Meu marido bebe quase todo dia (só cerveja). Já foi diagnosticado bipolar, na juventude. Altera pouco

5 respostas
Meu marido bebe quase todo dia (só cerveja). Já foi diagnosticado bipolar, na juventude. Altera pouco o humor. Fuma muito, tem vida sedentária, quase 50 anos. É muito inteligente e competente no trabalho. Não consigo ajudar, ele não aceita. Se insisto para não beber ele fica nervoso. O que faço?
Olá! Seu marido é alcoólatra, sofre de compulsão e seu adito predileto é o álcool. Você deve buscar por um bom psicólogo, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta para lhe ajudar, pois possivelmente está co-dependente. Paz e bem!

Prezada, bom dia!
Pelo pequeno relato você já propôs várias alternativas para seu marido e nada, e imagino o quanto isso deve afetar você certo?
Busque terapia você,para se acompanhar e auto ajudar.
Reflita!
Olá. É importante, para qualquer tratamento que seu marido venha a fazer, que ele se questione sobre o que lhe acontece. Do contrário, o tratamento não terá bom resultado. Porém, as atitudes dele refletem em você, denotando uma certa impotência frente à situação. A psicoterapia pode auxiliar a ambos, cada um a seu tempo.
Em situações de casamento é comum que problemas como esse ocorram. Acho que é importante fazer uma pergunta para você e para ele: Ele tem qual prejuízo por beber? Pelo que narrou, ele tem uma boa produtividade, não altera o humor e é muito inteligente. Se ele tem prejuízos ou se vocês tem prejuízo para relação, talvez seja importante falar como se sente e qual sua necessidade.

Espero que te ajude.
Embora a dependência química seja muito comum nos transtornos de humor bipolar, sua pergunta é mais específica. Você quer saber como ajudá-lo, correto? Entenda que esta situação é realmente difícil e que a movimentação dele para buscar ajuda é muito necessária. O que não funciona neste momento: tom acusativo e julgamentos. Procure dizer a ele como se sente e como a situação te afeta. Falar de você certamente gerará menos resistência. A iniciativa dele está fora do seu controle e o trabalho é de uma sensibilização lenta. Por outro lado, a situação deve te trazer muito sofrimento. Você está se cuidando? A psicoterapia pode te ajudar muito. Busque um profissional.