Meu filho já fez tratamento para depressão, mas agora se recusa a ir ao médico, esta totalmente isolado,

10 respostas
Meu filho já fez tratamento para depressão, mas agora se recusa a ir ao médico, esta totalmente isolado, o q devo fazer ? já procurei vários médicos na area publica e todos dizem que ele tem que querer e ele não quer, e estou desesperada sem saber como ajudar
Antes de obriga-lo, procure entende-lo. O paciente tem que ter vontade para se ajudar e claro o apoio da família é fundamental para a recuperação e tratamento. Procure um CAPS, em sua cidade, informe-se na própria prefeitura da cidade onde fica o CAPS mais próximo do seu bairro e converse com um profissional. Buscar ajuda sim é fundamental para a qualidade de vida do seu filho. O acolha, amor, carinho e atenção é importante para ajuda-lo. Converse com o seu filho e explique a ele a importância dele se tratar para ter uma vida feliz, realizada e saudável. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras para o seu filho. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Qual a idade, desde quando, tem amigos, como foi sua adaptação na escola e a dinâmica familiar.... As vezes a depressão é um sintoma secundário,
A família pode ajudar não minimizando seu sofrimento, evite compara-lo, critica-lo , fale sobre os comportamentos , pois estes são sintomas não seu filho, então entenda que a rotina é mais pesada, quem sabe com pequenos gestos, incluindo ele volte ao médico, se for possível incentive a procurar uma terapia, para entender sua visão de mundo de si mesmo e sobre os outros,
um abraço
Ola. Procure um servico chamado CAPS (um servico publico de saude mental)em sua cidade. Conte sua historia ao profissional que o acolher. E possivel que um deles va a sua casa para conversar. Nao precisa a principio levar seu filho.
Bem, pelo que você fala, a demanda de buscar alguém para falar sobre o seu desespero é sua. Então é você quem vai procurar um espaço para falar , mesmo que primeiramente, seja para falar do seu filho.Isto tem que estar claro,. mesmo que seja para falar sobre seu filho é você quem quer falar.Você escutou dos profissionais que seu filho tem que querer. Agora é você quem quer. Procure um profissional para falar. pode ser na área publica ou privada. Na minha experiencia profissional, quando uma pessoa da família sente-se melhor, isto afeta o funcionamento das outras pessoas da família. Assim sendo, sua atitude de procurar um atendimento para você, trará benefícios ao seu filho.Boa sorte na sua busca.
Bom dia! Seria interessante termos mais dados sobre a história do seu filho para podermos contextualizá la.
Qual é a idade do seu filho? Quando foi diagnosticado com depressão? O que aconteceu ou estava acontecendo na época? Por quanto tempo foi tratado? Aconteceu algo para que ele se recusasse a continuar o tratamento?

Eu indicaria que você procurasse um acompanhamento psicológico para você, para que possa acompanhar a situação do seu filho e até mesmo possibilitar o diálogo entre vocês.
Sucesso!
Você deve estar se sentindo muito angustiada com essa situação. É muito importante que antes de outra atitude procure ajuda para você, pois para ajudá-lo precisa estar bem. Com o apoio de um psicólogo, conseguirá entender o que esta acontecendo e fazer uma intervenção assertiva com seu filho.
Depressão é um transtorno que precisa ser tratado, e como vc relata, ele ja esta medicado. A angustia de mãe , faz com que busque ajuda. Uma terapia familiar neste momento, é uma ótima opção. A família aprenderá fazer algumas mudanças importantes que beneficiam os relacionamentos , e também os sintomas, como a depressão que esta aparecendo em seu filho.Boa sorte
Existe um tipo de atendimento indicado para esses casos, realizado em domicílio, chamado Acompanhamento Terapêutico (AT), que deve ser realizado por profissionais da área do cuidado humano e que devem ser preparados através de formação clínica, voltada para esse tipo de atendimento. O AT é muito indicado à situações de isolamento, como a de seu filho. Esse profissional tem a função de acompanhante terapêutico (at) e vai até o local onde se encontra a pessoa a ser acompanhada, buscando articulá-la ao contexto social, bem como esse profissional at deve se articular com os profissionais envolvidos no atendimento, estejam eles em consultório particular, ou em serviços públicos, como o CAPS. O atendimento em AT não substitui nenhum outro tipo de atendimento e procura colocar a pessoa acompanhada em contato com psiquiatra e psicólogo. O AT complementa o tratamento. Tem custo, pois ainda não é um serviço absorvido pela rede pública, mas ajustam-se valores de acordo com a condição da família. Veja se na sua cidade existe esse tipo de atendimento e agende uma entrevista com um profissional experiente e com formação como acompanhante terapêutico (at), pois isso é muito importante para eficácia do atendimento. Estarei torcendo para o sucesso no tratamento para seu filho!
Olá! Procure mesmo assim um profissional. A orientação que ele lhe der será importante para que você aprenda a lidar com a situação e, eventualmente, para que consiga convencê-lo a aceitar ajuda profissional.
olá, é uma situação difícil mesmo. Não sei qual a idade do seu filho nem como é o relacionamento entre vocês, questões que são importantes, mas, de maneira geral, buscar aproximação, não julgá-lo, não rotulá-lo é um bom caminho. Importante você saber que em um quadro depressivo, a pessoa dificilmente consegue exercer controle sobre ela mesma, pois perde a vontade de tudo. o afeto é muito importante neste momento.