Minha filha tem 4 anos e no exame de videolaringoscopia deu adenóide 50%, rinite alérgica hipertrófica

3 respostas
Minha filha tem 4 anos e no exame de videolaringoscopia deu adenóide 50%, rinite alérgica hipertrófica e rinossinusite seria o caso de fazer cirurgia?
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezados país,

Em primeiro lugar, a despeito do vosso rico resto, a formalização de uma
Indicação cirúrgica nao pode se basear unicamente no laudo de um exame complementar e nem e a emissão de um parecer acerca da tão importante saúde de sua filha, através da opinião de médicos que não examinaram / avaliaram a pequena paciente.

Adicionalmente, podemos esclarecer que o percentual de obstrução ao raio x de cavum, segundo o descrito, em princípio, não é dos mais graves em termos obstrutivos e que este parâmetro, embora não de todo destituído de relevância, é apenas bidimensional, e encontra-se, nos dos atuais, menos valorizado que a nasofibroscipia e quão mais, que o exame físico pelo seu otorrino.

Discuta com o seu otorrino!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em se tratando isoladamente de um aumento de Adenóide na porcentagem citada, em geral não se espera uma obstrução importante, já ao indicar também a rinite como comorbidade, esta pode até ser mais importante na gênese da obstrução/roncos/respiração bucal. Além do que a menor apresenta uma rinossinusopatia que pode causar um aumento no tecido adenoideano e conjuntamente piorar a obstrução. Assim, oriento a realizar um tratamento tanto da Rinossinusite quanto da Rinite e observar a resposta. Portanto, o acompanhamento nesse processo é imperioso e a parcimonia também.
Olá!
A indicação de cirurgia de adenoidectomia vai depender dos sintomas de sua filha e também de como ela vai responder ao tratamento clínico das comorbidades, principalmente da rinite alérgica.
Mantenha o acompanhamento com o especialista e, assim, o médico poderá decidir pelo tratamento cirúrgico ou acompanhamento clínico.

Especialistas

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Marília Camargo de Souza Sardeto

Marília Camargo de Souza Sardeto

Otorrino

Guarapuava

Simone Lema de Carvalho

Simone Lema de Carvalho

Otorrino

Rio de Janeiro

Sebastião José da Rocha Neto

Sebastião José da Rocha Neto

Otorrino

Brasília

Rafael Leonardo Martins

Rafael Leonardo Martins

Otorrino

São Paulo

Clovisa Reck de Jesus

Clovisa Reck de Jesus

Otorrino

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.