Meu filho tem nove anos é super inteligente na escola em relação aos conteúdos .mas não tem muita it
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Meu filho tem nove anos é super inteligente na escola em relação aos conteúdos .mas não tem muita iteração com as outras crianças só quer brincar sozinho diz q ninguém gosta dele e brinca com os dedos será q é autismo
Olá, é impossível dar qualquer diagnóstico de TEA baseado apenas em seu breve relato. Sugiro que busque um psicólogo ou psiquiatra que possa fazer uma avaliação e dar algum diagnóstico.
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Depois da consulta com o Médico é possivel que ele peça uma Avaliação Psicológica com enfoque neuropsicológico. Procure um psicólogo com essa especialização, onde será observado o comportamento da sua criança, personalidade e cognição. Através de entrevistas, questionários, relatórios da escola, observação clinica do profissional o médico poderá dar um diagnóstico. Em relação a interação dele, busque uma terapia cujo parecer desse profissional também será importante para completar o laudo neuropsicológico. Quanto mais cedo vc buscar esses procedimentos, melhor para seu filho. Um abraço
Olá! Espero que essa mensagem lhe encontre bem. O autismo é uma condição que merece atenção e que pode ser diagnosticado e acompanhado desde a infância. No entanto, o que tenho percebido em minha prática clínica é que trata-se de uma hipótese diagnóstica muito frequente nos últimos anos. Culturalmente, particularidades de algumas infâncias têm sido erroneamente entendidas enquanto traços de autismo.
É característico do autismo a dificuldade de socialização por parte da criança ou adulto com essa condição. No entanto, este não é o único fator. Portanto, caso essa impossibilidade de interagir com os demais esteja sendo uma preocupação sua e/ou da escola, sugiro procurar um psicólogo ou psicanalista para escutar a você e seu filho e assim definir qual o melhor direcionamento. Abraços.
É característico do autismo a dificuldade de socialização por parte da criança ou adulto com essa condição. No entanto, este não é o único fator. Portanto, caso essa impossibilidade de interagir com os demais esteja sendo uma preocupação sua e/ou da escola, sugiro procurar um psicólogo ou psicanalista para escutar a você e seu filho e assim definir qual o melhor direcionamento. Abraços.
Olá, tudo bem? A sua preocupação é baseada apenas pela preferência dele em brincar sozinho? Talvez existam outros fatores que estejam afastando seu filho das brincadeiras em grupo. Brincar sozinho as vezes pode ser um comportamento e/ou uma escolha momentânea, uma fase passageira. De qualquer forma sugiro que siga observando e, se achar pertinente, busque por um profissional. Espero ter contribuído com sua dúvida. Fique bem!
Olá
As características que você traz não concluem um diagnóstico de autismo.
O ideal é fazer uma avaliação psicológica para compreender as causas das quais fazem seu filho se sentir melhor brincando sozinho e evitar a interação social. Diversos fatores podem gerar tal comportamento e a intervenção e a psicoterapia infantil pode auxiliar bastante.
Fique bem
As características que você traz não concluem um diagnóstico de autismo.
O ideal é fazer uma avaliação psicológica para compreender as causas das quais fazem seu filho se sentir melhor brincando sozinho e evitar a interação social. Diversos fatores podem gerar tal comportamento e a intervenção e a psicoterapia infantil pode auxiliar bastante.
Fique bem
Olá, uma criança comunica e expressa tudo que sente através do comportamento, elas não tem ainda habilidades de comunicação como os adultos. Eu te convido a avaliar como anda a sua saúde emocional e mental, como está a "saúde" da família, dentro de casa há harmonia? Como é o relacionamento entre vocês, há tempo de conexão e de qualidade? Você já procurou conversar com a psicopedagoga ou professora da escola para procurar entender? Já se questionaram se é a escola em si? Ele pode simplesmente ser uma pessoa mais tímida, pode estar se sentindo inseguro, será que na escola o tratam bem (os amiguinhos)? Hoje a tendência é procurar diagnósticos, mas há que questionar/avaliar uma série de coisas antes, diversos fatores podem levar ele a ter esse comportamento. Procure fazer uma avaliação psicológica ou levá-lo ao neurologista. sinta-se abraçada. Fiquem bem, qualquer coisa estou à disposição.
Olá!! Não conseguimos prevê nenhum diagnóstico com tão poucas informações. Seu filho se comporta assim somente na escola ou em outros espaços sociais? Como é o comportamento dele em casa e com pessoas mais próximas?
Seu filho pode ter alguma dificuldade de se relacionar com outras pessoas e acaba se isolando. Se é uma questão que vem causando angustia e sofrimento sugiro procurar por um psicólogo e realizar uma avaliação mais criteriosa. A psicoterapia é uma ferramenta para trabalhar várias questões e oferecer bem estar e qualidade de vida.
