Olá, meu filho tem 2 anos e 9 meses e não conseguir desenvolver sua fala ele só fala algumas palavra

3 respostas
Olá, meu filho tem 2 anos e 9 meses e não conseguir desenvolver sua fala ele só fala algumas palavras o resto ele só aponta ele é bem agitado e muitas coisas eu falo pra ele é ele nem me dar atenção..
Olá! Seria muito interessante realizar uma avaliação fonoaudiológica. Nessa idade de 2 anos e 9 meses já esperamos que a criança relate fatos ou acontecimentos e já tenha uma fala compreensível pelas pessoas que o cercam . Lembrando que quanto mais cedo essa criança receber os estímulos adequados, mais rápido e mais fácil será para ela desenvolver a fala!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nessa idade, a maioria das crianças já começou a desenvolver habilidades linguísticas básicas, como formar frases simples e entender a fala dos outros.

Algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento da fala do seu filho incluem:

- Falar com ele frequentemente e estimulá-lo a imitar palavras e frases simples.

- Ler para ele todos os dias, o que pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de linguagem e comunicação.

- Expor seu filho a uma variedade de experiências sensoriais, como ouvir música, ver cores e texturas diferentes, e brincar com água e areia, contato com a natureza e com outras crianças.

- Limitar o tempo de tela e encorajar brincadeiras que envolvam interação social e comunicação.

Lembre-se também que cada criança desenvolve habilidades de fala em seu próprio ritmo. Algumas crianças podem ter atrasos de desenvolvimento de fala devido a problemas de audição ou outras condições de saúde subjacentes, por isso é importante buscar a avaliação profissional.

Olá, tudo bem? Mesmo que cada criança tenha um tempo individual para a aquisição e o desenvolvimento da fala, a ausência dela, aos 2 anos e 9 meses precisa ser investigada.

Marque uma consulta com um(a) pediatra e pergunte sobre a necessidade de exames de audição e da respiração, pois você relata que seu filho é agitado.

Peça também um encaminhamento para avaliação e acompanhamento com um fonoaudiólogo (seja pelo SUS, plano de saúde ou particular, caso possa).

Toda ajuda profissional é sempre muito bem vinda e tanto você, quanto seu filho só tem a ganhar, seja em tranquilidade ou pelo apoio terapêutico.

É importante saber que você também pode estimular a comunicação do seu filho em casa, no dia a dia: converse direcionando sua atenção para ele. Ao falar, mantenha sua voz calma e tranquila. Fale com o vocabulário mais correto possível. Fale frases completas e articule as palavras inteiras. JAMAIS repita a palavra errada e, principalmente, JAMAIS fale gritando ou de modo raivoso com ele (mesmo que seu dia tenha sido difícil). Cante musiquinhas e conte histórias infantis pra ele!

Com ajuda, paciência e compreensão, ele vai desenvolver a fala. Espero ter ajudado.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Fernanda Salles Kavaliunas

Fernanda Salles Kavaliunas

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Evellyn Camelo

Evellyn Camelo

Fonoaudiólogo

Bauru

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Atraso na fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.