Minha filha tem 5 anos está passando na psicóloga e neuropediatra a suspeita é tod e tdah tem que se

3 respostas
Minha filha tem 5 anos está passando por uma psicóloga e neuropediatra. A suspeita é TOD e TDAH. Existe algum exame pra saber se é isso mesmo, com precisão?
Exame especifico não tenho conhecimento, mas a observação e levantamento de questionários identificando comportamentos podem dar um bom indicio. O tratamento desta condição é multidisciplinar e depende de três eixos: medicação, psicoterapia comportamental e suporte escolar. A medicação auxilia em boa parte dos pacientes e melhora a auto regulação de humor frente às frustrações; a psicoterapia deve centrar em mudanças comportamentais na família com medidas de manejo educacional (dar bons exemplos, dialogar com a criança, ter paciência ao falar, explicar o motivo das ordens dadas, etc.).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não há nenhum teste de diagnóstico para essas condições, pois não existem substâncias que possam ser dosadas no sangue ou alterações específicas em um exame de neuroimagem. TDAH e TOD se dão por um diagnóstico de exclusão de outras causas e sintomas.

O diagnóstico de TOD e TDAH é clínico, feito através de entrevistas clínicas detalhadas e minuciosas e por meio de questionários e avaliações de rastreamento, o que permite fechar critérios do diagnóstico para esses transtornos. Tanto a neurologista, quanto a psicóloga são especialidades aptas a tal diagnóstico. Espero ter ajudado, abraço!
Olá! É importante lembrar que o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor-Desafiador (TOD) é clínico, ou seja, é baseado na avaliação do médico especialista. Não existe um exame específico que possa confirmar ou descartar a suspeita de TOD ou TDAH, mas sim uma avaliação cuidadosa do histórico médico do paciente, observação clínica, aplicação de questionários e escalas padronizadas para aferir os sintomas e o impacto na vida da criança. Além disso, o médico pode solicitar exames complementares, como exames de sangue, para excluir outras causas que podem estar associadas aos sintomas apresentados. É importante seguir com o acompanhamento dos profissionais que estão cuidando de sua filha e, em caso de dúvidas, conversar com eles para esclarecer e entender melhor o diagnóstico e tratamento propostos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.