Seu filho pode ter alguma dificuldade de se relacionar com outras pessoas e acaba se isolando. Se é uma questão que vem causando angustia e sofrimento sugiro procurar por um psicólogo e realizar uma avaliação mais criteriosa. A psicoterapia é uma ferramenta para trabalhar várias questões e oferecer bem estar e qualidade de vida.
Olá, tudo bem? Inúmeros fatores além do autismo podem estar ocasionando esse comportamento. Você está relatando uma dificuldade de interação com os pares que é um dos sintomas do autismo, mas não é o único, podem ser altas habilidades (superdotação), déficit nas habilidades sociais, timidez, entre várias coisas. Talvez valha a pena leva-lo a um neuropediatra ou psicologo para fazer uma avaliação e se for necessário para fechar qualquer tipo de diagnóstico uma avaliaçao neuropsicológica.
Olá! Como vai?
Para haver algum diagnóstico certeiro de se há ou não um caso de autismo, é necessária uma avaliação com um médico psiquiatra ou um psicólogo, de preferência, ambos, com alguma especialização em autismo.
Em ambos os casos, seria interessante seu filho ter o acompanhamento de algum psicólogo ou terapeuta ocupacional para avaliar motivações da baixa interação com colegas de escola.
Para haver algum diagnóstico certeiro de se há ou não um caso de autismo, é necessária uma avaliação com um médico psiquiatra ou um psicólogo, de preferência, ambos, com alguma especialização em autismo.
Em ambos os casos, seria interessante seu filho ter o acompanhamento de algum psicólogo ou terapeuta ocupacional para avaliar motivações da baixa interação com colegas de escola.
Olá,
Acredito que a avalição de um psiquiatra infantil e de um neuropsicólogo podem avaliar seu caso e compreender melhor o que está acontecendo com você e te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e então, te ajudar a receber a ajuda necessária.
Acredito que a avalição de um psiquiatra infantil e de um neuropsicólogo podem avaliar seu caso e compreender melhor o que está acontecendo com você e te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e então, te ajudar a receber a ajuda necessária.
É preciso levar em consideração uma série de questões. Uma avaliação psiquiátrica e um neuropsicólogo poderiam te ajudar.
Boa tarde! Mãe, para fazermos uma avaliação de TEA precisamos de vários dados. Existem escalas muito específicas e avaliação clínica. Alguns exames também são necessários, para investigar o autismo e fazer um diagnóstico diferencial de outras questões médicas.
O primeiro e principal passo é levar à profissionais capacitados e experientes para uma boa avaliação.
Após isso será realizado uma proposta de tratamento.
Estou a disposição para tirar suas dúvidas.
O primeiro e principal passo é levar à profissionais capacitados e experientes para uma boa avaliação.
Após isso será realizado uma proposta de tratamento.
Estou a disposição para tirar suas dúvidas.
Olá, tudo bem? Como vai?
Psicoterapia e Hipnoterapia podem ajudar, tanto no diagnóstico, como no tratamento.
Trabalho com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), PNL (Programação Neurolinguística) e Mindfulness (atenção plena, focada no aqui e agora/momento presente).
Vamos agendar uma consulta?
Qualquer dúvida estou a disposição!
Att,
Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)
Psicoterapia e Hipnoterapia podem ajudar, tanto no diagnóstico, como no tratamento.
Trabalho com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), PNL (Programação Neurolinguística) e Mindfulness (atenção plena, focada no aqui e agora/momento presente).
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Qualquer dúvida estou a disposição!
Att,
Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)
Não é possível diagnosticar autismo com base em uma descrição. É importante que você procure um profissional de saúde qualificado para avaliar seu filho e determinar se ele tem algum transtorno do espectro autista (TEA). O diagnóstico de autismo é feito com base em uma avaliação detalhada de sintomas, comportamentos e habilidades sociais.
O comportamento que você descreve pode ser um sinal de autismo, mas não necessariamente significa que a criança tenha o transtorno. O autismo é um espectro, o que significa que existem muitos graus de severidade, e cada pessoa com autismo pode apresentar diferentes combinações de sintomas.
É importante que você procure um profissional especializado em avaliação diagnóstica de autismo para avaliar seu filho. O diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo, psiquiatra ou neurologista, que irá realizar uma avaliação clínica completa, incluindo entrevistas com os pais e observação direta da criança em diferentes situações.
Se seu filho for diagnosticado com autismo, existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudá-lo a se desenvolver e se integrar socialmente. A intervenção precoce é fundamental para o melhor prognóstico, então não hesite em buscar ajuda profissional o mais cedo possível.
É importante que você procure um profissional especializado em avaliação diagnóstica de autismo para avaliar seu filho. O diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo, psiquiatra ou neurologista, que irá realizar uma avaliação clínica completa, incluindo entrevistas com os pais e observação direta da criança em diferentes situações.
