Meu exame de vitamina b12 deu 305 e foi considerada normal, mas não soube explicar a causa dos meu s

5 respostas
Meu exame de vitamina b12 deu 305 e foi considerada normal, mas não soube explicar a causa dos meu sintomas que são queda de cabelo, unhas fracas, cansaço e esquecimento, todos os outros exames estão ok tbm, mas vi relatos de que esse nível de b12 é baixo, agr não sei o que fazer!
Boa tarde, tudo bem?
é necessário observar outros parâmetros visto que sua vitamina b12 deu esse valor. Além dos exames bioquímicos, investigar causas no âmbito emocional podem estar associadas a esses sinais e sintomas. No âmbito da nutrição, atente-se ao consumo de fontes de ferro e proteínas e procure um nutricionista para orientar de forma assertiva.

Este valor de vitamina B12 embora esteja dentro da referência do laboratório está abaixo dos valores ideais, que devem ser entre 300 a 500 pg/mL. No entanto queda de cabelo pode ter diversas causas, e uma delas certamente é falta de várias vitaminas. É preciso isolar as causas, uma por uma para ter uma solução satisfatória. Uma vez que esta sua vitamina B12 já não está adequada, eu sugiro começar pela nutrição, e buscar um nutricionista integrativo, para fazer uma avaliação laboratorial completa, e adequar a sua alimentação contemplando fontes de B12 como as proteínas animais ou vegetais, caso seja vegetariana. Na sequência realizar a suplementação de todas as vitaminas e minerais fora dos valores ideais, e isolar também a parte tireoidiana, intestinal, hormonal e inflamatória, principalmente pós Covid. O profissional nutricionista tem a habilidade de identificar estas alterações e encaminhar à especialidade médica necessária. Boa sorte e conte comigo!
Sugiro que procure um nutricionista par avaliar e adequar essa vit B12 que apesar de estar dentro da refrência está fora do ideal. Se cuide... avaliação com uma visão macro e holistica sempre é melhor.
Bom, como minhas colegas disseram, é interessante buscar suporte pela nutrição. A tua B12 realmente não está adequada, é possível ajustar, mas o interessante é avaliar as taxas presentes no exame laboratorial e estilo de vida. Estes sintomas relatados pode estar relacionado desde a uma hipovitaminose, má absorção ou até mesmo ao estresse vivenciado.
Olá,

além de avaliar a dosagem de B12, é preciso avaliar vitamina D, hemograma, ferro sérico e ferritina e muito importante também levar em consideração os sintomas clínicos. Sugiro procurar um nutricionista para realizar um rastreamento metabólico completo e ajustar sua alimentação e se necessário, suplementação.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400