Qual a melhor maneira de um adolescente se defender de um bully? Tanto verbalmente quanto fisicament

33 respostas
Qual a melhor maneira de um adolescente se defender de um bully? Tanto verbalmente quanto fisicamente. Tentando sempre manter a ética e a integridade dos dois.
Pelo que voce informa, tem sofrido bullying de uma pessoa e não de um grupo, o que pode acontecer no ambiente escolar. Já pensou em comunicar a escola? Esse é um ponto. É importante que a Instituição promova medidas preventivas e educativas para que os alunos tenham mais empatia (se coloquem no lugar do Outro) e tenham relações saudáveis. Muito bom da sua parte se preocupar com a ética e integridade de ambos.
Outro ponto é você procurar uma terapia para ter um suporte emocional diante da situação e outras questões que possam surgir.
Já tentou ter um diálogo com o seu colega? Ou simplesmente ignorar? Isso pode fazer com que a pessoa veja que não consegue atingi-lo. Creio que com acompanhamento psicológico você poderá conseguir criar estratégias para lidar com essa situação. Um abraço!

Olá! Antes de pensar em possíveis estratégias de defesa para lidar com essa situação, gostaria que soubesse que você não precisa passar por isso sozinho. O bullying machuca e é necessário falar sobre ele. Por isso, é recomendado que você procure ajuda para identificar os casos de violência e tomar uma atitude para a sua proteção. No combate ao problema, a união entre pais e professores faz toda diferença. Caso ainda não tenha tido essa conversa com eles, recomendo que faça isso. Se sentir necessidade, você também pode contar com o apoio de um Psicólogo para compreender melhor o momento que está vivenciando e te ajudar a se fortalecer gradualmente. O bullying pode trazer consequências terríveis. Não deixe de buscar suporte para combate-lo o quanto antes. Cuide-se bem!
A maior defesa contra o bullying é sua comunicação. Ou seja, falar com os pais, os professores e buscar ajuda psicológica para que você sinta que não está sozinho.
Concordo com tudo o que os colegas já disseram a respeito do assunto,e além das ferramentas de comunicação e ajuda de pais e professores,é importante trabalhar aspectos de sua auto-estima e do próprio agressor que podem também estar afetadas o que se reflete no comportamento de projeção das angústias em terceiros (em você).Busque ajuda de adultos de sua confiança e se não for suficiente,procure orientação psicológica.
Se há contato físico isso pode ser considerado violência , agressão. No caso do bullying é recomendado fortalecer o jovem a buscar apoio de adultos de autoridade ( professores , coordenadores , diretores , país ...). Precisa capacitar o jovem a se defender , muitas vezes a esquiva pode ser uma opção dependendo do contexto.
Olá! Concordo com tudo que meus colegas falaram. A primeira coisa é comunicar aos pais e a escola para que se possa desenvolver um trabalho com os alunos. É importante que o adolescente não sofra calado e possa ter pessoas de confiança para falar sobre o assunto. Um suporte psicológico pode ser necessário, para desenvolver a autoconfiança e a autoestima que com o bullying podem ficar abaladas. Fortalecendo a parte emocional fica mais fácil para enfrentar as situações adversas.
Olá! A melhor forma ética é a denúncia tanto na escola, quanto, porque não, na delegacia? Bulling é abuso psicológico. Quando se é violentado, se denúncia não? O mesmo vale para o bulling. Também, esse adolescente deve receber ajuda psicológica, para poder lidar com isso. Procure por ajuda. Falar sobre e coibir tal ato de forma responsável é a melhor solução!
Olá!
Procure comunicar os responsáveis da instituição ou local que frequenta sobre o ocorrido. A providencia para iniciar a correção devem ser destes e não de quem eventualmente está ou vem sofrendo bullying no local ou mesmo fora dele.
