Meu irmão sofreu bullying na escola e quando chegava em casa não contava pros meus pais,ele passou

9 respostas
Meu irmão sofreu bullying na escola e quando chegava em casa não contava pros meus pais,ele passou com psicólogo e eles disseram que ele tem a mente atrasada, além de ter algum problema mental.Eu me sentia envergonhada na escola por não defendê-lo, sou muito tímida.Isso pode ter me afetado em algo?
Tudo depende de como você tem se sentido. Se você se culpa, é provável que tenha te afetado. Por outro lado, a timidez excessiva impede a pessoa de agir em diversas situações.
Caso isso esteja te incomodando aconselho procurar por um psicólogo para te ajudar a superar isso.
Espero ter contribuído.
Abraços

Olá.

O fato de você se questionar se isso lhe afetou já é uma prova que de fato a situação lhe gerou algum incômodo. O ponto agora é explorar qual o nível desse incômodo, desse mal-estar causado por essa situação. Algumas crianças e alguns adolescentes podem ser cruéis com seus colegas, e isso não é algo incomum de acontecer. Explorar o que estaria ao seu alcance de ser feito seria uma opção. Hoje em dia existe uma maior repercussão quando alguém passa por essa situação, então alguns profissionais das escolas e colégios estão mais atentos a essas questões. Ou pelo menos esperava-se que sim. Caso tenha avaliado que esse evento, ou mesmo outros, possam estar gerando uma necessidade de conversar sobre, procure um psicólogo para dividir essas questões com ele.

Atenciosamente, Leandro Winter.
Permita-me apontar que talvez você sinta-se culpada e se responsabilize pelas questões de vida do seu irmão, é importante que você consiga separar o que é dele do que é seu. O bullying é algo que magoa profundamente o indivíduo que é sujeito, mas afeta a família também, conforme seu relato acredito que tenha sofrido nesse período. Permita-se ter um espaço terapêutico onde você possa refletir sobre todos esses acontecimentos, com a possibilidade de ressignificar essas sensações e despojar-se da culpa. Ser tímida não é um defeito, é uma característica sua que você deve acolher como algo que faz parte da sua personalidade; porém mudanças são possíveis e viáveis! Um abraço!
Querida irmã,
Entendi seu desejo de querer defender seu irmão do bullying na escola, mas também temos que nós respeitar, exatamente como somos. ????

Porque se não é quase um "bullying", uma violência com você mesma, certo?

Que tal procurar ajuda de psicólogo? Assim você poderá construir formas e soluções com suas próprias habilidades ????????e PODERES????, que com certeza possue, para defender seu irmão?! ????

Espero ter ajudado????
Beijinhos
Dra Mariana Goytacaz
Psicóloga especializada em Coaching Infantil
Sua resposta está na sua pergunta. O "afeto desencadeado" foi a vergonha.

Não deve ser fácil para você defender alguém (mesmo que seja seu irmão), uma vez que é tímida.

Mas vamos olhar para frente: como a situação está agora? Será que no momento você ainda pode fazer alguma coisa para ajudá-lo? Converse com alguém da sua confiança sobre esse sentimento e veja o que é possível.

Abs
Olá! Vou arriscar supor que o fato de você se questionar sobre isso é devido a algum tipo de desconforto que você mantém ao lembrar dessa situação. A partir disso é possível dizer que te afetou de alguma forma, sim. Presenciar bullying, ainda mais sobre alguém tão próximo, não é algo fácil. No entanto, também é importante tentar descobrir o quanto e como isso te afetou diretamente. Ou seja, será que você é prejudicada ainda hoje em alguma área da sua vida em função dessas experiências que você passou com seu irmão há anos atrás? Esse prejuízo é intenso e relevante para você? Essas perguntas são bem mais trabalhosas de se responder... e aqui pode ser útil o trabalho de um psicoterapeuta. Um bom profissional pode te direcionar e auxiliar a encontrar as suas respostas, bem como acompanhar as mudanças que eventualmente sejam necessárias para o seu bem-estar.
Olá, o Bullying é uma violência que causa problemas psicológicos sérios. Vc não deve se culpar, pois não é fácil para ninguém lidar com essas situações agressivas.
Sugiro um acompanhamento psicológico para seu irmão se fortalecer e não continuar sendo vitima desse tipo de violência; e para vc com objetivo de trabalhar a timidez excessiva, se esta estiver prejudicando e interferindo no seu desenvolvimento.
Sugiro também, que os responsáveis (pais) procurem a escola e cobrem dela, uma postura para que isso não continue a acontecer com vcs e, nem com os demais colegas. Se for necessário busque ajuda no conselho tutelar, mas fiquem atentos e denunciem.
Abraço e boa sorte!
A criança necessita que o pai e a mãe estabeleçam laços com ela. Caso contrário a relação fica estagnada e a criança se torna insegura, intranquila. O posicionamento dos pais dá à criança garantias de seus limites e condições para o convívio social. No caso do seu irmão, tendo sofrido bullying, os responsáveis é que devem se colocar à frente da situação.
A experiência pode ter deixado em você um sentimento equivocado de culpa. Deve ser levado em conta quando diz que é "envergonhada" e "muito tímida". Talvez a inibição esteja dificultando a sua vida em alguns aspectos, mas isso não tem a ver com a questão do seu irmão. Peça aos seus pais para levá-la à um psicólogo.
Você relatou situações do passado e, em relação ao presente,diz que é tímida. Você não relatou sintomas atuais para dizermos que esses fatos geraram consequências negativas. Porém, como você tem dúvidas sobre isso, seria interessante buscar um psicólogo e falar um pouco mais sobre isso ou talvez você possa clarear um pouco mais essa questão neste site mesmo.