Meu marido é dependente químico, qual profissional devo procurar primeiro psiquiatra ou psicólogo? M

5 respostas
Meu marido é dependente químico, qual profissional devo procurar primeiro psiquiatra ou psicólogo?
Doença muito séria e grave que costuma exigir medicação e até períodos de internação. Recomendo que passe primeiro num médico especialista (psiquiatra).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ambos, mas se houver dificuldades inicialmente procure o psiquiatra.
Eu tenho experiência com dependência química. Posso fazer o atendimento. Também posso indicar psicólogo competente ou ajudar a escolher um.
Ambos.
O tratamento em conjunto é fundamental para o seguimento.
Quer que eu te explique um pouco sobre como funciona a compulsão, estágios motivacionais e tipos de dependência?
Boa noite! Quando lidamos com dependências, o ideal é o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, um único profissional dificilmente será capaz de abarcar toda a complexidade envolvida em casos de dependência química. Sugiro que inicie tanto a psicoterapia quanto o acompanhamento psiquiátrico. Se for do desejo dele, grupos de ajuda mútua como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos também podem ser um recurso adicional útil para muitos casos. Para você que lida com uma pessoa que sofre de dependência química, sugiro que busque grupos de familiares ou amigos de dependentes (AL-ANON ou NAR-ANON) para que possa compartilhar de sua experiência e encontrar maneiras de lidar com isso sem adoecer. Uma psicoterapia também pode te ajudar muito! Espero que ele consiga reduzir ou cessar o consumo e vocês possam viver de maneira mais plena!
O tratamento da dependência química deve ser realizado conjuntamente, sendo necessária a avaliação psiquiátrica para realização do diagnóstico, avaliação de comorbidades psiquiátricas e clínicas, construção da proposta farmacológica, dentre outros fatores essenciais no tratamento. Dessa forma, a avaliação psiquiátrica é essencial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.