Meu filho tem 2 anos, desde recém nascido sempre dormiu pouco (no máximo 9h/dia). Mesmo estabelecend

2 respostas
Meu filho tem 2 anos, desde recém nascido sempre dormiu pouco (no máximo 9h/dia). Mesmo estabelecendo a rotina de sono, ele só dorme após as 23h.Mas sempre acorda muito bem,alegre,esperto e muito ativo, não fica mal humorado, tem boa memória. Devo me preocupar com o desenvolvimento dele ?
Olá! É possível que seja um padrão normal de sono, principalmente se não há prejuízos no dia-a-dia do seu filho. É preciso ter cuidado, entretanto, já que as repercussões de um sono ruim em crianças podem ser muito sutis, variando desde agitação leve até sonolência durante o dia. Então, vale a pena revisar o comportamento do seu filho e se todo o desenvolvimento neurológico está em ordem. Abraço!

É compreensível que os pais se preocupem com o desenvolvimento dos filhos. No entanto, é importante considerar que cada criança tem seu próprio ritmo e necessidades individuais. Apesar de ser um pouco incomum, existem crianças que dormem menos horas por dia e ainda assim se desenvolvem bem.

O importante é observar se seu filho apresenta sinais de cansaço ou irritabilidade durante o dia, se consegue se concentrar e interagir com outras pessoas e se está crescendo e ganhando peso de forma adequada. Caso você tenha alguma preocupação específica em relação ao sono ou desenvolvimento dele, o ideal é conversar com o pediatra que acompanha a criança.

Lembrando que, para crianças de 2 anos, a recomendação é de um total de 11 a 14 horas de sono por dia. Alguns cuidados simples como estabelecer uma rotina tranquila antes de dormir, evitar estimulantes como TV e celular antes de dormir e criar um ambiente calmo e aconchegante podem ajudar a regularizar o sono dele.

Caso ainda tenha dúvidas ou preocupações, é possível buscar orientação de um neuropediatra em uma teleconsulta na plataforma, onde você poderá ter mais informações e tirar suas dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800