Meu filho tem 15 anos e nos ultimos 5 anos vem se arrastando com as notas no colégio, ano passado reprovou,

8 respostas
Meu filho tem 15 anos e nos ultimos 5 anos vem se arrastando com as notas no colégio, ano passado reprovou, professores reclamam que ele não para quieto na aula, agora ele mesmo veio me dizer que não consegue se concentrar para estudar, começa a estudar e depois de 5 minutos desvia a atenção. O que posso fazer?
Sugiro que leve seu filho para avaliação com psiquiatra ou neurologista para averiguar os possíveis motivos para este comportamento de seu filho, como:
- Falta de disciplina e interesse?
- Déficit de atenção e hiperatividade?
- Falta de estímulos apropriados?
- Dentre vários outros

Após se responder essa pergunta será possível direcionar quais seriam as melhores condutas, como:
- Reforço escolar
- Acompanhamento psicopedagógico,
- Psicoterapia,
- Terapia ocuapacional,
- Tratamento medicamentoso,
- Treinamento de habiliades parentais,
-Dentre outros.

Sugiro um acompanhamento psicológico e psiquiátrico pra investigação do baixo rendimento / desatenção.
Quanto mais você ralhar com ele, mais ele vai odiar os estudos. O caminho é aceitar e amar o seu filho como ele é!
Infelizmente no mundo contemporâneo, as pessoas valorizam muito aqueles que possuem facilidades intelectuais, mas, existem muitas pessoas que são boas na ação e na criatividade e não gostam de estudar. Essas pessoas correm o risco de sofrer criticas e de não serem aceitas a ponto de ter sua autoestima destruida!
Não force o que não é a qualidade de seu filho e procure descobrir o que ele gosta. Qual é a via dele, quais são os dons de seu filho! Chega de pressão!
Ele pode se tornar um adulto brilhante quando puder ser livre para ser quem ele É!
Ajude o seu filho a se descobrir!
Um abraço,
Lea
Olá, mãe. Uma avaliação detalhada abrangendo psicopedagogia e neuropsicologia poderia verificar se existe algum comprometimento dele em relação à aprendizagem.
A escola pode passar a ser desinteressante a partir de certo momento, pois afinal, ela é de fato, não é mesmo? Pode ser que seu filho, com o tempo, possa ter perdido o interese nos estudos, porém também é provável que algo mais complexo esteja acontecendo. Recomento que procure um/a psicólogo/a com quem seu filho consiga criar um vínculo de confiança, acredito que ele pode tenha muito para dizer.
Olá! Sugiro que você procure por profissionais especializados que possam ajudar no diagnóstico e tratamento de seu filho, como um neurologista ou neuropsicologo. Na área de neuropsicologia é possivel identificar se as dificuldades por ele apresentadas estão associadas a um transtorno ou se podem estar relacionadas ao emocional. O resultado da avaliação neuropsicologica permite direcionar o tratamento de seu filho e te orientar quanto aos profissionais que deve procurar para atender as necessidades dele.
Abraços Camila
Seu filho não necessariamente apresenta TDAH! Eu como fonoaudióloga, se você me procurasse eu iria sugerir que ele fizesse um exame de Processamento Auditivo Central, seguindo seus relatos. Te aconselho a procurar um neurologista o mais rápido possível por seu filho estar sendo tão afetado na escola. Esse especialista vai conseguir te orientar e fazer os devidos encaminhamentos.
Ola. O ideal é procurar profissionais indicados para a realizarão de uma avaliação, tanto neurológica quanto neuropsicologica. A desatenção é multifacetada, ou seja, pode refletir de diversos fatores, desde aspectos motivacionais, condições de sono, até aspectos emocionais ou algum transtorno associado, como o déficit de atenção e hiperatividade. Após saber o que está gerando a desatenção em seu filho é que se pode verificar formas efetivas de tratamentos. Abraços Luana