Prezados, Sabendo que o consumo de bebida a base de soja pode causar problemas seja pela origem t

6 respostas
Prezados,

Sabendo que o consumo de bebida a base de soja pode causar problemas seja pela origem transgênica ou outros fatores questiono:

"Possuo um bebê de 1 ano, qual bebida saudável podemos utilizar em substituto ao leite? lembrando que o mesmo já tem dentinhos e come algumas comidas sólidas.
Olá
Você pode oferecer uma quantidade pequena de suco de fruta 100% da fruta, ou seja, suco natural. Alguns mais indicados: suco de mamão, melão, melância.
Pode oferecer leite de inhame, leite de aveia. Se oferecer leite vegetal, o mesmo não pode ter nenhum aditivo, procure comprar sabor neutro de bebida vegetal e bater com uma fruta e oferecer sempre em pequenas quantidades, observando a tolerância e possíveis sinais de alergia, principalmente no de soja e no de amêndoas.
** Atenção: a bebida de arroz não deve ser introduzida antes dos 5 anos, pois contém vestígios de arsénio inorgânico!

Olá!
De acordo com o ministério da saúde o aleitamento materno e recomendado até os 2 anos de idade da criança!
Como mãe sei o quanto isso é difícil, o que me deixa curiosa é a opção pelo leite de soja? a criança apresenta alguma alergia alimentar? Qual foi a recomendação do pediatra?
Como mencionou muito bem a minha colega, existem outras opções de bebida vegetal que podem substituir o leite!
O importante é sempre fazer essas substituições ou até introduções alimentares com o acompanhamento de um nutricionista ou da pediatra!
Qualquer dúvida estou a disposição!
Atenciosamente Sua Nutri Caroline Anholeto!
Por que substituir o leite de vaca? Este é riquíssimo em tantas vitaminas. Em caso de intolerância, você pode sim oferecer a bebida de soja, prefira as opções sem açúcar. Dentre outras opções, as bebidas de castanha e aveia podem ajudar. Lembre-se de fornecer proteínas e cálcio o suficiente para seu filho.
O leite é um excelente alimento, não há motivo para exclui-lo, a não ser em casos de alergias ou intolerância. Quanto a questão de transgenicos, nada mais é do que uma evolução do melhoramento genético convencional, permite aos cientistas isolarem genes de microrganismos, por exemplo, e transferi-los para plantas, com o objetivo de torná-las resistentes a doenças ou mais nutritivas, entre outras inúmeras aplicações, ou para aumentar a durabilidade do alimento
Para um bebê de 1 ano, a principal fonte de nutrição ainda deve ser o leite materno ou fórmula infantil, caso a amamentação não seja possível. Recomenda-se que bebês de 1 ano continuem recebendo leite materno ou fórmula infantil como principal fonte de nutrientes essenciais, como proteínas, cálcio e vitaminas.No entanto, se estiver procurando opções para introduzir líquidos diferentes na dieta do seu bebê, você pode considerar o leite de vaca integral. Certifique-se de que ele não seja introduzido antes do primeiro aniversário, pois o sistema digestivo do bebê pode não estar pronto para processar as proteínas presentes no leite de vaca antes dessa idade. Além disso, consulte o pediatra do seu bebê antes de fazer qualquer alteração significativa na dieta. Evite substituir o leite materno ou a fórmula infantil sem a orientação adequada de um profissional de saúde, pois essas opções são formuladas para atender às necessidades específicas de crescimento e desenvolvimento dos bebês.
Consulte uma nutricionista infantil.
Leite vegetal não substitui leite animal (vaca, cabra...). E use leite integral, a gordura do leite forma as células nervosas do cérebro.
Se substituir por leite vegetal, a criança corre risco de deficiência nutricional importante.
Em caso de doenças, o ideal é usar fórmulas lácteas.