Minha filha Tem 15 anos. LM T9 e T10 - paraplégica, lesão por PAF há 1 ano. Desenvolveu escoliose,

4 respostas
Minha filha Tem 15 anos. LM T9 e T10 - paraplégica, lesão por PAF há 1 ano. Desenvolveu escoliose, cifose 43° graus de acordo com o medico tem q fazer cirurgia.
Essa indicação procede? Ou podemos esperar mais uns 2 ou 3 anos? Como a lesão é recente temos medo dela perder o controle de tronco.
É importante sua filha realizar um acompanhamento com um fisioterapeuta especialista na área para prevenir e tragar possíveis deformidades. Além disso a fisioterapia pode manter e melhorar o controle de tronco da sua filha e manter saudável as articulações.
A disposição.

Boa tarde, cifose de 43 graus, está dentro do padrão normal. Se já estiver bem adaptada a cadeira de rodas e com bom controle do tronco, uma cirurgia não seria necessária. A disposição
E necessario elucidar os niveis envolvidos na medida da cifose e o grau da escoliose.
A cirurgia é utilizada para manter o equilibrio do tronco, se o mesmo ja esta equilibrado, convem uma analise criteriosa para a abordagem cirurgica.
A paciente com lesão medular pode desenvolver uma deformidade em escoliose ou em cifose. Em caso de cifose o valor está dentro do parâmetro normal. Já para escoliose, caso esteja progredindo esse valor provavelmente irá aumentar e necessitar cirurgia. A adaptação sentada é um ponto fundamental para indicação ou não da cirurgia. Outro ponto importante: a cirurgia de uma maneira geral melhora a adaptação e o controle do tronco (a perda do controle também é indicação para cirurgia). Além disso, cirurgias de deformidade são realizadas sob monitorização neurofisiológica, trazendo mais segurança ao procedimento quanto a preservação do estado neurológico