Interessante sua colocação sobre o bullying. Pontuo que sua questão não está voltada para aquele que sofre, mas para "qual a melhor maneira de se defender de um bullying". E ainda leva em consideração que existem os dois lados, o de quem pratica e o de quem recebe. Encaminhe seu adolescente a uma psicanalista/psicóloga e facilite que ele/ela encontre sua melhor maneira de responder. Com certeza vai valer para a vida inteira.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Comunicar a escola se for o caso, e se for com algum colega, que a família do mesmo seja informada, pois, o bullying causa consequências psicológicas terríveis. Busque ajuda com terapia, pois, o ajudará a lidar melhor com isso. O diálogo é fundamental para amenizar esse sofrimento.
Falar com um responsável se não puder dialogar e se defender!
Considero a melhor maneira de defesa é a conversa com pais e professores, comunicar a instituição e não se calar diante da situação. Buscar ajuda psicológica e fazer terapia para se prevenir diante dos fatos.
Olá, Os pais devem ser comunicados e assim relatar o fato a um responsável da escola, como Orientação Educacional, ou na própria Direção, para tomarem providências contra os agressores. Procure também uma orientação psicológica para te ajudar a desenvolver uma inteligência emocional e assim lidar melhor com esse sofrimento, porque se sabe que o bullying são agressões físicas ou verbais que intimidam e traumatizam a pessoa, muitas vezes deixando sequelas no psiquismo.
olá! bullying é grave, e tanto traz prejuizo para que é alvo dele, quanto pode indicar algum problema (familiar, psicológico) de quem o pratica. Por isso, o melhor caminho é manter a escola e os pais informados sobre o que está acontecendo para juntos traçar um melhor caminho possível, por meio do diálogo. Para quem sofre, é importante aliar um acompanhamento psicológico para que auxilie a se diferenciar desses acontecimentos, de modo que trabalhe sua auto-estima e melhor posicionamento diante de atitudes como essa, tanto de natureza física ou psicológica. Espero ter ajudado
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa noite!
É recomendado iniciar imediatamente o acompanhamento dos alunos envolvidos na situação.
Busque acompanhamento de profissionais psicólogos(a) para trabalhar estratégias assertivas de enfrentamento.
Espero ter ajudado.
O bullying é algo sério e você deve pedir ajuda de adultos responsáveis como seus pais ou responsáveis, professores ou líderes da escola como coordenadores e diretoria. E os adolescentes precisam ser orientados. Mas procure contar com ajuda de um psicólogo. Se a escola tiver um, será a pessoa ideal para ajudar você.
"um adolescente se defender:" Esta maneira de colocar o problema pode implicar a ideia de que o adolescente deveria aceitar a briga como entre iguais. Mas tendo em vista que o bully está fora da civilização, não se pode tratar de igualdade. Assim, o adolescente não tem chance de "se defender" a não ser que ele mesmo saia da civilização. Existe a esperança de que o adolescente civilizado exerça empatia e procure entender o que o bully quer ou precisa. Mas se ele desenvolve esta sabedoria, ele arrisca querer corrigir o bully. Isto, este não vai aceitar. Conclusão: procure a separação do adolescente e do bully, mesmo tendo que mudar de escola. De preferência sem deixar no adolescente nenhuma sensação de debilidade ou de culpa. Bullying é um problema cultural da nossa sociedade, apoiado por quase tudo que é televisão e cinema. Não é culpa do adolescente particular.
Bom dia. A melhor maneira não sei se é possível dizer, porque a situação é característica e a resposta tem que ser singular. De modo geral, se posicionar sempre é algo importante, mas nem sempre é possível. Penso que, a psicanálise poderá fazer com que o sujeito dar vazão a posição subjetiva, que poderá favorecer uma atitude marcada pela segurança e ações assertivas.
