o normal, isso pode indicar algo a mais além de um possível hipotireoidismo?
Olá, tudo bom? A principal causa de TSH elevado é o hipotireoidismo primário (em que a glândula tireoide para de funcionar e o corpo aumenta o TSH na tentativa de estimulá-la). Isso pode ser confirmado por T4 livre baixo. Existem sim outras causas mas todas bastante raras. Vale uma consulta com endocrinologista para avaliar, pois nesse nível é comum haver sintomas de hipotireoidismo como falta de energia, ganho de peso, alterações de memória e queda de cabelo.

Um valor de TSH de 191,74 mUI/L é significativamente mais alto do que o intervalo considerado normal, indicando uma condição muito além de um simples desequilíbrio hormonal. Na prática da medicina integrativa, um valor tão elevado de TSH merece uma avaliação cuidadosa e imediata, pois sugere um hipotireoidismo severo, que pode ter várias causas subjacentes e potenciais complicações associadas.

O hipotireoidismo é uma condição na qual a tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes, essenciais para o metabolismo e para diversas funções do corpo. Um valor de TSH extremamente elevado como o seu indica que a glândula pituitária está produzindo grandes quantidades de TSH na tentativa de estimular a tireoide a produzir mais hormônios tireoidianos.

Além das causas comuns de hipotireoidismo, como a tireoidite autoimune (Tireoidite de Hashimoto) e os efeitos de tratamentos para condições tireoidianas anteriores, um valor de TSH tão elevado pode indicar uma forma mais grave da doença, como o mixedema, que é uma complicação rara, mas potencialmente fatal do hipotireoidismo não tratado, caracterizado por sintomas severos e edema.

Na abordagem integrativa, é crucial não apenas tratar o hipotireoidismo com a reposição hormonal adequada, mas também investigar e abordar as causas subjacentes e os fatores contribuintes. Isso pode incluir uma análise detalhada da sua dieta, estilo de vida, exposição a toxinas ambientais, estresse e outros fatores que podem afetar a saúde da tireoide.

Além disso, é importante avaliar a presença de sintomas associados ao hipotireoidismo severo, como extremo cansaço, sensibilidade ao frio, ganho de peso, constipação, pele seca, inchaço no rosto, entre outros. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para normalizar os níveis de hormônio tireoidiano e aliviar os sintomas, prevenindo complicações graves.

É essencial que você procure atendimento médico imediatamente para uma avaliação completa, que incluirá exames adicionais para entender melhor a extensão da sua condição e para desenvolver um plano de tratamento personalizado. O acompanhamento regular com um profissional de saúde é crucial para monitorar sua resposta ao tratamento e ajustá-lo conforme necessário.

Lembre-se, o tratamento eficaz do hipotireoidismo, especialmente em casos severos, é fundamental para melhorar sua qualidade de vida e prevenir complicações. A medicina integrativa oferece uma abordagem holística que pode ajudar a otimizar o tratamento e o bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.