meu filho é TDHA,tem muitos erros de ortografia e troca de consoantes,será que ele tem dislexia?

22 respostas
meu filho é TDHA,tem muitos erros de ortografia e troca de consoantes,será que ele tem dislexia?
Procure fazer uma Avaliação Neuropsicologica para fechar o diagnóstico de qualquer transtorno junto com uma equipe multidisciplinar!
É com muito cuidado e cautela para fechar qualquer diagnóstico!
Att.,
Monica Araújo

Olá, diante sua pergunta te oriento a procurar um psicólogo de preferência neuro para que possa avaliar a situação do seu filho na tentativa de chegar a um diagnóstico, pois a dislexia e algo bem complexo que precisa ser investigado!
Fico a disposição e boa sorte!
Olá, Seu filho já foi diagnosticado com TDAH? Se já tem diagnóstico ele já deve estar sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar que, certamente poderá te orientar e encaminhar seu filho. Caso ainda não seja diagnosticado, sugiro que vc, juntamente com um relatório da escola, busque uma avaliação psicopedagógica para saber se não possui dificuldades cognitivas. Após avaliá-lo, a psicopedagoga poderá orientá-la e encaminhar para outros profissionais que forem necessários. Não perca tempo!

Um abraço e boa sorte!
Acho importante a criança passar por uma avaliação multidisciplinar. Psicologo, Psicopedagogo, Fonoaudióloga, Escola e família. Mesmo que este diagnóstico de TDAH tenha sido fechado, esta criança precisa de estar passando por reavaliações e cada 6 meses para vermos o desenvolvimento dela. O TDAH pode vir acompanhado de um Transtorno da Expressão escrita. Nesse transtorno geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade de compor textos escritos, evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, múltiplos erros ortográficos e fraca caligrafia.
Por isso, faz-se necessário esta avaliação criteriosa, para elucidarmos essa questão. Espero ter ajudado. Boa sorte.
Olá!
Em primeiro lugar, seria importante entendermos como seu filho recebeu o diagnóstico de TDAH. Foi feita alguma avaliação psicológica com enfoque psicopedagógico? Ele passou por um processo de avaliação multidisciplinar?
Quando as crianças são submetidas ao processo avaliativo, sintomas como a troca de letras deveriam também ter sido avaliados. O que infelizmente, ainda nos deparamos é com profissionais, que muitas vezes aplicam um único teste e saem dando diagnósticos inconclusivos.
Minha sugestão é que, se há dúvidas quanto ao diagnóstico, vocês busquem por um novo profissional para uma reavaliação.
Espero ter lhe ajudado, e caso ainda tenha dúvidas, será um prazer lhe auxiliar.
Abraços, Gisele.
É muito comum as pessoas acharem que dislexia tem relação direta com TDAH, o que não é via de regra. Para um diagnóstico preciso, o ideal e consultar um neuropediatra e um fono, uma vez diagnosticado, a psicoterapia é indispensável para melhorar a qualidade de vida da criança.
Abs
Prezada (o)

Não é possível dar uma resposta responsável com base nessas informações. Pois você já informa que ele tem TDHA. É importante saber o histórico de aprendizado e fazer algumas avaliações para chegar a um diagnóstico. Posso ao menos sugerir (caso ainda não tenha feito) que procure a responsável pedagógica da escola onde ele estuda para buscar orientação. Coincidentemente, nesta semana, supervisionei um caso que tinha várias características de TDAH, mas que era bem mais simples do que isso. Principalmente, em se tratando de criança, precisamos ter um cuidado especial ao estabelecer um diagnóstico. Erros de ortografia e troca de consoantes podem ser sinal de dislexia, mas não a define.
Abraço,
Prezada mãe,

A definição diagnóstica de uma psicopatologia, precisa considerar um conjunto de ocorrências (ditos sintomas) para ser estabelecido. E as precipitações em fechar diagnóstico, com poucos elementos podem levar a tratamentos equivocados.
Esta orientação, inclusive consta como recomendação do Ministério da Saúde (ver protocolo publicado em outubro de 2015). Assim, para a boa condução de um tratamento, é necessário em primeiro lugar, o fechamento preciso do diagnóstico, e para tanto, na maior parte das vezes, a verificação em várias áreas como (saúde, psicológica e pedagógica). O fechamento de um diagnóstico interdisciplinar permite a definição rigorosa do padecimento psicológico de seu filho, e por desdobramento as providências para a resolução dos mesmos.
A psicologia científica existencialista dispõe de metodologia para este trabalho e em articulação com as outras intervém para a resolução do problema.

