Meu filho tem 5 anos e está gaguejando, além dele ser um pouco tímido sinto que isso o tem atrapalhado

5 respostas
Meu filho tem 5 anos e está gaguejando, além dele ser um pouco tímido sinto que isso o tem atrapalhado na escola, e tem o fator da mãe também gaguejar rsrs será que devo levá-lo ao fonoaudiólogo..? no caso dele talvez seja mais fácil por ser criança, no meu caso que fui adulto não tive resultado.
Sim, você deve leva-lo ao Fono para acompanhamento. A avaliação de um Neurologista também pode ser útil. Mas, se perceber que a gagueira ocorre com mais frequência ou aparece apenas em momentos pontuais, (Cito como exemplo: situações de ansiedade, de strees ou de fobia), aconselho fazer acompanhamento com Psicólogo especialista em atendimento infantil, para verificação destes sintomas e se for o caso tratar na questão que motiva a gagueira. É importante saber da questão genética como o caso da mãe também sofre de gagueira, mas não podemos focar neste fator como única causa. É necessário acompanhamento de profissionais para sair da situação de angústia do "não saber" e entender se tem algum problema genético, social ou de comportamento, propondo assim um tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! É sempre bom ouvir profissionais, no caso, Fono, neuro e psicologo.
É importante lembrar que o ser humano é biopsicosocial.
Significa que somos parte resultante do meio SOCIAL (das interações sociais como família, amigos, sociedade ),
somos também constituídos pelo BIOLÓGICO
(hereditariedade, pré disposições genéticas)
e o pelo PSICOLÓGICO ( personalidade, comportamento entre outros fatores.) E todo esse conjunto implica no que somos e nos formamos.
Por isso é importante investigar, entender e cuidar.
Com certeza o ideal será procurar um profissional da fonoaudiologia para avaliar seu filho. Este profissional solicitará avaliação e acompanhamento com psicologia e se necessário avaliação neurológica.
Att
Carmen C.Gonçalves
A gagueira pode estar associada a questoes emocionais, vc relata que seu filho é tímido. Eu recomendo tratamento fonoaudiológico e acompanhamento em psicoterapia, de preferência na abordagem cognitivo Comportamental, tanto para seu filho como para você também! Boa sorte
Olá, tudo bem? Conforme a Dra Carmen mencionou é importante procurar um profissional da fonoaudiologia e um profissional da psicologia. A fonoaudióloga conseguirá auxiliá-lo nas questões da fala e a psicóloga conseguirá trabalhar as questões da timidez, sociabilidade.

Espero ter ajudado.

Especialistas

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Evellyn Camelo

Evellyn Camelo

Fonoaudiólogo

Bauru

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.