Minha filha de 6 anos tem uma amiga que vivem brigando e fazendo as pazes. Ela começou a sofrer com

14 respostas
Minha filha de 6 anos tem uma amiga que vivem brigando e fazendo as pazes. Ela começou a sofrer com isso e até chora. Há umas semanas começou a falar com frequência que se fosse menino ia namorar com ela. Mas não tem coragem de falar pra ninguém. É comum essa confusão de sentimentos nessa idade?
Sim, é comum que as crianças experimentem uma variedade de emoções e confusões de sentimentos durante o processo de desenvolvimento. É importante oferecer apoio emocional à sua filha, ouvir suas preocupações e incentivar a comunicação aberta. Se necessário, considerem buscar orientação de um profissional para ajudá-la a lidar com esses sentimentos. Fico a disposição

Sim, nessa idade, as crianças estão começando a desenvolver habilidades emocionais e sociais. Elas podem ter dificuldade em identificar e expressar seus sentimentos de maneira clara e podem confundir emoções diferentes. Além disso, podem experimentar emoções intensas, como raiva, tristeza ou felicidade, sem entender completamente o motivo por trás delas. O apoio emocional e a orientação dos pais, cuidadores e professores são essenciais para ajudar as crianças a entenderem e lidarem com suas emoções de forma saudável.

Espero ter ajudado!
Sim, é comum que as crianças, especialmente por volta dos 6 anos de idade, comecem a explorar e entender melhor os relacionamentos e as diferenças entre meninos e meninas. Nessa fase do desenvolvimento, as crianças podem ter amizades intensas, e os relacionamentos com os amigos muitas vezes se tornam uma parte significativa de suas vidas.

É normal também que as crianças experimentem emoções confusas ou contraditórias. Por exemplo, expressar o desejo de "namorar" com um amigo pode ser uma maneira de explorar relações e papéis de gênero, e isso geralmente não está associado a uma compreensão madura do namoro como os adultos o entendem.

A situação em que ela chora devido às brigas com a amiga sugere que pode haver alguma tensão ou dificuldade emocional nas interações delas. Nesse caso, pode ser útil conversar com sua filha sobre suas emoções, incentivando-a a expressar seus sentimentos e ajudando-a a desenvolver habilidades de resolução de conflitos. Também pode ser benéfico envolver os pais da amiga para garantir que ambas as crianças estejam apoiadas e compreendam melhor suas dinâmicas.

Caso a confusão de sentimentos persista ou se torne mais complexa, pode ser uma boa ideia considerar a orientação de um profissional, como um psicólogo infantil, que pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo e fornecer orientação apropriada. Lembre-se de que as crianças estão em constante desenvolvimento emocional, e é normal passarem por fases diferentes à medida que crescem.
Querida, em um primeiro momento, questões tão delicadas podem nos assustar, porém quero lhe tranquilizar que tais afetos são perfeitamente normais e até comuns nesta idade.
Inicialmente os afetos transitam de maneira bem fluida entre as pessoas que convivem com a criança. Pais, irmãos, primos, tias, tios, amigos, professores. A criança se identifica com as figuras a sua volta, e investe amorosamente nestas pessoas. Porém o amor da criança de nada tem a ver com o amor adulto, que é de cunho sexual. O amor da criança é da ordem da ternura. De estar pertinho, de gostar da companhia, de querer ser igual. É importante que a criança transite bastante livremente por várias figuras que ela possa amar e investir amor terno (o amor puro próprio da criança). Assim ela vai se nutrindo se tornando psiquicamente forte, confiante, pós se sente amada e capaz de amar. Mais uma vez, o amor terno.
Inclusive quando a criança transfere esse amor terno para uma figura adulta, esperasse que o adulto diferencie o amor que a criança lhe direciona (o amor puro e terno) do amor da paixão (do adulto). E possa sem se assustar estar com a criança neste amor puro, como uma boa companhia, de segurança. Sendo uma boa mãe, um bom pai, um bom tio, uma boa professora, etc. A tragédia é quando um adulto confunde as coisas, entende que o que a criança busca é um amor sexual e adulto, ou até pior, se relaciona com a criança assim.
Porém se a sua filha, está podendo ser capaz de amar e transferir seu amor terno, as figuras em volta é porque ela sente segurança para isso. Provavelmente isso tem a ver com a boa relação de vocês.
Se quiser conversar mais a respeito, estou a disposição.
É comum as crianças experimentarem uma confusão de sentimentos e terem dificuldade em lidar com eles nessa idade. É importante oferecer apoio emocional à sua filha e incentivá-la a expressar seus sentimentos de forma saudável. Vai observando como ela vai lidando caso esses pensamentos, não passem, busquem ajuda de um profissional para ela. Até mesmo para você, assim, poderá ajudar-lá mais ainda.
Ola, sim é comum crianças nesta idade sentirem-se confusas frente a seus sentimentos, pois estão ainda desenvolvendo habilidades sociais e relacionais, assim como ver as diferenças e descobertas. Sugiro que acolha as emoções e possibilite um espaço para que ela possa se expressar suas emoções, e que possa ajudar ela a lidar com essas questões. Em caso de sentir que precisa de ajuda, procure um psicologo para te ajudar a lidar com a situação.
Olá! Uma vez que a criança, aos 6 anos, vem trazendo relatos de sofrimento por conta de uma relação, vale a pena investigar por exemplo: se já aconteceu em outras relações; quais os motivos conscientes desses desentendimentos; como ela lida com a frustração de modo geral; dentre outros.
O objetivo é auxiliá-la a desenvolver habilidades emocionais e sociais frente a tais questões, dentro da sua maturidade cognitiva e psicológica. As primeiras relações afetivas são importantes porque ecoam para as futuras relações que se apresentarão nas demais etapas do desenvolvimento. Um grande abraço e qualquer coisa, só chamar.
É muito importante você conversar com sua filha e entender as razões pelas quais ela pensa isto. As crianças têm muitas fantasia e uma mente muito fértil. Certamente algo aconteceu ou ela viu que a levou a ter essa ideia. Mas não há motivos para preocupação, é comum nessa fase. Mas se você conversar tranquilamente com com ela entenderá os porquês e esclarecerá suas dúvidas. Se não se achar pronta para isso, procure ajuda de um profissional de psicologia.
Olá, é preciso ouvir a sua filha para que ela possa elaborar seus sentimentos. É comum as crianças fantasiarem nesta fase e muitas das vezes estas fantasias são alimentadas por coisas que escutam e veem. Ouvi-la, entender a origem dos seu sofrimento, o significado dos seus sentimentos, que muitas das vezes é diferente do adulto.
Entendo que, para pais ou responsáveis, pode ser desafiador compreender e orientar crianças de 6 anos que experimentam confusões emocionais e enfrentam desafios nas relações sociais, como as dinâmicas de brigas e reconciliações com amigos. As crianças desta idade estão explorando e aprendendo sobre suas emoções e identidades, o que às vezes se manifesta em comportamentos ou declarações que podem ser confusos para os adultos, como o interesse em ser de outro gênero para estabelecer uma conexão mais forte com um amigo.