Se seu filho for diagnosticado com autismo, existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudá-lo a se desenvolver e se integrar socialmente. A intervenção precoce é fundamental para o melhor prognóstico, então não hesite em buscar ajuda profissional o mais cedo possível.
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Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
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Ola!! para realização de um diagnostico é necessário uma avaliação de um profissional da saúde especialista na área. Somente com esses dados que você mencionou fica impossível afirmar se ele é ou não . Sugiro que procure um neuropediatra, um psicólogo especialista em ABA para avaliar seu filho .
Impossível dar um diagnóstico baseado apenas nesse breve relato. O autismo necessita de outros tipos de avaliações. por exemplo a neuropsicológica. Porém também este relato pode ser apenas uma característica da criança. Procure um médico e um psicólogo para tirar suas dúvidas.
Olá! É impossível afirmar a causa desse comportamento apenas por esse breve relato. Vale ressaltar que problemas de socialização não é algo exclusivo do autismo, a causa pode ter diversas origens. Se isso esta trazendo prejuízo e/ou sofrimento para ele, aconselho buscar um profissional capacitado para auxiliar vocês. Um bom profissional pode ajudar a identificar a origem desde problema e, o mais importante, pode auxiliar em como lidar com essa dificuldade, visando trazer bem estar para seu filho em todos locais que ele venha frequentar.
Não é possível dar um diagnóstico através da resposta a uma pergunta. Esse comportamento tem relação autismo, mas é apenas uma suposição com dados superficiais. É preciso fazer uma avaliação com profissional especialista.
Se você tem preocupações em relação ao comportamento dele, o melhor caminho é buscar um profissional especializado em psicodiagnóstico. Lembre-se de que cada criança é única e pode ter características individuais diferentes. Nem todos os comportamentos atípicos indicam necessariamente um diagnóstico de autismo. Um profissional qualificado será capaz de fazer uma avaliação completa e fornecer as orientações adequadas para o caso específico do seu filho.
Olá. As informações que você traz não são suficientes para pensar em autismo. Acredito que diferentes cenários podem levar até a situação que você relata de seu filho. Talvez fazer algumas perguntas possam te ajudar a pensar em como ajudá-lo. Por que você acha que ele não tem interação com outras crianças? Você acha que existe uma timidez ou algum tipo de preferência por parte dele de ficar sozinho? Como ele é em casa? Ele está dizendo que ninguém gosta de brincar com ele, aconteceu alguma coisa na escola? Conversar com professores e coordenadores escolares pode ajudar a ter uma visão da socialização em sala de aula e recreio e em como tem sido a interação com os colegas, pois isso é muito importante para uma criança. Se continuar sentindo que ele está passando por dificuldades, não exite em procurar ajuda de psicólogo(a) ou de um(a) psicanalista.
Olá, entendo que como mãe você se preocupa e o que eu te indico é procurar um(a) profissional que seja especialista em atendimento infantil para que uma investigação ne inicie, pois isso pode sim ser indicativos de autismo, mas também pode até mesmo ser um resposta emocional a um possível bullying então o que eu te aconselho é buscar uma investigação para que tenha certeza do causador dessa situação. Espero que você e seu filho fique bem <3.
Cada criança tem sua própria história de vida com suas idiossincrasias. Uma criança ser mais introspectiva em relação a outras mais extrovertidas, não implica em um diagnóstico (qualquer que seja). Se você sente que seu filho tem prejuízos sociais na relação familiar, escolar que implicam em seu desenvolvimento, assim necessitando de maiores investigações acerca de seus entraves, um psicoterapeuta pode auxiliar.
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Com base nas informações que você forneceu sobre seu filho de nove anos, é compreensível que você esteja preocupada com seu comportamento e interação social. Alguns dos sinais que você mencionou, como a preferência por brincar sozinho e a sensação de que "ninguém gosta dele", podem estar associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas é importante considerar uma avaliação profissional para um diagnóstico preciso.
Sinais Comuns do Autismo
Dificuldade de Interação Social: Crianças autistas frequentemente têm dificuldades em se relacionar com outras crianças, preferindo brincar sozinhas. Isso pode incluir dificuldades em fazer amigos e em participar de atividades em grupo.
Comportamentos Repetitivos: O ato de "brincar com os dedos" pode ser um comportamento repetitivo, que é comum em crianças no espectro autista. Esses comportamentos podem incluir movimentos estereotipados ou uma fixação em objetos.
Sentimentos de Isolamento: A percepção de que "ninguém gosta dele" pode indicar dificuldades em entender ou interpretar as interações sociais, o que é uma característica comum no autismo.
Inteligência Acadêmica: É importante notar que muitas crianças com autismo são altamente inteligentes e podem se destacar academicamente, mesmo que tenham dificuldades sociais.
