Meu marido tem transtorno bipolar, ele diz que tem vontade de se separar, largar o trabalho, mas tem

5 respostas
Meu marido tem transtorno bipolar, ele diz que tem vontade de se separar, largar o trabalho, mas tem medo que seja da doença, esses pensamentos estão o consumindo, como lidar com essa situação?
Olá!
Pelo o que parece esses pensamentos estão “grudados” na cabeça dele independente da sua vontade.
Vc de procurar um psiquiatra para ontem. É mt sofrimento.
Bj

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para melhor compreender o que faz parte de um sintoma da bipolaridade ou não, é importante, além da adesão ao tratamento com um psiquiatra, o acompanhamento em psicoterapia, em que ele poderá desenvolver técnicas de automonitoramento e estabelecer com mais clareza seu estado de eutimia e o faz parte do transtorno.
É importante uma atuação conjunta tanto psiquiatrica quanto psicoterápica. Um trabalho psicoeducativo se faz necessário para que o paciente possa identificar e separar seus sintomas relacionados ao transtorno de humor das dificuldades da dinâmica da sua personalidade e das dificuldades cotidianas.
É importante que o seu marido esteja em tratamento para transtorno bipolar, tanto médico quanto psicológico. Essas queixas podem estar relacionadas a doença mas podem significar um problema do qual ele não consegue resolver sozinho. Imagino que seja muito duro para você também essa situação. Procurem os profissionais que o acompanham e conversem sobre o assunto. Ajude-o a entender e cuidar dessa situação e evitem qualquer decisão de modo precipitado. Se for da doença, talvez seja necessário avaliar com psiquiatra se precisa ajustar a medicação.
Por esse pensamento estar trazendo sofrimento é importante que ele procure psicoterapia. Lá ele poderá conversar e entender melhor seus sentimentos e se conhecer melhor e inclusive o porque ele está querendo tomar essas decisões.

Porém não deixe de fazer acompanhamento com psiquiatra para tratar sintomas do TAB.

Espero ter ajudado. Fico a disposição!

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.