Para os responsáveis, navegar por estas águas desconhecidas e oferecer o suporte adequado é crucial. Criar um ambiente seguro onde a criança se sinta à vontade para expressar seus sentimentos e pensamentos é um passo importante. Além disso, é fundamental para os pais ou responsáveis compreender e gerenciar suas próprias reações a essas situações, mantendo uma comunicação aberta e oferecendo orientação apropriada.

Se você, como pai, mãe ou responsável, está buscando suporte para lidar com essas situações e oferecer a melhor orientação possível para sua criança, considerar a psicoterapia pode ser uma escolha acertada. Como especialista em psicologia, ofereço uma consulta inicial gratuita para discutir suas preocupações e explorar abordagens eficazes. Nesta consulta, podemos focar em estratégias para fortalecer sua capacidade de apoiar o desenvolvimento emocional e social da criança, além de abordar maneiras de você entender e gerenciar suas próprias emoções diante desses desafios.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Boa tarde, tudo bem?
Sim, é perfeitamente comum. Faz parte do desenvolvimento infantil inclusive hehe. Mas vejo que isso te preocupou, eu realizo um trabalho de acompanhamento para pais, caso você tenha interesse basta entrar em contato comigo.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Olá! Confusão de sentimentos faz parte em todas as idades. Mudanças de gênero também podem aparecer ao longo do desenvolvimento. O que percebo no seu relato é a possibilidade da sua filha ter amizades abusivas, o que abre portas para bulling, baixa auto estima. Quanto mais cedo iniciar terapia, melhor. A terapia tem objetivo diminuir somatizacoes e proteger a auto estima.
Sim, a infância é um período de experimentação e entendimento de como as coisas funcionam, nesse sentido, por estarem nesse processo de desenvolvimento, existem desentendimentos que podem incorrer em brigas. Por conta disso, é importante poder conversar com os filhos e oferecer suporte, buscando entender o que ocorreu para poder melhor orientá-los para uma próxima vez que uma situação semelhante ocorra e também advertir que situações de desentendimentos e brigas são coisas que fazem parte da vida, e que nem sempre as pessoas vão concordar ou entender o que fazemos ou quê falamos, mas que é importante buscar a reconciliação quando consideramos que queremos esta ou que achamos que faz sentido. Outra atitude que pode ser tomada é a conversa com os pais dessa amiga da sua filha, para poder entender melhor o porquê estão ocorrendo essas brigas e junto deles podem pensar como orientar as filhas de vocês.
Olá! Sim é muito comum.Faz parte do desenvolvimento.
Os sentimentos são complexos para os pequenos. As relações humanas são um desafio até para nós adultos.
Precisamos ensinar e apoiar neste momento. Tentar entender o que está acontecendo e ir orientando. Relacionamentos abusivos estão presentes muito cedo. As crianças refletem a vivência familiar então precisamos estar atentos aos sinais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!