Próximos Passos
Avaliação Profissional: Se você suspeita que seu filho possa estar no espectro autista, o primeiro passo é buscar uma avaliação com um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil, como um neuropediatra ou psicólogo. Eles poderão realizar testes e observações para determinar se ele apresenta características do TEA.
Apoio e Intervenção: Se um diagnóstico for confirmado, existem várias intervenções disponíveis, como terapia ocupacional e terapia comportamental, que podem ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais e de comunicação.
Conclusão
É natural ter preocupações sobre o desenvolvimento social do seu filho, e buscar ajuda profissional é uma maneira eficaz de entender melhor a situação dele. Se precisar de mais informações ou quiser discutir suas preocupações em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta! Você está fazendo a coisa certa ao procurar entender melhor o que está acontecendo com seu filho.
Sinais Comuns do Autismo
Dificuldade de Interação Social: Crianças autistas frequentemente têm dificuldades em se relacionar com outras crianças, preferindo brincar sozinhas. Isso pode incluir dificuldades em fazer amigos e em participar de atividades em grupo.
Comportamentos Repetitivos: O ato de "brincar com os dedos" pode ser um comportamento repetitivo, que é comum em crianças no espectro autista. Esses comportamentos podem incluir movimentos estereotipados ou uma fixação em objetos.
Sentimentos de Isolamento: A percepção de que "ninguém gosta dele" pode indicar dificuldades em entender ou interpretar as interações sociais, o que é uma característica comum no autismo.
Inteligência Acadêmica: É importante notar que muitas crianças com autismo são altamente inteligentes e podem se destacar academicamente, mesmo que tenham dificuldades sociais.
Próximos Passos
Avaliação Profissional: Se você suspeita que seu filho possa estar no espectro autista, o primeiro passo é buscar uma avaliação com um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil, como um neuropediatra ou psicólogo. Eles poderão realizar testes e observações para determinar se ele apresenta características do TEA.
Apoio e Intervenção: Se um diagnóstico for confirmado, existem várias intervenções disponíveis, como terapia ocupacional e terapia comportamental, que podem ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais e de comunicação.
Conclusão
É natural ter preocupações sobre o desenvolvimento social do seu filho, e buscar ajuda profissional é uma maneira eficaz de entender melhor a situação dele. Se precisar de mais informações ou quiser discutir suas preocupações em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta! Você está fazendo a coisa certa ao procurar entender melhor o que está acontecendo com seu filho.
Oi, tudo bem?
Os comportamentos que vc descreveu podem indicar traços do TEA, mas também podem estar relacionados a outras características individuais como ansiedade social, dificuldade de autoestima ou traços de altas habilidades. Porém, apenas esses sinais não são suficientes para um diagnóstico. O ideal é que a criança passe pela avaliação por uma avaliação aprofundada. Abraço!
Os comportamentos que vc descreveu podem indicar traços do TEA, mas também podem estar relacionados a outras características individuais como ansiedade social, dificuldade de autoestima ou traços de altas habilidades. Porém, apenas esses sinais não são suficientes para um diagnóstico. O ideal é que a criança passe pela avaliação por uma avaliação aprofundada. Abraço!
Boa noite!! O que faz você pensar em autismo? Você percebe algo além do jeito dele brincar?
Como ele se sente quando está sozinho? Importante escutar dele. Cada criança tem um jeito próprio de se relacionar com o mundo. Cada criança tem um jeito próprio de se relacionar com o mundo. Algumas gostam mais de brincar sozinhas e outras são mais sociáveis. O fato de brincar com os dedos pode ser visto como uma forma de comunicação. Pode ser uma maneira de organizar pensamentos, se acalmar ou até expressar algo que não consegue colocar em palavras.
Como ele se sente quando está sozinho? Importante escutar dele. Cada criança tem um jeito próprio de se relacionar com o mundo. Cada criança tem um jeito próprio de se relacionar com o mundo. Algumas gostam mais de brincar sozinhas e outras são mais sociáveis. O fato de brincar com os dedos pode ser visto como uma forma de comunicação. Pode ser uma maneira de organizar pensamentos, se acalmar ou até expressar algo que não consegue colocar em palavras.
Não é comum os autistas se queixarem de solidão, geralmente essa não é uma queixa, é uma preferência. Mas nesse caso, existem sinais claros de dificuldade nas habilidades sociais. Quanto aos dedos, pode ser uma estereotipia, mas pode também ser um sintoma de ansiedade. Seria interessante avaliar.
Ele pode estar mostrando sinais do Transtorno do Espectro Autista, especialmente pelo isolamento social, pela dificuldade de interação e pelo comportamento repetitivo com os dedos. Mas isso não confirma diagnóstico. O ideal é procurar um psicólogo ou neuropediatra para uma avaliação completa, observando comunicação, interação, comportamento e desenvolvimento geral.
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