Meu filho têm 8 anos, é muito inquieto na escola e em qualquer outro ambiente. Gosta de matemática

21 respostas
Meu filho têm 8 anos, é muito inquieto na escola e em qualquer outro ambiente. Gosta de matemática mas não sabe e nem quer ler e escrever. Um psicopedagogo pode ajudá-lo nessa questão? Já iniciei tratamento com fono, terapia ocupacional, psicoterapia e psiquiatria infantil. O que mais posso fazer?
Olá!
Sim, o acompanhamento pedagógico é importante. Assim como uma análise de um neuropsicologo para entender se há uma dificuldade no aprendizado. Muitas vezes a hiperatividade acaba impedindo que a criança mantenha a atenção durante as aulas e isso acaba prejudicando o acompanhamento escolar.
Como ele já está em acompanhante psicológico, divida isso com o(a) psicólogo(a), ele(a) pode indicar o melhor profissional, já que está a par do histórico do seu filho.
Boa sorte!

Seria importante uma avaliação para verificar se existe algum outro transtorno além da hiperatividade. O Psicopedagogo ou Neuropsicólogo poderá também avaliar seu filho, se ainda ele não tiver diagnósticos fechados. Mas de qualquer forma, quando as dificuldades estão relacionadas a questões pedagógicas, o Psicopedagogo é super importante; já que além da avaliação, poderá orientar vc e a escola quanto as melhores formas de estimulação e intervenções.
Atenciosamente,
Priscilla C Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Olá...
O psicopedagogo é um profissional importante sim. Percebo que seu filho está com uma boa equipe de trabalho, no entanto, seria interessante uma avaliação neuropsicológica para compreender quais as potencialidades e dificuldades para assim definir os objetivos do atendimento. É importante também que esta equipe trabalhe junta e troque informações.
Se tiver no início dos atendimentos você deve ter um pouco de calma pois é um processo que vai alcançando resultados com passar do tempo.
O psicopedagogo poderá contribuir de forma significativa, pois além de avaliar a criança considerando seu contexto e desenvolvimento, irá trabalhar com estratégias de ensino adequadas ao momento específico que ela esteja passando. Independente de sua dificuldade, a criança deve ser entendida e ouvida, deve ter interesse para buscar novos aprendizados, se sentir capaz de conhecer e experimentar o mundo. O acompanhamento psicopedagógico fará uma avaliação e intervenção considerando sempre seus interesses e potencialidades. A auto-estima da criança também é estimulada, sua concepção de fracasso ou sucesso, a ideia de que pode aprender, assim como qualquer outro. Na escola nem sempre é possível que todos os alunos tenham o mesmo ritmo de aprendizagem e alguns precisam ser mais estimulados que outros em aspectos como, por exemplo, desenvolver a atenção ou habilidades sociais. Por isso, um trabalho específico voltado a isso pode ajudá-lo de forma bastante positiva.
Olá!
O psicopedagogo pode sim auxiliar seu filho nas questões relacionadas a aprendizagem, bem como orientar a escola a adequar a metodologia de trabalho para melhor atende-lo em suas especificidades. Como seu filho já está sendo atendido por equipe de profissionais, sugiro que o trabalho seja feito de maneira integrada.
Se ele não "quer" aprender a ler e a escrever talvez reforçar a questão motivacional na terapia irá colaborar.
Bom dia.
O apoio psicopedagógico é fundamental para auxiliar o seu filho e também orientar os pais.
Você está no caminho certo.
No site neuro saber há um material interessante sobre o TDAH.
TDAH necessita de atividades para se organizar,planejar e sempre que consegue concluir uma atividade, receber elogios.
O pais precisam ser orientados para aprender a lidar com a situação. Paciência é um fator fundamental,

