Meu marido tem comportamento estranho quando bebe e sadio será q é bipolar?

27 respostas
Meu marido tem comportamento estranho quando bebe e sadio será q é bipolar?
Olá, apenas com estas informações é difícil te orientar. Primeiro precisaria entender o que é um "comportamento estranho". O transtorno bipolar é caracterizado por períodos de depressão que duram pelo menos duas semanas, e de hipomania ou mania - humor exaltado (que duram pelo menos quatro ou sete dias, respectivamente), estes períodos costumam ser bem delimitados. Se os sintomas ocorrem apenas durante a intoxicação provavelmente não se trata de transtorno bipolar. O álcool pode ocasionar alterações comportamentais (tanto durante a intoxicação quanto durante o uso crônico). Assim, minha primeira linha de investigação seria o consumo de álcool.

Olá! Suas informações são bem limitadas e por isso fica muito difícil uma compreensão. Necessário que seu marido tenha o desejo de se tratar buscando ajuda psicológica. Entretanto, entendo sua preocupação com ele, mas, ele precisa querer. Para um diagnóstico é necessário uma melhor compreensão daquilo que você chama de comportamento estranho quando ele bebe. Converse com ele para buscar tratamento.
Olá, se compreendi a pergunta, o comportamento do teu marido fica alterado (“estranho”) quando ele faz uso de álcool. E você gostaria de saber se essa alteração corresponde ao transtorno bipolar.

O álcool, como qualquer outra droga, provoca alterações no usuário. Nem todas essas alterações podem ser atribuídas ao uso em si.

Já o transtorno a que se refere é outra coisa, tem sua complexidade e, em geral, não tem relação com o álcool.

Precisaria de uma investigação para entender o que ocorre ao teu marido.

O que posso te dizer é que o familiar de alguém com um uso problemático de álcool (no teu caso não sei se é disso que se trata) também adoece junto.

É difícil reconhecer isso e procurar ajuda. Muitas vezes o familiar está tão fragilizado que não consegue encontrar saídas.

Uma pergunta que deixo para tua reflexão é quanto está cuidando de si mesma?

Um abraço e espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Tem muitas questões envolvidas na sua pergunta as quais não podemos nos aprofundar. Procure uma terapia a qual ajudará você a lidar com essa questão e com o impacto que o alcoolismo traz para familiares e a própria pessoa. Sozinho, ele não conseguirá se conscientizar da dimensão disso assim como você. Com uma terapia poderá ter um suporte emocional. Abraço
Olá !
É muito importante uma análise atenta sobre o comportamento para falar sobre o seu marido.
Através da terapia é possível identificar esses comportamentos e com as intervenções que forem necessárias ajudar o paciente a se desenvolver, lembrando que o alcoolismo é uma doença e o seu impacto expande além do sujeito e alcança toda a sua família.
O que você chama de “comportamento estranho”?
Olá, as pessoas quando bebem normalmente apresentam comportamentos não comuns pois perdem parte do controle de sua consciência, mas é importante procurar ajuda médica para entender melhor do que se trata. O transtorno bipolar não está associado a bebida a variação de humor pode acontecer sem necessariamente estar sob efeito de qualquer substância.
Olá!!
Meus colegas já expuseram todo o possível, pois há a limitação da falta de um olhar clínico pessoal; ouvindo e vendo o paciente.
É muito comum a pessoa que tem problema de alcoolismo terem comportamento incomuns. Então, sugiro que busque um bom psicoterapeuta, especialista em alcoolismo para ajudá-lo.
Penso que as informações descritas acima são insuficientes para realizar qualquer avaliação. Procure um profissional com quem possa conversar de forma aprofundada e com mais detalhes.
Temos comportamentos diferentes após uso de qualquer droga. O ideal seria conversar com ele antes do uso e sugerir ajuda psicológica para identificar uso/abuso
Oi, boa tarde. Não necessariamente, para ser considerado bipolar ele tem que satisfazer diferentes critérios estabelecidos pelo DSM-V. Além disso, as informações não são suficientes para poder cogitar se fazer um diagnóstico. A pessoas que pode definir o diagnóstico dele como bipolar ou não seria o psiquiatra, que provavelmente iria avaliar uma série de variáveis para isso.

