Meu namorado esta sofrendo de ciúmes retroativo. Me faz CENTENAS de perguntas ao dia. Centenas mesmo

15 respostas
Meu namorado esta sofrendo de ciúmes retroativo. Me faz CENTENAS de perguntas ao dia. Centenas mesmo. Se ja fiquei com fulano ou ciclano. Muitas vezes eu menti e isso piorou muito. Decidi não responder mais esses questionamentos. Hoje ele terminou comigo por que diz que a única forma que eu posso ajudar é respondendo tudo. o correto seria sempre responder tudo a quem sofre desse ciúmes?
Olá, como você está? Primeiramente é importante saber como você está lidando com isso. Ciúmes extremos apontam para questões com autoestima e não, você não tem a obrigação de responder a nada que não queira ok? Nesse caso seria bom ele ter ajuda profissional para entender de onde vem esse ciúme e aprender a lidar com isso.

Olá! Pelo seu relato posso inferir que este ciúmes acentuado que ele apresenta pode ter alguma base emocional de acordo com experiências vividas por ele. Ele deveria procurar ajuda de um psicólogo ou hipnoterapeuta para resolver estas questões. Você não deve fazer ou falar nada que não queira e não se sinta confortável.
Olá,
Responder ou não responder tem muita relação em como você se sente com isso. Um relacionamento em que apenas um dos lados tem suas necessidades atendidas, não é um relacionamento saudável.
Se ele faz perguntas sobre o seu passado, isso indica uma insegurança por parte dele. Se isso é exagerado como parece ser, pelo seu relato, então, é importante você mostrar que isso não é saudável nem pra ele, nem pra você.
Buscar uma conversa sincera, falando sobre o como você se sente com a atitude dele (não com ele especificamente, mas, com o que ele está fazendo), dizer o que espera do relacionamento e também ouvi-lo sobre essa expectativa e demonstrar compreensão, acolher o que ele tem a lhe dizer pode te ajudar a decidir melhor sobre continuar ou não no relacionamento.
Um forte abraço!
Querer saber sobre o passado da namorada e tudo em detalhes é uma forma meio sádica de exteriorizar uma tentativa de controlá-la. Seria uma questão de poder? E também porque se sente extremamente inseguro nesse relacionamento, O passado só a ela pertence, e se ela quer preservá-lo somente para si, tem todo o direito. Não há necessidade de sucumbir a essas exigências só para manter um relacionamento que poderá lhe ser desastroso no futuro.
O ciúme não é um sentimento saudável, e nesse caso, para ajudá-lo, o ideal seria indicar que ele faça psicoterapia. Todos têm passado, ele inclusive, e é preciso saber lidar com o passado do parceiro, sem constranger o outro com indagações ou acusações.
Olá, bom dia!
Sendo bem objetivo quanto a sua pergunta: não há um modo correto de como você deva lidar.
Do jeito como você descreveu a situação, dá a impressão de que seu ex-namorado te fazia mais perguntas do que você gostaria que ele fizesse quanto a sua história de vida amorosa.
O jeito saudável (para você) de lidar com isso é estabelecer limites. Ter conversas francas questionando ao parceiro os motivos do interesse pela sua vida amorosa e o que estas informações acrescentariam ao atual relacionamento. Assim você compreenderia as reais intenções da pessoa para com você e se existe a possibilidade de um projeto de vida juntos.
Você não é obrigada a responder nada que não queira para a outra pessoa. E em casos de ciúmes como este, seria interessante indicar psicoterapia a pessoa enciumada, de modo que ela possa lidar com as inseguranças e incertezas dela frente a vida da outra pessoa e a possibilidade da vida em conjunto.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Um abraço!
Olá. Você fala do seu ex-namorado. Mas e você, como se sentia com esse inquérito diário? Imagino que deve ter sido bem cansativo. Pense que num relacionamento há sempre, pelo menos, duas pessoas. Da parte do seu antigo parceiro, parecia que ele precisava sempre da confirmação sobre o seu passado. Achava que, de alguma forma, essas antigas relações poderiam voltar para assombrá-lo. Mas tenha em mente que VOCÊ não devia para ele relatórios e explicações detalhadas da sua intimidade com OUTRAS pessoas. Quando se faz isso sempre que o outro pede (às vezes exige, de forma autoritária e invasiva), esses ciúmes não diminuem. Pois é uma validação de que ele deve mesmo saber do seu passado nos mínimos detalhes para confiar em você, - o que só mostra o quanto ele já não confiava. Você deve ter percebido também que, mesmo tentando responder a tudo, ele não ficava satisfeito. Isso porque não é essa a questão. O problema tem a ver com a falta de confiança nos outros e em si mesmo e, arrisco dizer, com questões de autoestima. Se vocês mantêm contato, o mais indicado seria dizer para ele buscar um psicólogo. A questão vai além de ser certo ou errado responder a esse padrão. Ele precisa conhecer e lidar com os motivos, presentes na sua história, que lhe fazem sentir assim. Abraço!
Uma relação baseada na falta de confiança deixa de ser saudável e causa muitos danos, principalmente quando há ciúme exagerado por parte do parceiro. Nestas situações, há uma necessidade forte de controle que, quando não satisfeita, busca-se estratégias de manipulação. Inclusive, arrisco a suspeitar - uma hipótese - de que o término do namoro tem a ver com esta necessidade de controle e manipulação. Fique atenta à este tipo de armadilha psicológica e busque um atendimento psicológico para você se fortalecer e aprender ferramentas que protejam sua autoestima e sua paz interior.
O ciúme pode ter muito a ver com necessidade de controle sobre o outro, baixa autoestima e insegurança. Tudo isso são problemas dele que ele precisa endereçar, preferencialmente com Psicoterapia. Você não tem obrigação nenhuma de relatar toda a sua vida para ninguém se você não quiser. Esse é um ciclo que pode não ter fim, quanto mais você responde mais inseguro e/ou curioso ele fica, mais ele alimenta essa necessidade de saber tudo. Para se ter um relacionamento saudável uma das bases é a confiança, o que ele não demonstra sentir pela sua pergunta.

