Meus filhos não me obedecem quando saio em lojas. Eles querem correr, brincar, mexer nas coisas...eu

14 respostas
Meus filhos não me obedecem quando saio em lojas. Eles querem correr, brincar, mexer nas coisas...eu corrijo, converso, explico que lá não é a casa deles...que eles precisam respeitar os lugares e as pessoas, mas todas vez que saio com eles é assim. E mesmo eu pedindo para parar, eles não param...parecem não me escutar. Um tem 4 anos e a outra tem 6 anos já. É desanimador, pq eu não deixo fazer td que querem em casa...não vivem em um ambiente sem regras e mesmo assim é desse modo que sem comportam em lojas, supermercado. Ele não são de fazer birra pq querem alguma coisa do lugar, o problema é eles se sentirem no direito de correr, mexer nas coisas como se fosse um lugar deles. Como devo agir para que eles odebeçam?
Boa tarde!
Existem muitas perguntas a serem feitas e pensadas para melhor compreensão da dinâmica estabelecida com seus filhos, como por exemplo: eles conseguem se concentrar em outros momentos? conseguem brincar normalmente? apresentam esse comportamento em outros lugares? E para além disso também seria importante entender o impacto que esses comportamentos tem gerado em você, quais preocupações lhe trazem, o que tem pensado! Todas essas questões interferem no dia-a-dia e na maneira que essa relação com os filhos vai sendo construída. Estou a disposição caso queria aprofundar nessas questões.

Seria bem importante eles terem regras dentro de casa e fora dela, (como também acontece na escola e em outros lugares) do que é aceitável e do que não é. Quando sair com eles, diga antes o que espera deles e o que eles gostariam de fazer ou obter se conseguirem seguir essas regras que precisam ser claras, objetivas dentro da linguagem deles e colocadas de forma calma na altura deles, olhando dentro dos olhos. Também é válido que um irmão possa ajudar o outro lembrando dos combinados
boa noite!

Imagino como deve estar sendo dificil para voce lidar com os comportamentos desobedientes das crianças , mas existem algumas estratégias que você pode tentar implementar para ajudar seus filhos a obedecerem em lojas e supermercados. Aqui estão algumas sugestões:
Estabeleça expectativas claras: Antes de sair de casa, converse com seus filhos sobre o comportamento esperado durante as compras. Explique que eles devem andar ao seu lado, não mexer nas coisas sem permissão e respeitar as regras do local.
Dê instruções claras e específicas sobre o que seus filhos podem e não podem fazer enquanto estiverem em lojas. Por exemplo, explique que eles devem ficar perto de você, não tocar em objetos sem permissão e não correr.
Certifique-se de aplicar as mesmas regras e consequências toda vez que sair com seus filhos. A consistência ajudará a reforçar as expectativas e mostrará a eles que você está falando sério.
Elogie seus filhos quando eles estiverem agindo de acordo com as regras.
Estabeleça um sistema de recompensas para encorajar o bom comportamento. Por exemplo, você pode prometer uma pequena recompensa, como uma atividade especial em casa, se eles se comportarem adequadamente durante a ida à loja.
Dê-lhes tarefas para fazer enquanto estiverem nas lojas, como segurar uma lista de compras ou encontrar itens específicos. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais envolvidos e menos propensos a ficar entediados e desobedientes.
Quando seus filhos se comportarem de maneira inadequada, chame a atenção deles de forma firme, mas evite gritar ou perder a paciência. Explique calmamente as razões pelas quais eles devem obedecer e as consequências se não o fizerem.
Evite levar seus filhos às compras quando estiverem cansados ou com fome, pois isso pode tornar mais difícil controlar seu comportamento. Certifique-se de que estejam descansados e alimentados antes de sair.
Se seus filhos continuarem desobedientes, é importante que haja consequências apropriadas. Isso pode incluir retirar temporariamente algum privilégio ou atividade que eles gostem. No entanto, é importante comunicar claramente as consequências antes, para que eles estejam cientes das possíveis repercussões de seu comportamento.
Se você continuar enfrentando dificuldades em fazer seus filhos obedecerem, considere buscar orientação de um profissional, como um pediatra, psicólogo infantil ou terapeuta familiar. Eles podem oferecer estratégias adicionais e suporte personalizado.

Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente a diferentes abordagens
Olá, os desafios são muitos com crianças nessa faixa etária, são descobertas e as energias são polarizadas. Você enquanto mãe, muitos pensamentos e sentimentos frustrantes acredito. Entendo que a prática descrita aqui se refere a sua responsabilidade de liderança sobre seus filhos. É importante entender melhor o cenário e quais são suas respostas comportamentais no contexto diário para que esse controle seja mais assertivo. É importante avaliar o termômetro dos impactos que tudo isso pode estar gerando no relacionamento entre vocês, além dos seus sentimentos que refletem em sua saúde emocional. Se desejar, posso ajuda-la no processo de psicoterapia. Com carinho, Psicóloga Aline Curty
Olá! É sempre um desafio quando se trata de lidar com crianças que se recusam a obedecer em público, pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem técnicas que podem ser empregadas para estimular a exibição de uma conduta mais adequada. Como por exemplo: Para evitar mal-entendidos e possíveis conflitos, é essencial se comunicar com as crianças antes de embarcar em uma viagem de compras por exemplo. Ao definir expectativas claras, as crianças podem ser informadas sobre o que é exigido delas durante as compras e como se comportar adequadamente, colocar listas de algumas coisas que irão ser compradas dará senso de responsabilidade e pode ajudar no comportamento. É importante ressaltar a importância de respeitar tanto as regras da loja ou supermercado quanto o espaço pessoal dos outros. Estabelecer diretrizes claras e concisas é um componente essencial para navegar pelas lojas com crianças. Regras como abster-se de correr, obter permissão antes de tocar em qualquer item e permanecer próximo a um adulto designado devem ser estabelecidas e reforçadas firmemente. É importante ter em mente que cada criança é distinta e pode reagir de forma diversa a várias estratégias. Para alcançar o sucesso, é importante praticar paciência, consistência e comunicação clara. No entanto, se os obstáculos continuarem a surgir, pode ser benéfico consultar um profissional especializado em desenvolvimento infantil ou psicologia infantil. Espero ter contribuído com sua inquietação! Abs
Olá, boa noite tudo bem?
Muito prazer. Em poucas palavras é díficil conseguir descrever o que pode ser feito nesta situação, pois é necessário analisar a sua dinâmica familiar, os potenciais "motivos" para que eles estejam agindo desta maneira e também a questão de comportamento x obediência (será que é falta de obediência da parte deles ou eles estão querendo apenas explorar o meio por se sentirem confortáveis?). Essas e demais questões podem ser trabalhadas em processos de orientação parental para que sejam desenvolvidas ferramentas possíveis e reais de acordo com a sua demanda e dos seus filhos. Acredito que, se for de seu interesse, eu possa tentar te ajudar. Fico à disposição para sanar esta e outras dúvidas que vierem a surgir na temática parentalidade/maternidade/paternidade.
Olá, compreendo como deve estar sendo angustiante para você mãe, ter que lidar com essas situações em ambientes onde estranhos julgam seus filhos e até mesmo o seu compromisso com a educação dos mesmos.
A questão sobre obediência de crianças é multideterminada, tem ligação com o comportamento, porém esse comportamento também sofre influência pela fase do desenvolvimento da criança, e a interação entre o responsável.
Sugiro que busque um profissional da psicologia para te auxiliar na compreensão desse momento dos seus filhos, minimizando qualquer prejuízo do desenvolvimento das crianças, trazendo ajustes necessários para você se sentir melhor
Boa tarde! Me parece uma situação extremamente desagradável e frustrante para você, lidar com comportamentos desafiadores dos filhos não é uma tarefa fácil. Um psicólogo que faça orientação parental pode te ajudar a identificar a função dos comportamentos dos seus filhos e quais são os comportamentos que você pode estar emitindo que reforçam o comportamento deles, mesmo que você não esteja percebendo nesse momento. É possível melhorar muito o comportamento dos seus filhos utilizando técnicas comportamentais para lidar com essa situação, mas para isso é essencial que você busque um profissional adequado.
A relação com filhos sempre é complexa, há muitas possibilidades para se inferir algo. Nessa relação sempre há dificuldades, mas nem sempre há uma solução simples, como faz assim... que vai funcionar, isso não existe nesta complexa relação.
Oie meu bem!! primeiramente gostaria de te dizer que imagino como as coisas não estão sendo facéis para você. É tão difícil ser mãe de 2 crianças pequenas né? Te compreendo.

