Meu marido bebe quase todo dia (só cerveja). Já foi diagnosticado bipolar, na juventude. Altera pouco

5 respostas
Meu marido bebe quase todo dia (só cerveja). Já foi diagnosticado bipolar, na juventude. Altera pouco o humor. Fuma muito, tem vida sedentária, quase 50 anos. É muito inteligente e competente no trabalho. Não consigo ajudar, ele não aceita. Se insisto para não beber ele fica nervoso. O que faço?
Olá! Seu marido é alcoólatra, sofre de compulsão e seu adito predileto é o álcool. Você deve buscar por um bom psicólogo, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta para lhe ajudar, pois possivelmente está co-dependente. Paz e bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada, bom dia!
Pelo pequeno relato você já propôs várias alternativas para seu marido e nada, e imagino o quanto isso deve afetar você certo?
Busque terapia você,para se acompanhar e auto ajudar.
Reflita!
Olá. É importante, para qualquer tratamento que seu marido venha a fazer, que ele se questione sobre o que lhe acontece. Do contrário, o tratamento não terá bom resultado. Porém, as atitudes dele refletem em você, denotando uma certa impotência frente à situação. A psicoterapia pode auxiliar a ambos, cada um a seu tempo.
Em situações de casamento é comum que problemas como esse ocorram. Acho que é importante fazer uma pergunta para você e para ele: Ele tem qual prejuízo por beber? Pelo que narrou, ele tem uma boa produtividade, não altera o humor e é muito inteligente. Se ele tem prejuízos ou se vocês tem prejuízo para relação, talvez seja importante falar como se sente e qual sua necessidade.

Espero que te ajude.
Embora a dependência química seja muito comum nos transtornos de humor bipolar, sua pergunta é mais específica. Você quer saber como ajudá-lo, correto? Entenda que esta situação é realmente difícil e que a movimentação dele para buscar ajuda é muito necessária. O que não funciona neste momento: tom acusativo e julgamentos. Procure dizer a ele como se sente e como a situação te afeta. Falar de você certamente gerará menos resistência. A iniciativa dele está fora do seu controle e o trabalho é de uma sensibilização lenta. Por outro lado, a situação deve te trazer muito sofrimento. Você está se cuidando? A psicoterapia pode te ajudar muito. Busque um profissional.

Especialistas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.