Espero ter ajudado, estou à disposição.
Um forte abraço, Taíla.

Olá,
O correto é ele buscar um tratamento para entender esse controle que ele quer ter sobre o saber do seu passado. Talvez tenha até mesmo um certo erotismo para ele.
Enfim, não aceite que isso é sua culpa, pois não é.
abs
Olá, sinto que tudo isso esteja acontecendo. Não existe uma forma certa para lidar com esse tipo de situação e nem cabe a você cuidar do ciúme dele. O que é dele é dele. Invista em você, para cuidar de como isso tudo te afeta e em como você pode lidar com isso.
Olá! na minha experiência clínica vi esse "ciúme retroativo" como um sintoma do Transtorno Obsessivo Compulsivo. Seria bem difícil seguir o relacionamento sem o devido tratamento. Mas saiba que a melhor forma de ajuda-lo não é respondendo às perguntas dele, pelo contrário, quanto mais detalhes você dá dos seus antigos relacionamentos mais conteúdo ele terá para compor os pensamentos obsessivos, mais ele vai te cobrar e mais oprimida você se sentirá. Torço para que fique bem e faça a e melhor escolha para si mesma. Um abraço.
Em qualquer relacionamento, o questionamento constante de situações que ocorreram no passado pode ser considerado abusivo e é desencadeado por fatores como medo de perder a pessoa ,insegurança, baixa autoestima, etc. . O questionamento exagerado do parceiro não deve ser atendido. É necessário que seu namorado busque tratamento psicoterápico, para que ele compreenda as causas que o levam a ter este comportamento, e trabalhe estratégias para superá-los. Outro ponto a ser analisado, é o relacionamento do casal que parece que não vai bem, o ciúme traz problemas emocionais e comportamentais que afetam ao par. Vocês precisam desenvolver mecanismos para afastar emoções negativas, nutridas pela desconfiança e pelo medo, que distorcem a realidade. A ajuda de um psicólogo é fundamental.
Olá! Infelizmente ele deve ter tido experiências ruins em outros relacionamentos e por isso acaba mostrando esses comportamentos de desconfiança e insegurança. Você não precisa responder à esses questionamentos, o ideal é que ele procure ajuda para lidar e entender a base desse comportamento e sentimentos.
Olá! Do ponto de vista psicológico, é importante reconhecer que lidar com o ciúme retroativo requer uma abordagem sensível e equilibrada. Estabelecer limites pessoais saudáveis é fundamental para preservar o bem-estar emocional. Enquanto a comunicação aberta e empática é valiosa, a responsabilidade de lidar com as próprias emoções recai sobre o indivíduo. Buscar ajuda profissional pode ser benéfico para abordar questões mais profundas de insegurança e ansiedade. Em última análise, é essencial priorizar o respeito mútuo e a autenticidade no relacionamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!