Todos os envolvidos devem ser acompanhados e cuidados, tanto quem sofre quanto quem pratica bullying. Não se pode negligenciar o fato de que alguém está sendo vitima de falta empatia de outra pessoa e da negligencia e inércia de uma sociedade onde faltam valores de respeito e solidariedade e que um jovem bully está adoecido , sem ser parado e tratado em seu adoecimento.
Recomendo que os responsáveis-familiares e autoridades escolares sejam contactados para que uma ação conjunta e que ambos os jovens recebam atendimento psicológico de apoio e enfrentamento.
Infelizmente não existe uma resposta pronta para essa perguntar. Melhor para quem? sobre que referencial ?
O que existe é a possibilidade de entender qual é a sua forma mais potente de lidar não só com essa situação específica mas com outras que se assemelham a essa.
Para isso é fundamental terapia: busca de conhecimento dos seus potenciais, de formas de encara o mundo mais criativas.
O primeiro ponto é que o adolescente não tem que se defender do Bullying sozinho. O Bullying não é uma briga entre dois, envolve o grupo que participa ou assiste, e esperar que justamente a pessoa mais fragilizada da relação vá resolver o problema sozinha é um erro. Não quer dizer que ela não possa fazer nada, mas o objetivo número um é interromper o Bullying. Como se interrompe o Bullying? Sempre depende da situação, mas tem que envolver os pais e a escola. Se alguém (tipo pais) precisar ser muito duro e cobrar que a escola não seja conivente, que seja. O adolescente pode evitar se expor a situações em que sofrerá o Bullying, inclusive estando sempre perto de amigos, e pode buscar grupos onde é aceito e querido, pode encontrar outras pessoas que passaram por situações semelhantes para ter apoio, coisas que fortaleçam sua autoestima. Mas, reforço, não tem que resolver a situação sozinho.
As crianças e adolescentes que sofrem com o bullying devem pedir auxílio dos pais, professores, psicólogos ou um adulto de confiança e conversar sobre o problema. Entretanto, aqui há algumas dicas para lidar com o bullying: se o bullying for verbal, ignore, ria de tudo que o agressor disser, porque essas atitudes são frustrantes para bullies pois eles querem que a vítima chore. Se for bullying físico, evite insultar o bully pois acabará gerando uma briga. Participe de aulas de artes marciais como karatê, kung-fu, taekwondo ou qualquer atividade parecida. A prática de uma arte marcial aumentará sua confiança, melhora o físico e permitirá que você ganhe técnicas de defesa. Caminhe com confiança, sempre de cabeça erguida.
Olá,
Além do que os colegas apontaram, quero ressaltar que quem passa por bullying tem afetada a percepção de si. Para caracterizar tal situação, os episódios de maus tratos físicos, psíquicos e emocionais que acontecem quando uma ou várias pessoas infringem a outra uma persequição desqualificadora repetitiva, recorrente, ou seja, não são episódios únicos, mas se repetem ao longo do tempo. Portanto, tal repetição pode se configurar como uma verdade sobre quem passa por tal situação, gerando insegurança consigo, vergonha que podem impedir a busca de ajuda e denúncia aos adultos. Quando um adolescente ou criança sabe como estas coisas acontecem, pode facilitar identificar e não permitir que seja naturalizados e ter certo que tal atitude é inaceitável com ele ou com outras pessoas. Importante que seja um assunto que tenha espaço na família, ou na escola, para que haja um suporte para distinguir que o bullying é inaceitável.
Bullying é uma prática que precisa ser denunciada. Os superiores, adultos, pais, professores, etc; precisam saber da ocorrência. Pois é muito doloroso para uma criança e ou adolescente sofrer perseguição ou ser alvo de chacota e humilhação. Um apoio psicológico é muito importante para que passa por esse tipo de agressão no sentido de amparar e fortalecer a autoestima do(a) jovem vítima desse tipo de violência.