Att. e a disposição.
Seria interessante verificar que tipo de acompanhamento seu filho está tendo, a partir do diagnóstico de TDAH. É de esperar que quem apresentou o diagnóstico deve ter orientado na busca de profissionais para o tratamento.
Pode ser que sim, porém faz-se necessária uma investigação mais aprofundada para averiguar estes aspectos; já que TDAH e Dislexia podem caminhar juntos. Realize uma avaliação Neuropsicológica ou Psicopedagógica...
Fico a disposição
Priscilla C Sociale- Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Olá...
Procurar por atendimento multidisciplinares é relevante para o diagnóstico.
O diagnóstico só é possível com avaliação presencial, se já faz um acompanhamento converse com o profissional sobre a sua dúvida.
Abraços!
Olá, em se tratando de TDHA, um dos sintomas bem contundentes desse transtorno é o prejuízo da atenção, que no caso esse poderia ser o motivo dos erros de ortografia. Contudo, seria importante uma avaliação neuropsicológica, para detectar o que acontece de fato. Essa avaliação é realizada por um psicólogo que é especialista nessa área.
É possível mas para ter certeza é necessário efetuar uma avaliação neuropsicológica, assim poderá direcionar o tratamento de forma correta. Mas fica a dica, procure um neurospicologo para efetuar esta avaliação. fico a disposição. linktr.ee/jubazen
Certamente, uma Avaliação Psicopedagógica poderá lhe auxiliar, se você adquirir um olhar mais amplo, conforme já vem fazendo ao procurar nossas informações. Porém, importa não rotular e sempre buscar enfatizar suas competências e qualidades, sem compará-lo demais com os outros meninos, pois cada um possui uma história de vida. Este diagnóstico poderá lhe atrapalhar se ele for visto como "o diferente", ao longo da vida... Será muito esclarecedor se você puder assistir o filme: "Como Estrelas na Terra". Boa sorte ! E parabéns pela coragem de investigar POSSÍVEIS problemas, com abertura e disponibilidade!!
Para chegar a um diagnóstico é preciso passar por um complexo processo de avaliação para não correr o risco de chegar a uma conclusão errônea e fazer um tratamento também equivocado. Sugiro que busque a ajuda de profissional para fazer avaliação neuropsicológica e então chegar a um diagnóstico que de fato possa ajudá-lo nessa dificuldade que você relatou. Abraço!
É importante leva-lo em um profissional para diagnósticos mais profundos e estimulação adequada.
Buscar ajuda é o melhor ate de amor consigo. Em qualquer movimento de insegurança emocional ou desconfortos de sentimentos inicie uma psicoterapia.
A dislexia é um transtorno relacionado com a leitura e a escrita e pode ser multifatorial: Prematuridade, algumas doenças, medicações na gestação da mãe, hereditariedade,problemas emocionais, Dentre outros fatores.
Se faz necessário fazer uma avaliação neuropsicóloga, neurológica e fonoaudiólogica para se ter um diagnóstico e ser realizado os encaminhamentos necessário E ser feito as intervenções pertinentes,
Infelizmente não há como dizer sem antes passar por uma avaliação, procure profissionais especializados.
Olá! Pode ser o caso de fazer uma avaliação neuropsicológica para fechar um diagnóstico com segurança. Procure um neuropsicólogo que possa fazer um trabalho multidisciplinar. ;)
Pode ser somente TDHA, ansiedade generalizada, estímulos de aprendizagem disfuncionais, dislexia e/ou um monte de outras coisas. Nesse caso, recomenda-se avaliação neuropsicológica, com um profissional especialista em avaliação neuropsicológica, no caso, geralmente, neuropsicólogos. Ressalta-se que existe psicólogos infantis especialistas em avaliação psicológica infantil, que através de instrumentos validados pelo CFP para avaliação, que poderão ajuda no psicodiagnóstico dessa demanda.
Busque uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo.
Para se confirmar um diagnostico são necessárias diversas informações e somente com quais você descreve não é possível afirmar nada . então seria interessante procurar um neuropsicólogo para realizar uma avaliação