Meu marido fica irritado facilmente, dorme pouco, dificuldades de concentração, impulsivo. Recentemente

20 respostas
Meu marido fica irritado facilmente, dorme pouco, dificuldades de concentração, impulsivo. Recentemente teve um caso de traição, sofre muito depois com remorso (só por isso que percebi). O psiquiatra disse q ele tem TDHA e já pediu exame do coração pra receitar Ritalina. Será o ideal?
Existem pacientes cujo TDAH são diagnosticados na fase adulta. Têm , no entanto, sintomas desde criança.
Existem critérios diagnósticos muito bem estabelecidos para a doença.
Consulte o site www.tdah.org.br - Associação Brasileira de Defict de Atenção.
Uma vez feito o diagnóstico é preciso escolher qual tratamento será o mais indicado. Existem vários. Não só os citados.
Reforço que somente com psicoterapia / terapia comportamental é que se obtém uma resposta muito boa. O paciente aprende sobre si mesmo e se torna capaz de solucionar suas questões e lidar melhor com tudo.
Muitas vezes quando o paciente indico somente a terapia.
O prejuízo social e déficits de aprendizado seriam as maiores indicações de uso da medicação.

Na dúvida, volte a seu médico. Ou procure uma segunda opinião. Para o tratamento combinado- a melhor resposta.

A Ritalina costuma ser a medicação mais utilizada para o TDAH. É importante, contudo, observar se ele sempre foi assim ou se os comportamentos que você relatou passaram a ocorrer recentemente, pois o TDAH costuma se manifestar desde a infância e o que você relatou pode fazer parte de outros diagnósticos. De qualquer modo, além do acompanhamento psiquiátrico é indicada a psicoterapia.
Prezada, em caso de dúvidas acerca do diagnóstico sugiro conversar novamente com o médico dele ou ouvir uma segunda opinião. Caso ele use o Ritalina, indicado para o TDAH, ele sentirá melhora nos sintomas, aguardem um pouco e observem. De qualquer forma, psicoterapia é indicada. Sugiro procurar um psicólogo, o investimento em saúde emocional trará benefícios em diversos aspectos da vida inclusive no casamento de vocês. Boa sorte!
Diante do relatado seria interessante um acompanhamento psicológico. Nos comportamos muitas vezes sem entendermos as nossas ações. A psicoterapia trará ao sujeito descobertas sobre si, levando-o a uma elaboração de si mesmo baseado nas próprias reflexões. Independente do diagnóstico a terapia é um investimento na saúde mental e no bem estar.Certamente boa parte dos sintomas encontram uma via de sublimação durante o processo ou seja, eles diminuem com a intervenção. O sujeito passa a se observar em sua dimensão mais íntima. Diminuindo a carga de excitação mental favorecendo o próprio corpo e mente. Abraços
A Ritalina, não é o único, mas é o medicamento mais usado. Proveniente do metilfenidato, estruturalmente relacionado com as anfetaminas. Há diversos estudos sobre a utilização indiscriminada do medicamento nos diagnósticos de TDAH. Antes de um diagnóstico, é muito importante que a pessoa possa ter um espaço sigiloso para que possa falar sobre o que sente e se indagar sobre os comportamentos do qual você aponta, afim de compreender o motivo sem necessariamente apontar para um transtorno e utilizar da medicação sem necessidade. Para muitos casos há está necessidade, mas apenas numa análise profunda poderíamos ter certeza. É importante lembrar que muitos sofrimentos nos levam a nos comportar de maneira diferente do qual esperam e nem sempre a melhor solução é um rótulo e medicação. Vamos tratar do sujeito ou do transtorno? Abraço!
Vocês podem procurar um neurologista para validar o diagnóstico. Existem várias combinações de medicamentos para tratar o TDAH, e não apenas a ritalina, concerta ou venvanse.
Importante, se validado o diagnóstico, fazer acompanhamento com psicoterapia cognitivo comportamental - TCC. A combinação do medicamento às técnicas da TCC, é hoje o mais eficaz tratamento ao TDAH, conforme os últimos congressos de neurologia.
Grande abraço
Olá! o diagnóstico de TDAH é bastante difícil, existe uma série etapas para se fechar tal diagnóstico... a ritalina é, de fato, o medicamento mais usado para esses casos. Proponha uma psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hiipnoterapia... Paz e Bem!
Não há nada entre todas as informações que você citou sobre seu marido que confirme ou faço suspeitar do diagnóstico de TDAH, apesar dele ser possível. A ritalina em geral é usada como primeira escolha (medicamentosa) para o tratamento do TDAH, mas não dá para afirmar, com as coisas que você citou, que esse é realmente o diagnóstico.
Prezada,
Pra ser bem sucinta e sincera eu penso que o ideal seria o parecer de mais de um profissional para que fechem uma hipótese e não haja contradições. Continue o ajudando pois o apoio familiar neste momento é fundamental. Espero ter ajudado. Grande abç.
Uma avaliação criteriosa de um neurologista ou psiquiatra deverá ser feita, para traçar o tratamento com a medicação mais apropriada, sabendo que o ajuste de certas medicações é feito durante um período de tempo, onde o paciente é acompanhado ao longo de um processo. É de suma importância sentir confiança no profissional, senão a melhor conduta seria procurar uma segunda opinião.
Complementando o tratamento medicamentoso, a terapia seria de grande valia, pois poderia amenizar os sintomas mais rapidamente.
Olá, se está com alguma dúvida quanto ao tratamento, te aconselho a ouvir a opiniões de outros médicos para não haver dúvidas, não esquecendo que a psicoterapia é fundamental .
Olá,
É importante que ele faça o exame sim para que o psiquiatra prossiga com o tratamento. Mas o ideal é que ele busque uma psicoterapia para um acompanhamento mais próximo e detalhado da evolução do tratamento. A terapia cognitivo comportamental trabalha com as distorções cognitivas o que poderá ajudar no tratamento.