Olá! Todos nós temos recursos internos para lidar com nossas questões, com os outros, com nossas dúvidas e incertezas. Dessa forma, o ideal é que o adolescente se conheça e saiba como enfrentar, além de contar com rede de apoio que o proteja, vez que quando falamos de qualquer tipo de agressão, humilhação ou constrangimento, estamos falando sobre possibilidades de cicatrizes psicológicas que acabam modificando um pouco quem somos.
Olá! Penso ser importante que o adolescente sinta não estar sozinho nessa situação, o bullying é um tipo de violência e pode levar a vítima a uma intensa sensação de solidão e de medo, contar com a rede de apoio nesses momentos é crucial. Dependendo de onde o bullying estiver ocorrendo, é importante que se busque as pessoas e instituições responsáveis que podem dar suporte ao adolescente, tanto resguardando sua integridade física e mental, como responsabilizando os agressores. Importante que o adolescente possa ser ouvido e acolhido sem julgamentos, vivências como essas podem trazer muito sofrimento. Seja através do apoio de uma pessoa próxima ou de um cuidado profissional, quando necessário, é importante que as necessidades daquele que sofreu bullying sejam escutadas. Um abraço!
Oi, a melhor estratégia é falar. Comunicar aos pais, professores e responsáveis. De igual modo, falar ao profissional psi sobre suas dores, suas crenças, seus sentimentos. É possível superar isso através de terapia! Coragem nessa travessia!
É importante que você busque ajuda dos seus responsáveis e junto a escola, para que eles também possam lhe auxiliar nessa questão. Caso você tenha possibilidade, é interessante buscar ajuda com um psicólogo para conversar sobre esse e outros assuntos, pensando e refletindo o quanto passar por isso está lhe afetando. Um abraço!
Olá! Nesse caso, é de suma importância uma boa comunicação entre o aluno, os pais e a escola. Esse tipo de agressão pode deixar marcas muito dolorosas para toda a vida. Seria importante que esse adolescente fizesse psicoterapia para encontrar a melhor forma de reagir a isso. Se a escola tiver um Psicólogo, converse com ele também.
Olá. Tudo bem? Criticas e perseguições sempre ocorreram. A forma de lidar com elas é que faz a diferença. Você diz que procura agir com ética e integridade, mas parece que isso não tem resolvido e você continua triste com o comportamento desses colegas. Pense a respeito: eles têm razão em algum comentário deles? o que eles criticam já é algo que você também não gosta em você? Se sim, tome uma atitude a respeito, não por causa deles, mas por você. Se o nível de perseguição estiver abusivo no sentido de comprometer sua integridade física, informe um adulto, caso seja no colégio, ou a seus pais, caso seja na vizinhança. Mas pense outra coisa: quem se ocupa de criticar o outro não gosta de si mesmo e não suporta ver o outro melhor ou agindo de forma livre, ou seja, que eles mesmos, os críticos, não conseguem agir. Reforce sua autoestima, acima de tudo e cuide de você da melhor forma que puder. Amigos verdadeiros também são bem-vindos. Experimente se abrir para coisas melhores. Busque terapia. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Por vezes precisa ser duro se a comunicação não funcionar. Precisa falar com a direção da escola ajudado por você. Falar com os pais dos agressores também.
Ola sinto muito que vc esteja passando por isso!
Mas para passar por isso pese que vc nao precisa passar sozinho e nem passar por isso sofrendo calado! recomendo que vc comunique isso que está ocorrendo na escola, com seus pais. Precisa ser falado e até conversado sobre, pois isso pode trazer sequelas para o desenvolvimento. mAS SEi que não é facil né? mas veja, vc ja veio ate aqui buscar ajuda, pode continuar, não é mesmo vc consegue,. Recomendo a busca por um psicologo para que vc possa falar em sessao sobre isso que esta sentindo, e ate pensar em estretegias de defesa junto ao profissional. Sou a leticia, sou psicologa e me coloco à disposição @leticiafernandespsi
Colocar limites, se impor nas relações e comunicar a direção da escola e os pais. ABraço.