Doutores, o uso de vários fármacos para o TAB/TDAH é comum? Faço acompanhamento pelo SUS e tomo di

3 respostas
Doutores, o uso de vários fármacos para o TAB/TDAH é comum?
Faço acompanhamento pelo SUS e tomo divalcon ER, lítio CR, Quetiapina, Rahime e Venvanse é comum?
 Jhonas Geraldo Peixoto Flauzino
Psiquiatra, Generalista
Florianópolis
Sim, é comum tecnicamente a chamada de polifarmácia estratégica. No tratamento conjunto de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e TDAH, o uso de múltiplos medicamentos é muitas vezes necessário porque cada fármaco cumpre um papel específico para estabilizar diferentes "frentes" do quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Karina Coelho
Psiquiatra
São João del Rei
O ponto mais importante não é a quantidade de medicamentos, mas se eles têm indicação clara, estão ajudando de fato e estão sendo monitorados adequadamente, com acompanhamento regular e exames quando necessários. Quando bem indicadas e acompanhadas, essas associações podem ser seguras e podem fazer parte da prática psiquiátrica. Caso exista dúvida, efeitos colaterais ou sensação de “medicação em excesso”, uma reavaliação detalhada em consulta é o melhor caminho para ajustar o tratamento de forma mais individualizada e confortável.
Lembre-se, a melhor dose é a menor dose que faz o efeito esperado, e a quantidade de medição depende da sua condição, o quadro tem que ser melhor avaliado.
Qualquer coisa estou a disposição, espero que tenha um bom tratamento e uma boa melhora. Espero ter ajudado :)
Sim, é comum ser necessário lançar mão de diversas medicações para uma melhor estabilidade do quadro. No entanto, deve-se avaliar a real necessidade do Venvanse, pois psicoestimulante pode piorar episódios mistos e/ou de mania/hipomania.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 843 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.