Meu neto com 5 anos, tem um comportamento ansioso sem muita tolerância para com os outros colegas. Quando

10 respostas
Meu neto com 5 anos, tem um comportamento ansioso sem muita tolerância para com os outros colegas. Quando repreendido, fica dizendo que "queria ser igual às outras crianças, e que muitas vezes bate nos colegas porque não consegue controlar a raiva".(sic) Como agir?
Um psiquiatra de sua confiança. Prefira os que lidam com psiquiatria infantil.

A agressividade é um mecanismo de defesa do EU.
Não são isolados os fatores que compõem a agressividade infantil, é uma série de fatores que se originam durante a infância, o contexto que a criança esta inserida, seja na família, na escola ou em qualquer instância da sociedade em influência no comportamento agressivo da criança.
As manifestações de agressividade com o qual a criança convive contribuem de forma acentuada na produção desses comportamentos aprendidos.
Sugiro que procure a ajuda de um profissional para investigar a impulsividade dessa agressividade.
É importante entender essa agressividade. Influências do ambiente familiar, escola, personalidade, etc. O acompanhamento junto a um especialista é o mais indicado, já que vemos um sofrimento evidente da criança quanto ao próprio comportamento.

Minha sugestão: um psicólogo infantil. Se esse tiver alguma experiência em treinamento de habilidades sociais, melhor ainda. Uma avaliação mais aprofundada também é necessária pra descartar/diagnosticar possíveis transtornos.
Importante todas as considerações feitas pelas colegas acima, acerca de analisar o contexto em que essa criança está inserida, etc. Apenas complementando como uma ação imediata que a família poderá fazer refere-se a entender o que significa ser igual as outras crianças, o que as outras crianças fazem e ele não faz e gostaria de fazer. Também, essencial, reforçar os comportamentos positivos dele, o que ele também tem de especial.
Enfatizo também a importância de procurar um especialista.
Como já foi citado acima, é importante entender o motivo dessa agressividade e ansiedade. Entender a rotina da criança junto com os pais e o restante do tempo que ele passa na escola.
Um trabalho com a escola, pais e psicólogo especialista em crianças, ajuda bastante a orientar a todos a como lidar com esta situação.
Sugiro que inicie por um psicólogo infantil.

Será de grande ajuda para a criança aprender a lidar com suas emoções e saber lidar com sua raiva/agressividade.

Crianças nessa idade muitas vezes apresentam uma alta carga emocional, o que é até certo ponto compreensível, uma vez que estão se desenvolvendo física e psiquicamente, aprendendo e descobrindo tanto coisas do seu mundo interno (emoções, vontades, desejos, etc) quanto do mundo externo (regras, leis, cultura, limites, etc).

Espero ter ajudado!
Primeiramente é importante que seja verificado como as pessoas que são responsáveis pela educação diária da criança estão reagindo quando ela começa a se comportar dessa maneira.
Em muitos casos os adultos acabam sendo intolerantes com a criança quando ela começa a agir de determinadas maneiras e acabam cedendo em prol dela, assim induzem com que a criança aja de maneira não esperada a longo prazo.
Se não há nenhuma complicação na parte de educação, o ideal seria buscar um profissional para verificar o que pode estar levando a criança a ter tal comportamento.
Considero que a primeira ação é busca por psicoterapia, pois, de acordo com a fala da criança de que "queria ser como os outros", cabe investigação sobre o porque de ele se considerar diferente. Há comorbidades de TDAH, como o TOD, que "assemelham" ao comportamento exposto, mas seria irresponsável diagnosticar sem avaliação adequada, até porque, tal comportamento pode ser a maneira que a criança dispõe para denunciar algo que incomoda. O quanto antes buscar por atendimento psicológico para diagnóstico adequado é minha orientação.
No primeiro momento procurar atendimento psicológico, para então poder auxiliar nestas questões que a criança trás, pois sem uma anamnese e uma conversa com a criança, não é possível obter informações para só então através destas poder fazer uso de testes, técnicas e atividades lúdicas por ser criança e ajudar a criança e a família.
Olá, tudo bem? Neste caso é importante buscar atendimento psicológico, pois será necessário avaliar o que pode estar ocasionando esta desregulação emocional nesta criança. O psicólogo será o profissional mais indicado para lhe orientar como proceder a este tipo de situação. É importante salientar que a raiva é uma emoção natural do ser humano, na psicoterapia a criança começa a compreender a emoção e poderá aprender formas de regular toda essa emoção que ele está sentindo.