Meu pai é narcisista e esta fazendo uma campanha de difamação contra minha mãe. Ele colocou todos co

13 respostas
Meu pai é narcisista e esta fazendo uma campanha de difamação contra minha mãe. Ele colocou todos contra ela através de mentiras. Por favor, o que posso fazer nesse caso?
Você precisa ter muita calma neste momento. E, conversar com a sua mãe sobre o que ela quer fazer. No mais, procurar um psicólogo para realizar a psicoterapia pode ser um divisor de águas para você.

É uma situação complexa, em que é preciso analisar a situação com calma, tendo em vista várias questões. Como foi dado o diagnóstico do seu pai? Quem foram as pessoas que acreditaram nele, e quais as que ficaram ao lado da sua mãe? Qual o objetivo dele? Por que ele se indispôs com ela? Como você está envolvida nisso tudo? Imagino que sua mente deva estar confusa, muito inquieta com uma situação tão difícil. Por isso pode ser importante procurar um psicoterapeuta de confiança, para ajudar a entender esse turbilhão todo na sua mente. Ele irá avaliar como está a sua saúde mental diante disso tudo e, a partir daí, te ajudar a pensar em possíveis caminhos.
Neste caso, você poderá ajudá-lo a entender pelo qual motivo ele esta reagindo dessa forma e as consequências posteriores, que poderão causar lhe prejuízo financeiro e sofrimento emocional. É um momento de muita raiva que ele pode estar passando e é fundamental que procure um Psicólogo especializado para entender suas questões psíquicas que lhe trazem sofrimento emocional.
A psicoterapia não vai te dar respostas quanto ao que fazer, mas pode te ajudar a encarar as situações com mais sabedoria, desvencilhando-se dos sofrimentos que lhe impingem. Que tal experimentar? Coloco-me à disposição para uma primeira sessão.
Olá! Seja quais forem os problemas ou diagnóstico do seu pai, uma coisa é certa, ninguém deve sofrer com os abusos cometido por ele. Se ele não aceitar ajuda de um profissional é muito necessário que sua mãe vá para a terapia para lidar com a situação, ou seja, como ela pode fazer com a situação. Assim, você estará ajudando e muito!
Bom dia! Uma psicoterapia ajudaria muito você e sua mãe nesse momento.
Olá, você precisa aprender sobre como funciona um narcisista, é uma forma diferente de pensar e sentir. E sua resposta não pode ser resumida aqui em algumas palavras, é muito complexo o que você precisam aprender. Portanto, faça psicoterapia para você receber psicoeducação sobre esse tema e trabalhar com seu desenvolvimento pessoal, pois todos os filhos de narcisista (o filho de ouro, filho neutro, o bode expiatório) acabam tendo baixa autoestima e inúmeros prejuízos e aí precisam de ajuda para se desenvolverem de forma mais satisfatória.
Os conflitos familiares tem geralmente muitos fatores. Se você enquanto criança ou jovem percebe a vulnerabilidade de um dos lados e está sofrendo tente conversar com a pessoa sobre isso e falar como se sente, pois você precisa de ajuda também. Sua mãe poderia buscar um psicólogo para encontrar as soluções sobre essas questões. Os adultos vão eventualmente conseguir resolver seus problemas. Fique bem.
No momento seria recomendado acolher seu sofrimento e de alguma forma diluir as tensões pelo qual você vem passando. Quanto as questões relacionada a família, seria importante observar o grau dessa exposição e qual a importância dada pelos demais familiares sobre esse tipo de fala. Parabenizo-a pela sua coragem que teve nesse momento.
Encaminhamento para um psicólogo que trabalha com a terapia comportamental dialética
Caso te traga algum sofrimento procure um psicólogo ou uma psicóloga de sua preferência para falar sobre e quanto às questões pessoais, veja com sua mãe a melhor saída para vocês duas.
A partir da perspectiva da psicologia cognitivo comportamental, uma opção para lidar com essa situação seria focar nas suas próprias ações e pensamentos, ao invés de tentar controlar o comportamento do seu pai.
Primeiramente, é importante cuidar do seu próprio bem-estar emocional e buscar apoio para lidar com a situação. Isso pode incluir buscar ajuda de um psicólogo ou terapeuta para ajudá-lo a lidar com suas emoções, pensamentos e comportamentos relacionados à situação.
Além disso, é importante ser assertivo e comunicar suas preocupações e sentimentos diretamente com seu pai, em vez de tentar envolver outras pessoas para lidar com o problema. Tente expressar suas preocupações com clareza e objetividade, evitando julgamentos e críticas, e mantendo o foco em seus próprios sentimentos e necessidades.
Se possível, também é importante buscar ajuda legal, caso a difamação de seu pai possa ter consequências legais.
Lembre-se de que você não é responsável pelo comportamento do seu pai e não pode controlar suas ações. No entanto, você pode controlar suas próprias reações e escolhas, e trabalhar para manter a saúde mental e emocional em meio a essa situação difícil. Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa tarde! Procure um profissional da área de Psicologia. Ao fazer a terapia, vai te ajudar a entender este momento da sua vida. Fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!