Meu filho tem 2 anos e 10 meses e foi diagnosticado autista nível 1. Ele é uma criança esperta, semp

5 respostas
Meu filho tem 2 anos e 10 meses e foi diagnosticado autista nível 1. Ele é uma criança esperta, sempre chama alguém para brincar com ele, mas ele ainda não fala as frases completas. Outro detalhe que chamou a atenção do profissional que o examinou e que ele enfileira os brinquedos e também organiza por cores. Os outros comportamentos são normais de uma criança saudável. Existe a possibilidade de uma criança normal brincar agrupando os animais por família e os enfileirando?
Sim , crianças sem espectro autista podem ter este tipo de comportamento. Para se caracterizar este transtorno de espectro autista existem outras características como atraso de fala não encarar os pais e outros. Sugiro que busque or uma segunda opinião de pediatra ou neuropediatra.
SE CUIDE CONTINUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat

Olá,
Seu filho tem apenas 2 anos e 10 meses. Não fique ansiosa, pois cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Por isso, não se pode comparar com outras crianças seja elas, irmãos, primos, amigos de classe, vizinhos... Esses dados que vc citou é muito pouco para se ter uma ideia de diagnóstico, pois crianças sem espectro autista tb podem ter esses comportamentos.
Converse com o pediatra sobre a possibilidade de uma avaliação com um neuropediatra e estimule-o bastante para o desenvolvimento da fala.
Abraços e Fique tranquila! Siga as orientações e dê muita atenção e carinho para seu filho!
A senhora falou caracteristicas compatíveis com um atraso na fala e comportamento ritualizado. São sintomas que isoladamente não satisfazem o diagnóstico de Autismo. Recomendo que leve seu filho em um Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adolescência) para que seja avaliado de forma mais detalhada.
É preciso observar se tal comportamento de enfileirar objetos se caracteriza com uma fixação e rigidez, pois o autismo tem essa característica também, além da dificuldade na comunicação (desde atrasos quanto interação). Sugiro que você procure uma segunda opinião para realizar a avaliação do seu filho, mas de qualquer forma se o especialista percebeu algum déficit, não deixe de procurar ajuda para estimulá-lo, pois as crianças nessa fase tem uma maior facilidade para se desenvolver.
Olá! É possível que crianças sem Transtorno do Espectro Autista (TEA) brinquem agrupando animais por família ou organizando brinquedos por cores, mas é importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. No caso do seu filho, o fato de ter sido diagnosticado com TEA nível 1 sugere que ele apresenta algumas dificuldades no desenvolvimento da comunicação e interação social. O importante é que ele esteja recebendo o acompanhamento adequado com um profissional especializado em TEA, que pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação e interação social e também a lidar com as particularidades do seu comportamento. Fique tranquilo, o seu filho pode ter uma vida saudável e feliz com o acompanhamento correto. Se tiver mais dúvidas ou preocupações, não hesite em procurar um profissional para orientação específica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800