O fato de ele beber e mudar de comportamento está associado ao fato de o alcool ser um inibidor de algumas regioes do sistema nervoso central. Desde que a frequencia com que ele bebe ou as variações comportamentais acarretadas, ou os efeitos nas pessoas ao redor sejam problemáticos, é importante que se procure um profissional psicólogo ou psiquiatra para poder discutir as melhores formas de trabalhar o caso.
Boa tarde!
Sabemos que a bebida faz a pessoa ficar mais extrovertida, mais tímida, mais calada, mais violenta, intolerante, depende muito da reação de cada individuo. Mas a angústia que ela pode trazer para a família é a provocadora de grandes atritos. Sugiro que você faça terapia, para aprender a lidar com a situação, pois essas mudanças de comportamentos diante da família provoca sofrimento. Geralmente quem bebe não aceita ou entende a realidade do sofrimentos das pessoas próximas.
Olá. Não é tão simples fechar um diagnóstico. Até nós clínicos temos dificuldades. O senso comum tem uma ideia de bipolar que não condiz com o transtorno. Seu marido precisaria passar por uma avaliação psicológica e de psiquiatra, mas só se ele quiser passar. Atenciosamente
Olá ! Somente uma psicoterapia irá mostrar isso a ele.
Boa noite! É de extrema importância que o seu marido faça psicoterapia para que ele possa se aprofundar em diversas questões ao longo das sessões e no fato de o porque recorre a bebida e têm diversos comportamentos. Recomendo que você também busque por psicoterapia, pois em casos como esse o envolvimento familiar é muito grande e você conseguirá trabalhar as suas questões relacionadas ao tema em questão também. O que é possível adiantar é que pessoas sob o efeito do álcool podem apresentar comportamentos incomuns/estranhos; principalmente quando são alcoólatras. De acordo com o seu relato, não é possível levantar uma hipótese diagnóstica de Transtorno Afetivo Bipolar, poís as informações são insuficientes e ter uma boa avaliação de um psiquiatra também seria algo necessário. Espero ter ajudado.
Fico à disposição. Abraços.
Prezada(o) as contribuições dos colegas são pertinentes ao identificarem lacunas e omissões relevantes nas informações transmitidas. Porém, acredito que seja possível convergirmos ao cerne norteador da pergunta. A priori, penso ser interessante considerarmos que as drogas têm em seu uso uma funcionalidade. Elas atuam no caminho de denunciar algo social e/ou da própria subjetividade do sujeito. Além disso, nos ajudam a problematizar todas as mais diversas relações na vida contemporânea. Segundo Freud "É impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga". Portanto, a bebida entraria nesse escapismo. Somado a isso, é muito frequente que usuários dessa substancia acabem por adquirir alguns comportamentos estereotipados. No entanto, isso não pressupõe que a pessoa tenha um transtorno bipolar. Penso ser de extrema relevância identificar os momentos em que ele recorre à bebida e quais os comportamentos subjazem nesse processo esse estranhamento. Aconselho uma escuta e orientação dentro da vertente psicanalítica para conseguirem identificar a causa de tais comportamentos. Caso precise, coloco-me à disposição.
Olá!
O consumo de álcool moderado traz relaxamento inicialmente. Depois de certo limite, que pode variar de pessoa para pessoa, o efeito é de alteração de controle motor, da percepção Visio-espacial, lentificação do raciocínio e da fala, mudança de humor, etc. Também pode gerar comportamentos diversos como risada mais solta, expressão exacerbada de agressividade, etc. Mas isto com a maioria das pessoas que fazem uso abusivo de álcool.
Se há consumo frequente e em grande quantidade, poderá ser percebida mudanças de comportamento por conta de abstinência, como irritabilidade e agressividade.
Mas nada disto pode ser antecipação de um diagnóstico. Precisa consultar especialista para ver se uma dependência química está instalada.
Olá!
Seria importante entender melhor o que você está querendo dizer com "comportamento estranho" e com "bipolar", além de investigar com mais precisão o ato de beber (como acontece, quando acontece, com que frequência, o que bebe, em qual quantidade...). São informações importantes que farão diferença para compreender melhor a sua angústia. Como já salientaram acima, procure um profissional para lhe orientar de forma mais adequada.
Olá! São poucas as informações para que possa te orientar. O ideal seria o desejo do seu marido pela busca da Terapia. A terapia proporciona autoconhecimento e auxilia o indivíduo a trabalhar e compreender as suas emoções, amenizando os impactos causados pelo consumo do Álcool, a fim de que possa pensar e agir de forma diferente e buscar um equilíbrio para sua vida. É uma excelente ferramenta para ajudar seu marido e a você também, relacionado a suas angústias. Estou á disposição para possíveis dúvidas. Abraço!
Olá! Sem saber como seria esse comportamento estranho que você fala, não conseguimos pensar muita coisa. Mas a bipolaridade é caracterizada por pessoas com episódios de depressão e, pelo menos, um episódio de mania durante a vida.
Entretanto, não é possível fazer um diagnóstico quando esses comportamentos ocorrem durante o uso de substâncias tóxicas, pois podem ser efeito delas e não do comportamento próprio da pessoa.
Olá! Não é possível afirmar que estes comportamentos mencionados estão relacionados com o funcionamento de um paciente bipolar. Sugiro propor ao seu marido buscar por consulta com psicólogo clínico e médico psiquiatra para avaliação do caso e condução adequado do tratamento. Espero ter ajudado!
Olá,
O uso de bebidas álcoolicas causam alterações no humor, no comportamento e cognitiva. Sugiro procurar um profissional da psicologia para um diagnóstico mais preciso.
Pelo que você descreveu, aparenta não ter. O transtorno bipolar tem momentos bem marcados de depressão e de humor bem elevados, que se alternam. Eles duram de dias a semanas. O álcool piora a condição de quem tem transtorno bipolar, mas mudanças de comportamento por uso dele podem ser resultado do efeito da bebida, provavelmente. Se você notar outras mudanças bem marcadas, converse com ele e busque ajuda profissional. Abraço!
Olá! Veja, caso isso lhe cause angústia ou perturbe a relação, o ideal é iniciar com terapia. Em uma terapia individual, você poderá lidar com sua questões, suas particularidades e se tornar uma pessoa melhor pra você mesma, em uma terapia de casal haverá espaço para uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O papel da psicóloga, então, passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções.
O uso de bebida alcoólica por si só provoca alterações no comportamento, precisaria mais informações para validar possibilidade de transtorno borderline.
Olá!! O que quer dizer com comportamentos estranhos? Por quê você associa esses comportamentos com TAB?
Já conversou com ele sobre esses comportamentos?
O álcool é uma droga e seu uso pode gerar alterações comportamentais.
Se esses comportamentos estão atrapalhando a relação de vocês é importante buscarem ajuda de um profissional para que possa avaliá-lo.
Com base nessas informações fornecidas, é difícil afirmar se se trata de um caso de Transtorno de Bipolaridade. Todavia, é importante considerar que, o abuso de álcool, assim como, de outras drogas, pode desencadear alterações provisórias (enquanto o sujeito estiver sobre o efeito do entorpecente).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150