Minha filha já passou por 4 internações, 12 psiquiatras e 27 psicólogos.. a resposta e resultados

10 respostas
Minha filha já passou por 4 internações, 12 psiquiatras e 27 psicólogos.. a resposta e resultados que tenho é sempre a mesma: 'não existe cura para transtorno de personalidade borderline'.. e vai se levando.. podem acreditar que tudo o que existe em 'terapias' já foi feito. É isso mesmo?
Cura não há, mas existem tratamentos medicamentosos e psicológicos que ajudam muito a se aproximar de uma vida normal. Existe a técnica de tratamento de traumas E MDR que já utilizei em um paciente borderline que demorou em torno de 3 meses para começar a surgir efeito, porém os resultados foram muito bons. Outra técnica aconselhada é a terapia cognitivo comportamental.

Os colegas já falaram o que a ciência aponta, contudo, depois de quinze anos de estudos na área Psicotica venho administrando 4 técnicas específicas, em trabalho eclético, o qual já apresentei em Congresso Nacional, e digo que, tanto os pacientes como seus familiares vem notando um progresso espantoso, para os casos de esquizofrenia. No primeiro caso, o paciente teve uma recaída só depois de dois anos. O mesmo ficou no consultório seis meses, por julgar curado. Mostrando a imprudência por ser jovem. Outros casos, venho controlando a situação o que vem surtindo efeito positivo. Infelizmente, devido ao que compreendo, não poderia atender sua filha, pois fica difícil para uma pessoa que já sabe de seu estado, acreditar numa melhora. Ela ao passar pelos psiquiatras já tem um diagnóstico escrito em sua mente, o que faz essa pessoa, como dizem: "chutar o balde". Acho que isso dificulte um tratamento. Mas, não desista, algo poderá surgir no futuro, devido às constantes pesquisas.
Ela passou com algum psicanalista? Esses casos são de difícil manejo, mas sim tem tratamento. Eu tenho experiência com esses casos.
Não existe cura para os transtornos de personalidade no entanto a medicação associada a psicoterapia podem trazer uma melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares. Existem diversos tipos de medicações que podem ser usadas dependendo do conjunto de sintomas apresentados e a psicoterapia comportamental dialética é uma das mais indicadas. Muitas pessoas com transtorno de personalidade borderline tem uma melhora dos sintomas após os 35 anos devido ao amadurecimento pessoal.
Não há cura, de fato para os transtornos de personalidade, porém, há a possibilidade de uma melhor qualidade de vida, associando a Psicoterapia com o acompanhamento de um Psiquiatra. A Hipnose pode ajudar bastante também, para que seja possível lidar melhor com o transtorno e com o tempo a pessoa aprenda a conviver melhor com seus sintomas.
Não desista, o mais importante de tudo, mais do que tentar todo e qualquer tratamento, é acreditar que a vida vale a pena !
;)
Esse transtorno de Personalidade Bordeline, é de fator biológico, psíquico e social. "Tem jeito ser" pensar, sentir diferente, são intenso, exageradas reativos aos fatos cotidianos, manifestando-se por suas reações impulsivas, e assim afastando as relações, gerando e confirmando seu sentimento de vazio, abandono. Possui umas autoestima muito rebaixada pela falta de segurança interna, pois esse sentimento de vazio precisa do outro e paradoxalmente o afasta, sustentada por seu modo de funcionar, piorando muito mais seu quadro de sintomas pela falta. Tornando-se uma pessoa de difícil relacionamento, por sua reatividade impulsiva e instabilidade de humor, culpabilizando os outros por seus problemas.
O medicamento é necessário minimiza as reações impulsivas, etc...,mas deve está associado a uma terapia que tenha conhecimento especializado para trabalhar a base do transtorno, para que possa ter um jeito de funcionar mas funcional, (personalidade).
Bem, como profissional eu posso te responder a partir da psicanálise e da minha clínica. Atendo pacientes com este diagnóstico e ao longo do tratamento é possível haver melhoras que são importantes para as pessoas atendidas. O tratamento psicanalítico trabalha com o que é singular naquela pessoa e a partir disto, ela vai construindo um sentido e um caminho que lhe seja próprio. Não é um tratamento breve, porque também não é breve a construção das limitações de cada um. Sugiro que seja procurado um profissional psicanalista, geralmente é um psicólogo ou psiquiatra de formação universitária que faz uma formação em psicanálise.Espero ter contribuído com um sentido para suas inquietações.
Procure informações sobre terapeutas que utilizem ou a Terapia Comportamental Dialética (Marsha Linehan) ou a Terapia dos Esquemas (J. Young).
A TCC não é indicada para transtorno de personalidade Borderline, segundo o próprio Aaron Beck, que foi quem a criou.
Existem muitos excelentes profissionais em terapia dos esquemas que podem ajudar sua filha. Você conhece o livro "Pare de pisar em ovos" ? É um guia para a família da pessoa com transtorno borderline. Pode ajudar muito você a entender e a ajudar melhor sua filha. Não desista dela...
A Terapia Comportamental Dialética (DBT), de Marsha Lineham, tem obtido resultados satisfatórios no tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No entanto, o fato não ser muito conhecida, assim como o transtorno, dificulta o diagnóstico e tratamento para estes casos. Neste sentido, é importante iniciar o tratamento psicoterapêutico Analítico-Comportamental para um melhor entendimento e acompanhamento da queixa. Além disso, é necessário que a psicoterapia esteja associada ao uso correto da medicação prescrita pelo psiquiatra de acordo com o quadro de sintomas apresentados, para que o paciente e os familiares tenham melhores condições em relação ao manejo da patologia e melhor qualidade de vida.
Como os colegas esclareceram anteriormente diferentes angulos da questão, o fato é que um paciente borderline tem dificuldade em aceitar ajuda e tratamento, resistindo o mais que pode ao mesmo, por não se dar conta da gravidade da sua situação. Até certo ponto, não tem sentimento de doença, uma capacidade analítica para revisar ações e consequencias, etc. Entretanto eles podem chegar a compreender, em um processo progressivo, qual o resultado da falta do tratamento, as implicações negativas que lhes aguardam, enfim os mesmos compreendem por repetição ou insistência, a necessidade de buscar ajuda e persistir no tratamento. Não pense que foi em vão toda essa trajetória com sua filha, pois se não tivesse feito nenhuma intervenção a situação estaria muito pior. Psiquiatra e psicoterapeuta com expertise nessa área são os profissionais indicados para sua filha.Um abraço.