Espero ter ajudado.
Estou a disposição para quaisquer dúvida.
Cláudia
Olá. As dificuldades de aprendizagem são avaliadas de forma multidisciplinar. Além dos profissionais que citou, sugiro que seja também acompanhado por um psicopedagogo que, irá levantar possíveis causas que estão levando a essa insuficiência na aprendizagem, aplicando inclusive, um plano de intervenção, viabilizando uma mudanças nos processos cognitivos. Abraços
Gostaria de acrescentar que eu como profissional orientaria meu cliente, neste caso específico, a primeiro verificar o que realmente esta acontecendo com ele, para tanto faria uma avaliação psicopedagogica ou neuropsicologica, e através do resultado e da conclusão do profissional eu faria as terapias necessárias. Agora o psicopedagogo e o pedagogo são profissionais muito importante para uma criança que apresenta dificuldade na aprendizagem.
Você precisa levar seu filho a um profissional para uma avaliação mais detalhada e precisa, de forma que se chegue a um diagnóstico. Pelas informações aqui passadas um psicopedagogo ou psicólogo poderá ajudar quanto a isto.
É importante uma avaliação neuropsicológica para avaliar as principais funções cognitivas e emocionais (inteligência, linguagem, atenção, memória, funções executivas, controle emocional, ansiedade, depressão, etc...). Com esse mapeamento é possível identificar o que precisa ser tratado.
A inquietude pode ter várias origens, portanto, um bom diagnóstico ajuda bastante na direção do tratamento. Nem sempre são questões neurológicas. A psicopedagogia pode avaliar a relação da criança com o saber, a escola. A recusa em aprender a ler pode ter relação com inúmeros fatores emocionais: medo de crescer se mantendo com os ganhos da primeira infância; falta de cultura familiar de leitura, curiosidade e busca de saber, entre outras tantas que um profissional de psicologia pode ir desvendando junto à criança. Portanto, os caminhos tomados parecem importantes, mas é preciso calma e persistência para retorno, pois nem sempre um sintoma é desvendado facilmente, mesmo os comuns! Acredite que há saída e invista no seu filho!
Com todos esses acompanhamentos que listou a única coisa que ainda resta a fazer é apoia-lo e ama-lo incondicionalmente. Demonstrar estar ao lado e ter disponibilidade de afeto em qualquer circunstância a fim de que ele se sinta seguro e amparado mesmo em frente as dificuldades.
Você está fazendo um belo trabalho. Torço para que fique tudo bem.
Grande abraço
Bom dia, o que posso sugerir é frequentar algum esporte ou arte marcial que requeira conentração como jiu jitsu, entre outros a sua escolha; acredito que ele tenha dificuldade e se concentrar e desligar do seu redor portanto, se distrae com muita facilidade. Se já está sendo atendido por varios profissionais de saude e não está surtindo muito efeitos vá para a atividade fisica pode ser que consiga ajudalo a se organizar melhor. Espero ter ajudado um pouco.
Olá, sim, você está no caminho certo! Todos os atendimentos que já fez são importantes, se puder mantê-los é melhor, levando em consideração a orientação de cada profissional. Quanto a agitação motora e as dificuldades quanto a alfabetização um psicopedagogo pode ajudar, iniciando com uma avaliação para verificar a possibilidade de TDAH e Transtorno de Aprendizagem, também verificando as melhores vias de aprendizagem para seu filho. Depois o acompanhamento de preferencia com o mesmo psicopedagogo que avaliou para estimulação da aprendizagem e outras áreas que possam estar alteradas e também com orientação a família e a escola.
Ola
Entendo sua angustia, mas o que acontece é não ter um diagnostico e neste caso você acaba ficando perdida.
Faça uma avaliação neuropsicológica para descobrir o que pode estar de fato afetando o comportamento do seu filho.
Abçs
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica - R$ 150
Olá, com certeza uma boa Avaliação Psicopedagógica seguida de Intervenção Psicopedagógica com algum Psicopedagogo ajudaria sim, pois seu filho, parece não estar gostando de ler e escrever,mas isso pode ser temporário e não permanente. Através das sessões o Psicopedagogo poderá avaliar o que está acontecendo com essa criança, o porque dela não estar aprendendo a ler e a escrever e o que pode melhor ser feito. Uma Avaliação Neuropsicológica também será necessário caso com o Psicopedagogo não surta efeito. Um abraço!
parece que ele nao é muito parado mesmo.
acho que os pais devem ter acompanhamento psicologico para entende quais sao as expectativas dos pais e trabalhar isso e a rotina .
sempre aconselho nestes casos a fazer esporte .
att
patricia p. massuia.
Olá! Como já iniciou o tratamento com a equipe multidisciplinar, espere um feedback dos profissionais. Eles são os mais indicados para auxiliá-la. Um abraço!
Olá, como vai? Para planejar a melhor intervenção ao seu filho, seria necessário realizar avaliações psicopedagógica, comportamental e neuropsicológica. Eu e minha equipe fazemos esses tipos de avaliações. Se tiver quaisquer dúvidas, fico à disposição para saná-las, gratuitamente, por telefone ou mensagem. Um abraço.
É possível que um psicopedagogo possa ajudar a identificar as possíveis causas para a dificuldade do seu filho em ler e escrever, além de auxiliá-lo a desenvolver habilidades e estratégias para melhorar seu desempenho acadêmico. É importante que você converse com o seu filho para saber se ele tem alguma dificuldade específica com relação a leitura ou escrita, e complementar este processo com uma avaliação psicopedagógica.

Além disso, o tratamento que já está sendo realizado com a equipe multidisciplinar é importante e deve ser complementado com uma intervenção focada na dificuldade de aprendizagem identificada.

É importante que você continue incentivando e valorizando as habilidades em Matemática do seu filho, mas também tente despertar o interesse dele por outras áreas de conhecimento, buscando formas lúdicas de abordar o assunto e mostrar a importância do aprendizado da leitura e da escrita.

Cada criança é única e pode se beneficiar de abordagens diferentes, por isso, uma avaliação especializada pode ajudar a encontrar a melhor solução para a dificuldade do seu filho.