Meu marido já teve 2 infartos e só estamos usando azeite de oliva extra virgem nos preparos das comidas, inclusive frituras. A dúvida é se é verdade ou se é mito que o azeite na fritura vira óleo.
Boa noite, esclarecendo, o azeite é um óleo, independente de usar ele in natura ou para frituras. Há muito tempo se acreditou que o aquecimento fazia com que ele perdesse suas propriedades benéficas, porque o aquecimento altera a estrutura de qualquer óleo tornando-o mais saturado - modificação esta que não é benéfica a saúde. Mas pode ficar tranquila, estudos recentes mostram que este aquecimento, para o azeite, precisa ser muito alta e por muito tempo de cocção. Para o quadro clínico citado, é mais recomendado que não faça frituras, mesmo com azeite; procure mudar o preparo para cozido, assado, ensopado, grelhado, no vapor e SIM com azeite. Já que TODO óleo quando aquecido vai aumentar a saturação, a lógica é que podemos usar então qualquer óleo para preparo de comida, não precisa ser só azeite: pode ser de milho ou girassol; e usar azeite mais in natura para saladas, e preparos quentes que exijam um sabor mais diferenciado que só o azeite dá, como para fazer carnes e legumes grelhados, massas e molho de tomate por exemplo. Abraços.


Boa tarde!!
O azeite tem mais antioxidantes do que outros tipos de óleo e também contém componentes bioativos, que podem ajudar a combater o câncer e outras doenças. O aquecimento reduz as propriedades do azeite. O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentá-lo em baixas temperaturas não traz qualquer prejuízo à saúde, não forma substâncias tóxicas, nem gordura saturada e, muito menos, gordura trans.

Especialistas em Infarto Do Miocárdio

Edmo Atique Gabriel

Edmo Atique Gabriel

Cardiologista, Cirurgião cardiovascular

São Paulo

Rafael Gasperin Baccin

Rafael Gasperin Baccin

Cardiologista

Lages

André Luiz Ribeiro Gomes Capaverde

André Luiz Ribeiro Gomes Capaverde

Cirurgião cardiovascular, Cirurgião vascular

Curitiba

Edgar Stroppa Lamas

Edgar Stroppa Lamas

Cardiologista

Sorriso

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Rodrigo Quintino Linhares

Rodrigo Quintino Linhares

Cardiologista

Sinop

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Infarto Do Miocárdio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.