Meu filho toma carbamazepina de 20mg agora toma o depakene 250 mg 30 minutos depois de tomar o carba

2 respostas
Meu filho toma carbamazepina de 20mg agora toma o depakene 250 mg 30 minutos depois de tomar o carbamazepina e percebi o sono dele mais agitado não tá dormindo como antes tem algo haver com o depakene?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação. Ambas as medicações, carbamazepina e depakene (valproato), são utilizadas no tratamento de convulsões e têm diversos efeitos colaterais potenciais. A mudança no padrão de sono é uma possibilidade.

O valproato (Depakene) pode, em algumas pessoas, causar efeitos colaterais que afetam o sono. Estes efeitos podem variar, incluindo sonolência durante o dia ou, inversamente, insônia e sono agitado.

No entanto, é fundamental considerar que mudanças no padrão de sono de uma criança podem ser causadas por diversos fatores, que não estão necessariamente relacionados à medicação. Por exemplo, mudanças na rotina, estresse, outras condições médicas e até mesmo fatores ambientais podem influenciar o sono.

Aconselho que você converse com o neuropediatra ou neurologista responsável pelo tratamento do seu filho. O médico poderá avaliar se a alteração no sono está relacionada ao uso do Depakene, considerar ajustes na dosagem ou mesmo reavaliar a combinação de medicamentos, se julgar necessário.

Em qualquer situação, é importante não fazer alterações na medicação sem orientação médica, pois isso pode ter implicações no controle das convulsões ou causar outros efeitos indesejados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
A combinação de carbamazepina e Depakene (ácido valproico) pode, sim, influenciar o sono, pois ambos os medicamentos têm efeitos no sistema nervoso central. O Depakene, em particular, pode causar alterações no padrão de sono em algumas pessoas, como insônia ou sono agitado, especialmente no início do tratamento ou durante ajustes de dose.

Além disso, a interação entre esses dois medicamentos pode alterar os níveis de cada um no organismo, o que pode potencializar ou modificar seus efeitos. Por exemplo, a carbamazepina pode reduzir os níveis de ácido valproico, enquanto o ácido valproico pode aumentar os níveis de um metabólito ativo da carbamazepina, o que pode levar a efeitos colaterais, incluindo alterações no sono.

Recomendo que você entre em contato com o médico que acompanha o tratamento do seu filho para relatar essas mudanças no sono. O médico poderá avaliar se é necessário ajustar as doses ou o intervalo entre os medicamentos para minimizar esses efeitos. Enquanto isso, observe outros possíveis sintomas e informe ao médico para uma avaliação mais completa.

Se precisar de mais informações ou apoio, estou aqui para ajudar!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 839 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.