À disposição
Procure por um Neuropsicólogo para realizar a Avaliação Cognitiva para avaliar todas as funções frontais. São várias baterias para o rastreamento cognitivo e chegar a um diagnóstico correto, e com isto o ajudará em sua qualidade de vida consigo mesmo e com o mundo. Logo após o resultado procure um neurologista ou psiquiatra.
Atenciosamente!
Mônica
O ideal neste momento seria reavaliar ou seja, conversar com médico que o diagnosticou ou buscar mais uma opinião. É importante acompanhamento psicológico para trabalhar as questões comportamentais. Vale ressaltar que os sintomas relatados podem ser confundidos com outros diagnósticos com sintomas parecidos, como transtorno de ansiedade por exemplo, (falta de concentração, instabilidade, dificuldade de adormecer entre outros sintomas. No relato sobre a traição pode contribuir para tais sintomas, lembrando que é necessário avaliar há quanto tempo apresenta os sintomas.
Fico a disposição.
Olá, se não está segura qto ao diagnostico sugiro que procure uma segunda opinião. Qdo o TDAH é diagnosticado em adultos a medicação ajuda bastante, no entanto, os sintomas aparecem desde a infancia. Sugiro uma avaliação com psicólogo para que possa trabalhar as causas dos sintomas, bem como o que o levou à traição. Psi Cristina
O DADO MAIS IMPORTANTE QUE ESCAPOU AO PSIQUIATRA EH Q SEU MARIDO DORME MUITO POUCO. Pois é, a privacao de sono, mesmo que de apenas 45 min por noite, em um periodo de uma semana, causa sintomas idênticos ao TDAH: dificuldade de conventracao e memoria, irritabilidade, IMPULSIVIDADE, inquietacao psicomotora, ansiedade, dificukdade em realizar , tarefas que exijam maior "esforço mental" , tendencia a postergar atividades...A maioria dos profissionais desconhece ainda as propriedades do sono, e sequer questiona o paciente sobre a qualidade/quantidade de sono diario.
TEM QUE SER PESQUISADO TRANSTORNO DO SONO E SE ESTE FOR EXCLUIDO, o diagnostico de TDAH esta correto. Sendo este confirmado, primeiro aborda-se o transtorno de sono e caso os sintomas persistam( e dependendo da historia do paciente, claro) podemos diagnosticar tb o TDAH.
Comecar ritalina e ignorar o transtorno do sono so vai piorar o problema!
Olá, o diagnóstico psiquiatrivo é importante assim como o acompanhamento psicoterapêutico. O descontrole emocional, irritabilidade, insônia pode ser decorrente de um estress crônico que pode ter como origem inúmeros fatores como: dinâmica familiar, traços de personalidade, estilo de vida pouco saudáveis, alimentaçao inadequada com excessos ou deficienência de nutrientes, contaminaçao ambiental e sonora, entre outros. Dificilmente será um único fator envolvido nesse quadro clínico!
Seria bom se você procurasse um tratamento psicológico para seu marido.
Olá, psiquiatra e psicólogo é o ideal, primeiro para trabalhar está parte emocional, depois seria interessante procurar um neuropsicólogo para traçar estratégias para melhorar os sintomas de TDAH.
Encontrar um diagnóstico para responder questões que aflige o sujeito é um caminho mais fácil. Pronto, a resposta está dada!! Então a medicação entra como um tampão, mas as questões ainda permanecem lá. O que faz esse sujeito agir assim e como é seu funcionamento, sem dúvida fará ele ter que se ver com suas próprias questões e suas escolhas. Esse é o melhor caminho, porém o mais difícil, onde terá que se ver como responsável por seu sintoma. Resta saber se deseja isso. É preciso ele desejar sair desse circuito de sofrimento.