Meu neto tem 2 anos só fala algumas palavras como :mamã=mamãe, mamá-para mamar, àgua, vinha= venha,

15 respostas
Meu neto tem 2 anos só fala algumas palavras como :mamã=mamãe, mamá-para mamar, àgua, vinha= venha, não , dê.A gente tenta ensinar outras palavras mas ele presta atenção mas ñ fala. Percebo que entende mas ñ repete o que falamos, puxa a gente e nos leva até o que ele quer.É normal pra idade dele?
O ideal é seu neto passar por uma avaliação fonoaudiológica ! Caso necessário será encaminhado pra exames complementares como : avaliação audiológica e teste da linguinha!
Lembrando que quanto antes uma avaliação e intervenção melhor será pra o desenvolvimento do seu neto!
A fonoaudióloga além dos encaminhamentos irá orientar os pais e ou responsáveis!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A investigação é o recomendado quando existem duvidas sobre o desenvolvimento da criança. Indicaria uma consulta com o Otorrinolaringologista, a Avaliação Audiológica e a Avaliação fonoaudiológica.
A socialização também é muito importante.
À disposição
Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento,geralmente uma criança de 2 anos, ja inicia a formaçao de frases com duas palavras,total de 200 palavras, não é regra, o ideal é na duvida fazer uma avaliação fonoaudiológica.
Exatamente o que os colegas colocaram acima, avaliar sempre.
A criança de dois anos já emite palavras frases. " Nenem quer", quando vê algo que quer. Já nomeia algumas palavras.
Como é o comportamento de vocês? Falam a palavra antes de dar o que pede, ou dá logo o que ele aponta? O tratam como uma criança de dois anos? Ou como um bebê? É preciso buscar ajuda de um profissional que vendo a criança poderá lhes orientar melhor.
Muitos fatores no desenvolvimento da criança contribuem para que a criança passe a compreender o ambiente em que vive e as palavras que escuta. Através dos vários sentidos, visão audição, tátil, proprioceptivo, entre outros, da interação com o mundo adulto, assim como a exploração do ambiente e a manipulação dos objetos, a linguagem da criança começa a se desenvolver. Aos 2 anos já é possível um repertório de palavras e a formação de pequenas frases. Os responsáveis normalmente percebem quando ocorre um atraso no desenvolvimento da linguagem e é sempre recomendado, quando isso ocorre, a procura por ajuda especializada. Atualmente, e em vários países do mundo, a procura pela Fonoaudiologia nos casos de desenvolvimento da linguagem infantil é cada vez mais cedo. Dessa forma, o profissional fonoaudiólogo poderá realizar uma avaliação cuidadosa e eleger a conduta do tratamento mais adequado. Sempre a família receberá as orientações fonoaudiológicas necessárias para o desenvolvimento da linguagem. Atenciosamente
Cada criança tem seu próprio desenvolvimento, mas como você já descreveu há uma preocupação, com isso é muito importante a procura de um fonoaudiólogo para realizar a avaliação e para definir o melhor tratamento! De momento você pode ver se há evolução de fala espontaneamente, se não houver é sinal que a criança precisa de atendimento especializado!
É importante seu neto passar em avaliação fonoaudiológica para se verificar se realmente há alguma alteração e, se houver , qual a causa. Se necessário , o fonoaudiólogo definirá o tratamento necessário e encaminhará para outros especialistas.
A criança deve falar a primeira palavra verdadeira por volta de 1 ano de idade, mas é preciso considerar sua idade cronológica, ou seja, se a criança nasceu prematura deve-se considerar esse tempo. Depois de analisado essa característica , outros aspectos devem ser observados, tais como: o meio onde a criança vive e os estímulos que ela recebe. O ideal é que seja realizado uma avaliação fonoaudiológica, além de realizar testes audiológicos, o teste da linguinha também deve ser realizado.
Boa noite!
Acho importante procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação e se for necessário fará os encaminhamentos cabíveis, além de fazer as orientações necessárias.
Boa noite! É esperado que uma criança de dois anos tenha um repertório maior de palavras e frases. Seu netinho já foi avaliado por um otorrinolaringologista? Comece por aí e depois agende com uma fono de sua região, que tenha experiência em linguagem infantil. Uma fonoaudióloga pode fazer a avaliação de linguagem e encaminhar a criança para outros especialistas, caso seja necessário. Boa sorte e abraços!
É sempre melhor procurar um profissional quando suspeita que o desenvolvimento não está adequado para idade, comece com o Otorrino, ele saberá quais encaminhamentos fazer e depois provavelmente ele passará por uma Fonoaudióloga que irá te auxiliar a respeito de como estimular a linguagem dele. Att.
Todas as colocações dadas pelos colegas de profissão são esclarecedoras. Sugiro que busque um atendimento fonoaudiologico x entrevista x avaliação e conduta adequada. Sucesso!!!!
Pelo que eu percebi ele é uma criança estimulada, poderíamos esperar um melhor desempenho dele em relação a sua fala. Sugiro que se investigue sim o que está acontecendo.
Ele já fez exame com um otorrinolaringologista para ver se está tudo certo com a parte da audição? É uma porta de entrada importante da linguagem, e caso tenha alguma questão, por exemplo até um tampãozinho de cera, que é de fácil limpeza, dificulta a percepção do que está sendo falado.O importante também é dar o padrão correto para que ouça uma linguagem bem articulada e assim aprenderá corretamente.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Fernanda Salles Kavaliunas

Fernanda Salles Kavaliunas

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Evellyn Camelo

Evellyn Camelo

Fonoaudiólogo

Bauru

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Atraso na fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.