Meu irmão desenvolveu o transtorno bipolar fase maníaca após realizar um curso de coaching com regressão

7 respostas
Meu irmão desenvolveu o transtorno bipolar fase maníaca após realizar um curso de coaching com regressão e privação de sono, será que este curso desperta algum transtorno?
Privação de sono pode provocar episódios maníacos em pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar já diagnosticado previamente ou em pessoas que possuem predisposição genética ou familiar, mas ainda não haviam apresentado os sintomas.

Curso de coaching não é causa de Transtorno Afetivo Bipolar.

Vale lembrar que o diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar deve ser feito por profissional da saúde mental, pois as pessoas costumam chamar de "transtorno bipolar" qualquer sintoma de desequilíbrio de humor ou de descontrole de impulsos, muitas vezes desencadeadas por conflitos, sem que isso represente realmente a presença da doença.

Atenciosamente.

Privação de sono pode desencadear transtornos mentais em pessoas predispostas (com história familiar, p. ex.).
Em pessoas com predisposição (genética) a privação do sono pode ser um forte desencadeador do transtorno.
Cuidado com o diagnóstico, não necessariamente pode se tratar de um "transtorno" mas, quem sabe, um episódio maníaco desencadeado por algum motivo referente à essa tal palestra. O importante é que ele perceba que tenha acontecido uma mudança e a partir desse questionamento, buscar um auxílio psicológico para, caso seja de interesse dele, sair dessa situação.
As palavras são muito poderosas, elas criam pontes de energia entre as pessoas. Portanto, dependendo do teor da palestra, esta pode ter super estimulado o seu irmão acarretando o estado maniaco.
Existem pessoas hipersensiveis e influenciaveis; assim, como também existem pessoas altamente influenciadoras. Pode ser que foi isto que aconteceu ao seu irmão.
Seria muito importante que seu irmão fortalecesse o ego e desenvolvesse a opinião propria e o senso critico para ser menos "poroso" e menos influenciavel.
Um abraço,
Léa
O transtorno do humor bipolar tem caráter genético e/ou familiar. É caracterizado por alteração nos sistemas regulatórios das funções cerebrais, com hiperfunção/aceleração, hipofunção/lentidão, ou instabilidade/sintomas mistos. Na mesma família pode haver diversos níveis de gravidade: tipo I, com quadros maníacos, tipo II, com predomínio de depressão mais grave e fases mistas, e tipo III/ciclotimia, mais leve. Na época do inverno boa parte descompensa, desde a metade de abril, com agravo a partir de junho (em países frios é maior o índice de suicídio). Provavelmente seu irmão procurou terapia porque já estava deprimido, a privação de sono pode ter colaborado para a virada maníaca. O estresse pode colaborar, mas não é obrigatório para desestabilizar. A doença se manifesta geralmente na adolescência, com média de uma crise mais grave cada 2 anos, o tratamento é contínuo.
As informações disponíveis são muito poucas para fazer alguma alegação, portanto, sugiro que procure por profissionais da Psicologia, que poderão ter acesso ao histórico completo sobre seu irmão. A privação de sono como desencadeante de sintomas é fato, mas não determinante para o caso.