Meu filho tem 10 anos e usa medicamentos desde os 6 vejo melhoras mas bem lenta e assim Mesmo? E por
9
respostas
Meu filho tem 10 anos e usa medicamentos desde os 6 vejo melhoras mas bem lenta e assim Mesmo? E por quanto tempo ele precisa dos remedios
É fundamental o uso do medicamento bem como da psicoterapia. A Terapia Cognitiva-Comportamental é eficaz nesses casos utilizando técnicas com o paciente e auxiliando a família.
Abraço
Abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH é um trastorno que deverá ter "atenção" tratamento ao longo da vida, é um processo lento, mas não deve ser negligenciado. É importante que você tenha confiança no Psiquiatra e que ele seja acompanhado por um Psicólogo(a) com a especialidade em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). Esse técnica é bem eficiente no caso de pacientes com TDAH.
Em alguns casos o medicamento vai sendo retirado aos poucos e a terapia vai tomando lugar bem significativo, e produzindo uma melhor qualidade de vida.
Minha sugestão é que você faça outras consultas a especialistas e reveja essa medicação.
Att
Dra. Sayonara Machado
Em alguns casos o medicamento vai sendo retirado aos poucos e a terapia vai tomando lugar bem significativo, e produzindo uma melhor qualidade de vida.
Minha sugestão é que você faça outras consultas a especialistas e reveja essa medicação.
Att
Dra. Sayonara Machado
Sugiro que leia o artigo que publiquei em minha página: facebook.com/psimarcelferraz, com o título "A Educação e a Patologização da Infância e Juventude".
O TDAH, embora seja um transtorno catalogado e reconhecido pela comunidade médica, vem sendo diagnosticado de maneira descuidada por alguns especialistas. Os medicamentos utilizados no tratamento deste transtorno são bem fortes e apresentam muitos efeitos colaterais desagradáveis para a criança. Por isso, é muito importante que a criança seja avaliada por um (ou mais de um, se necessário) profissional de sua confiança. Dentre os tratamentos possíveis para o TDAH, há o tratamento psicanalítico ou psicológico. Aliás, o ideal é que a criança diagnosticada com este transtorno também seja acompanhada por profissionais destas áreas. A psicanálise promove uma escuta cuidadosa dos sintomas da criança, contextualizando-os, em cada caso, com a história singular de cada paciente, promovendo um atendimento personalizado e proporcionando à criança um espaço para elaboração de seus conflitos psíquicos. Vivemos um cenário de intensa medicalização do sofrimento e isto é bastante preocupante, principalmente na infância, quando as capacidades cognitivas ainda estão em formação. Em muitos casos, o que a criança necessita é ser escutada. Os medicamentos podem fazer cessar o sintoma, mas não fazem cessar a causa. Antes de optar por um tratamento medicamentoso, sugiro que busque opções menos invasivas, como um tratamento psicanalítico, por exemplo. Se estiver no Rio de Janeiro, Niterói ou Cabo Frio, coloco-me à disposição.
É importante compreender que cada individuo tem um processo de tratamento e resultados, isto varia do organismo, da adesão e de tratamentos auxiliares, lembrando que o uso do medicamento, período de utilização e dosagens devem ser sempre consultados com o profissional responsável pelo tratamento de seu filho. A criança que é diagnostica com TDAH ao realizar a psicoterapia apresentam melhores benefícios no manejo da patologia, compreendendo portanto a necessidade da associação entre alguns profissionais, incluindo os contextos em que ela esteja inserido (Escola, por exemplo). É fundamental a troca de informações para melhor resolutividade no tratamento.
É uma questão delicada! Você já pensou em verificar se o diagnóstico está correto? Seu filho faz acompanhamento psicológico ou apenas medicamentoso? É fundamental o tratamento com um psicólogo que faça o acompanhamento da criança na escola e na família. A psicoterapia com abordagem cognitivo-comportamental e aconselhada nestes casos.
Olá, bom dia. Seu filho está sendo acompanhado por quais especialistas? Neste caso, além dos remédios, é muito importante a presença de um psicólogo. Ampliando o tratamento, utilizando remédios receitados por um psiquiatra e indo a sessões psicoterápicas para entender as causas emocionais desse sintoma, a presença da família e informações da escola são importantes para o tratamento.
Boa tarde! Cada caso é um caso (cada indivíduo reage de uma forma à quaisquer medicação) e por isso, deve ser avaliado de forma individual. Retorne ao médico que fez o diagnóstico e o tem acompanhado durante todo o período. De qualquer forma, é importante que seja realizado análise pessoal concomitante ao tratamento medicamentoso, para melhor prognóstico. Caso ele não faça acompanhamento psicológico, sugiro início.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! As medicações são indicadas, mas não o único recurso existentes para ajudar as crianças, inclusive elas respondem muito bem a psicoterapia, a medicação aliada ao tratamento de psicoterapia é muito eficaz! Talvez possa ser interessante, caso ele ainda não faça um acompanhamento psicológico! Att, Georgia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Venvanse 30mg venlafaxina de 75 mg durante o dia a e trazodona 50 mg a noite é uma combinação boa para TAG/TDAH?
- Levei meu filho, 11 anos, ao neurologista, levei tbm relatório da escola e da psicóloga, ambos relatando desconfiança de TDAH. O Neu solicitou f300 e eletroencefalograma, mas não passou avaliação neuropsicológica. Receitou atentah, disse que se ele realmente tivesse TDAH iria melhorar na concentração,…
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.