Meu neto tem 2 anos só fala algumas palavras como :mamã=mamãe, mamá-para mamar, àgua, vinha= venha,

15 respostas
Meu neto tem 2 anos só fala algumas palavras como :mamã=mamãe, mamá-para mamar, àgua, vinha= venha, não , dê.A gente tenta ensinar outras palavras mas ele presta atenção mas ñ fala. Percebo que entende mas ñ repete o que falamos, puxa a gente e nos leva até o que ele quer.É normal pra idade dele?
O ideal é seu neto passar por uma avaliação fonoaudiológica ! Caso necessário será encaminhado pra exames complementares como : avaliação audiológica e teste da linguinha!
Lembrando que quanto antes uma avaliação e intervenção melhor será pra o desenvolvimento do seu neto!
A fonoaudióloga além dos encaminhamentos irá orientar os pais e ou responsáveis!

A investigação é o recomendado quando existem duvidas sobre o desenvolvimento da criança. Indicaria uma consulta com o Otorrinolaringologista, a Avaliação Audiológica e a Avaliação fonoaudiológica.
A socialização também é muito importante.
À disposição
Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento,geralmente uma criança de 2 anos, ja inicia a formaçao de frases com duas palavras,total de 200 palavras, não é regra, o ideal é na duvida fazer uma avaliação fonoaudiológica.
Exatamente o que os colegas colocaram acima, avaliar sempre.
A criança de dois anos já emite palavras frases. " Nenem quer", quando vê algo que quer. Já nomeia algumas palavras.
Como é o comportamento de vocês? Falam a palavra antes de dar o que pede, ou dá logo o que ele aponta? O tratam como uma criança de dois anos? Ou como um bebê? É preciso buscar ajuda de um profissional que vendo a criança poderá lhes orientar melhor.
Muitos fatores no desenvolvimento da criança contribuem para que a criança passe a compreender o ambiente em que vive e as palavras que escuta. Através dos vários sentidos, visão audição, tátil, proprioceptivo, entre outros, da interação com o mundo adulto, assim como a exploração do ambiente e a manipulação dos objetos, a linguagem da criança começa a se desenvolver. Aos 2 anos já é possível um repertório de palavras e a formação de pequenas frases. Os responsáveis normalmente percebem quando ocorre um atraso no desenvolvimento da linguagem e é sempre recomendado, quando isso ocorre, a procura por ajuda especializada. Atualmente, e em vários países do mundo, a procura pela Fonoaudiologia nos casos de desenvolvimento da linguagem infantil é cada vez mais cedo. Dessa forma, o profissional fonoaudiólogo poderá realizar uma avaliação cuidadosa e eleger a conduta do tratamento mais adequado. Sempre a família receberá as orientações fonoaudiológicas necessárias para o desenvolvimento da linguagem. Atenciosamente
Cada criança tem seu próprio desenvolvimento, mas como você já descreveu há uma preocupação, com isso é muito importante a procura de um fonoaudiólogo para realizar a avaliação e para definir o melhor tratamento! De momento você pode ver se há evolução de fala espontaneamente, se não houver é sinal que a criança precisa de atendimento especializado!
É importante seu neto passar em avaliação fonoaudiológica para se verificar se realmente há alguma alteração e, se houver , qual a causa. Se necessário , o fonoaudiólogo definirá o tratamento necessário e encaminhará para outros especialistas.
A criança deve falar a primeira palavra verdadeira por volta de 1 ano de idade, mas é preciso considerar sua idade cronológica, ou seja, se a criança nasceu prematura deve-se considerar esse tempo. Depois de analisado essa característica , outros aspectos devem ser observados, tais como: o meio onde a criança vive e os estímulos que ela recebe. O ideal é que seja realizado uma avaliação fonoaudiológica, além de realizar testes audiológicos, o teste da linguinha também deve ser realizado.
Boa noite!
Acho importante procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação e se for necessário fará os encaminhamentos cabíveis, além de fazer as orientações necessárias.
Boa noite! É esperado que uma criança de dois anos tenha um repertório maior de palavras e frases. Seu netinho já foi avaliado por um otorrinolaringologista? Comece por aí e depois agende com uma fono de sua região, que tenha experiência em linguagem infantil. Uma fonoaudióloga pode fazer a avaliação de linguagem e encaminhar a criança para outros especialistas, caso seja necessário. Boa sorte e abraços!
É sempre melhor procurar um profissional quando suspeita que o desenvolvimento não está adequado para idade, comece com o Otorrino, ele saberá quais encaminhamentos fazer e depois provavelmente ele passará por uma Fonoaudióloga que irá te auxiliar a respeito de como estimular a linguagem dele. Att.
Todas as colocações dadas pelos colegas de profissão são esclarecedoras. Sugiro que busque um atendimento fonoaudiologico x entrevista x avaliação e conduta adequada. Sucesso!!!!
Pelo que eu percebi ele é uma criança estimulada, poderíamos esperar um melhor desempenho dele em relação a sua fala. Sugiro que se investigue sim o que está acontecendo.
Ele já fez exame com um otorrinolaringologista para ver se está tudo certo com a parte da audição? É uma porta de entrada importante da linguagem, e caso tenha alguma questão, por exemplo até um tampãozinho de cera, que é de fácil limpeza, dificulta a percepção do que está sendo falado.O importante também é dar o padrão correto para que ouça uma linguagem bem articulada e assim aprenderá corretamente.