Sabe um primeiro ponto que me ocorre é como estão as suas expectativas com relação sua galerinha? será que eles estão incomodando tanto as pessoas ao redor de vocês quando saem? ou será que são comportamentos esperados para 2 crianças pequenas que estão aprendendo a regular suas emocões e quando saem de casa e se vêem repletos de coisas e pessoas diferentes ficam felizes demais? sentimentos diversos podem ocorrer também: felicidade, euforia, curiosidade, etc. entende?

Imagino que você já tenha tentado muitas coisas - mas tente dizer a eles como se sente: Olha quando nós saimos juntos a mamãe tem se sentido cansada, frustrada, me sinto falando sozinha com vocês que não me ouvem. Como podemos resolver este problema? vocês podem me ajudar? E ouça que eles nomeiem também o que sentem quando saem de casa - se necessário os ajude a nomear estes sentimentos.

segunda parte: Ok eu entendo que vocês se sentem felizes, euforicos, etc. mas será que tem algo que podemos fazer juntos nós 3 para que a mamãe não se sinta tão cansada? nós somos um time e eu preciso que vocês me ajudem.

E mamãe tente encontrar um tempo em sua rotina corrida para vir a terapia, se permita ter este tempo de espaço para si. A gente antes de ser mãe é mulher e não precisamos passar por tudo sozinhas.

Espero que minha mensagem chegue com carinho e acolhimento para você aí do outro lado. Um abraço!
Lidar com comportamentos desafiadores em ambientes públicos é comum. Estabeleça expectativas claras antes de sair, elogie o comportamento adequado e use consequências consistentes para comportamentos inadequados. Envolva-os ativamente nas compras e crie oportunidades para escolhas dentro de limites. Reforce a importância do respeito pelos espaços públicos através de conversas após as saídas. Lembre-se, a paciência e a consistência são cruciais nesse processo de ensino e aprendizagem. Se os desafios persistirem, consulte um psicólogo infantil que pode oferecer orientação personalizada.
A evolução da nobre ciência psicológica culminou em 2014 na aprovação da Lei Federal 13.010, que proíbe castigos físicos que qualquer sorte. Sendo assim, não há nada a ser feito além de conversar.
Olá! Gostaria de iniciar dizendo que penso ser muito positivo que tenha esse tipo de preocupação. Me parece que você busca ter com seus filhos uma relação de respeito, mas com limites bem estabelecidos – e que, por vezes, as regras pensadas por você não se aplicam na prática. Acontece que na idade de ambos, a parte do cérebro responsável pelo controle dos impulsos ainda não está completamente formada e, portanto, a tomada de decisão deles acaba sendo muito mais instintiva do que racional. Contudo, é através da própria repetição que isso vai sendo internalizado, mesmo que seja necessário reproduzir a mesma fala inúmeras (e inúmeras) vezes. Ou seja, educar segue sendo um ato que exige muita paciência, disponibilidade e tolerância a frustração, mas que traz enormes recompensas no futuro. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá, tudo bem? É normal estar preocupada com a situação, afinal, são seus filhos, mas também quero tranquiliza-la e dizer que é possível educa-los, a base de diálogo e muita paciência. Pois terá que repetir muitas das vezes as mesmas falas, mostrar os mesmos caminhos, direcionando-os o que é certo e errado. O de 04 anos tende a repetir comportamentos do de 06 anos e isso tende a se tornar um pouco maçante, contudo, com o tempo verás que o esforço não será em vão, a maturidade de ambos virá. Espero que fiquem bem e se precisar, pode contar comigo! Um forte abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!