Minha filha tomava aptamil premium 2, acabou de completar 1 ano. Estou na dúvida se sigo para o Apta

4 respostas
Minha filha tomava aptamil premium 2, acabou de completar 1 ano. Estou na dúvida se sigo para o Aptamil 3 ou vou para o leite de vaca? A nova recomendação da OMS me deixou confusa. Temos fácil acesso ao leite de vaca in natura, direto da fazenda
Olá…como vocês tem fácil acesso ao leite de vaca in natura, você pode começar essa transição. Recomendo que a introdução do leite de vaca seja de forma gradativa, em pequenas porções para seu bebê se adaptar. Uma boa dica é começar essa oferta em preparações de bolos, cookies, sorvetes e vitaminas.
Quanto a recomendação da OMS, para as crianças que apresentam disponibilidade alergênica e/ou APLV a indicação seria a partir de 2 anos.
Com Carinho,
Camila Roque Nutri

Olá,
A nova recomendação da OMS diz que não há benefício no uso da fórmula infantil acima de 1 ano.
Outro ponto importante: Fórmula 3 semestre são compostos lácteos “disfarçados” de fórmula infantil, com uma lista de ingredientes nada interessante para crianças de qualquer idade (muitos aditivos e açúcar).
A recomendação diz que a partir de 1 ano o leite de vaca pode ser oferecido. Se for hábito da criança tomar leite todos os dias, aconselho que procure marcas que possuem apenas Leite integral na composição (no máximo com acréscimo de vitaminas).
Porém, não é obrigatório oferecer leite todos os dias se não for hábito da família. A preocupação maior se da em relação ao alcance das necessidades de cálcio, que tbm pode ser suprida através de outros alimentos como queijo, iogurte, gergelim, etc…
Importante: evite ofertar leite e derivados após as refeições principais (almoço e jantar) pois são refeições ricas em ferro e o cálcio contido nesses alimentos pode atrapalhar a absorção de ferro da refeição, aumentando as chances de anemia ferropriva na infância.

A nova recomendação da OMS traz diversos pontos que pode trazer confusão para as famílias. Se precisar de apoio e esclarecimento procure uma nutri materno infantil :)
Olá. Tudo bem!

A recomendação anterior já relatava que a partir de 1 ano não necessariamente precisaria fazer uso das fórmulas recomendadas pelos pediatras assistentes, desde que essa criança já tenha uma alimentação balanceada, uma vez que até os dois aninhos essa criança ainda está em introdução alimentar.
Te recomendo se for leite em pó, que seja sempre o (leite em pó integral), ler rótulo e de caixinha (leite de vaca) leia os rótulos para verificar se não a muitas adições.
Quanto ao leite de vaca in natura ser mais natural e forte, recomendo ir incluindo aos poucos.
A decisão entre continuar com um leite infantil, como o Aptamil 3, ou mudar para o leite de vaca in natura após o primeiro ano de vida pode depender de diversos fatores, incluindo as necessidades nutricionais da criança, a qualidade da dieta geral e a orientação do pediatra.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que, após o primeiro ano de vida, pode-se introduzir o leite de vaca integral. O leite de vaca integral é uma fonte de cálcio, proteínas e outros nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. No entanto, é importante que a criança tenha uma dieta equilibrada que inclua uma variedade de alimentos nutritivos.

A decisão de continuar com um leite infantil, como o Aptamil 3, ou passar para o leite de férias in natura pode depender de fatores individuais, como a flexibilidade da criança, alergias ou intolerâncias alimentares, e as preferências familiares.

Antes de fazer a transição, é fundamental discutir essa decisão com o pediatra da criança. O pediatra poderá avaliar o desenvolvimento da criança, suas necessidades nutricionais específicas e fornecer orientações personalizadas. Além disso, ele pode ajudar a garantir que a dieta geral da criança seja equilibrada e atenda às suas necessidades de crescimento e desenvolvimento.

Cada criança é única, e a orientação médica é essencial para tomar decisões informadas sobre a alimentação após o primeiro ano de vida.