Meu marido está com o libido baixo por causa da diabete, eu retirei o útero já faz 3 anos gostaria

6 respostas
Meu marido está com o libido baixo por causa da diabete, eu retirei o útero já faz 3 anos gostaria de tomar anticoncepcional para abaixar meu libido posso ?
Bom dia!

Anticoncepcional, como o nome já diz é uma medicação que deve ser usada prioritariamente com fim de evitar a gravidez. Embora seja usado habitualmente na ginecologia com outros fins muito bem indicados, não existe a recomendação de uso com o objetivo de diminuir a libido. Até porque esse efeito colateral nem sempre pode acontecer e em alguns casos pode até aumentar. Qualquer anticoncepcional deve ser prescrito pelo médico pois há diversas formulações, cada uma mais indicada para cada caso específico. O ideal seria investigar melhor a causa da diminuição da libido de seu marido. O diabetes por si só não causa diminuição de libido. E as causas de desejo diminuído podem ser uni ou multifatoriais. Procure um bom terapeuta sexual na sua cidade ou um urologista para que possa iniciar uma investigação mais acurada. Vocês merecem ter uma vida sexual plena e saudável em vez de desistir dela!

Olá. Nunca inicie um anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Se o seu marido está com redução da libido devido a diabetes, ele precisa de tratamento e não você. Esse tratamento é possível. Ele precisa procurar o especialista.
Você não precisa se igualar a ele. Ele está com redução da libido e você também tem que reduzir a sua libido.
Será que a redução da libido dele é apenas devido a diabetes? Não tem alguma outra causa como a psicogenica?
A redução da libido pelo anticoncepcional é um efeito adverso não desejável. Esse medicação não deve ser considerada tratamento para a libido. Não são todas as mulheres que tem a redução da libido pelo uso do anticoncepcional.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Seu marido merece e precisa de tratamento.
Qualidade de vida é fundamental. E para que seja possível se faz necessário uma avaliação completa clínica metabólica e funcional para identificar alterações e tentar corrígirlas da forma mais conveniente.
Acredito na verdade que a coisa mais importante a se fazer depois de investigar mais a fundo as questões do seu marido seria trabalhar a sexualidade de vocês, pelo que me parece o fato de ele não "funcionar direito" te leva a querer desistir da vida sexual e da sexualidade mas seria importantíssimo resinificar a sexualidade como algo individual que em determinado momento e trocado com o parceiro (como no ato sexual) mas de forma alguma se deve atribuir a sua sexualidade ao outro, uma boa terapia com uma revisão na educação sexual dos dois seria muito importante para restabelecer a qualidade de vida cotidiana e sexual do casal.
Acredito que o mais indicado seria a busca de um processo de psicoterapia de casal para que as questões da sexualidade e desejo de cada um possam ser discutidas e elaboradas. O uso do anticoncepcional com esse intuito poderia abaixar o desejo, mas não resolveria a questão propriamente dita.
Primeiramente, o ideal seria seu marido procurar um medico para ver sua real condição de saúde de forma geral para ver se algo está, comprovadamente, diminuindo a sua libido. Segundo, procure ajudar, ele, de outra forma, e não se privando de sua libido e sexualidade em detrimento da "falta" desses fatores nele. Qualquer medicação precisa ser prescrita por um profissional habilitado, ainda mais um anticoncepcional, que nesse caso, estaria sendo usado para outro fim. Vocês precisam ressignificar o sexo no relacionamento, uma terapia seria super importante para vocês dois antes de tudo, porque se você fizer esse procedimento para diminuir sua libido, que não é certo que funcionará, e descobrir que a diminuição da libido do seu marido se dar por outros fatores que não seja a diabetes, como você se sentirá? Isso também precisa ser levado em consideração.
Att,
Mauricio Cardoso