Minha mãe começou tomar Pondera faz 5 dias, e nesses 5 dias ela só chora....sente ânsia de vômito, f

6 respostas
Minha mãe começou tomar Pondera faz 5 dias, e nesses 5 dias ela só chora....sente ânsia de vômito, falta de apetite. Ela toma Diazepam também. É normal e se for, quanto tempo demora até se adaptar?
Efeitos adversos são mais comuns na 1a - 2a semana de início de um antidepressivo, geralmente sendo passageiros. Depois desse período é que se espera começar a ver resultados positivos da medicação. Quanto ao sintoma de choro fácil, é importante verificar se este já não estava presente: pode ser que o efeito da medicação nos primeiros dias de uso aguçou a ansiedade e o choro. Já quanto aos sintomas físicos, acredito que se estiverem intoleráveis, vale uma nova visita ao médico para reavaliar o uso da medicação e a dose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luís Moreira Gonçalves
Psiquiatra
São Paulo
É muito comum efeitos secundários na primeira semana, são, no geral, passageiros. Se as coisas estiverem complicadas contacte o seu médico.
Abraços e força nesta fase. :)
Dra. Ida Ortolani
Psiquiatra
Campinas
O Pondera é um antidepressivo muito eficaz para quadros de ansiedade. Ele começa a fazer efeito mais ou menos perto dos 15 dias. É muito comum que o paciente fique mais ansioso pois espera o efeito mais rápido. quanto a tomada do Diazepam, sem saber a dosagem, a que horas ela toma e há quanto tempo, será necessário falar com o psiquiatra dela.
Sim, é relativamente comum nos primeiros dias ou semanas de tratamento com Paroxetina, um antidepressivo da classe dos ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina). O organismo está se adaptando ao medicamento, o que pode causar efeitos adversos transitórios. A maioria dos sintomas tende a melhorar dentro de 1 a 4 semanas, à medida que o organismo se adapta. Caso os sintomas persistam ou se agravem, recomendo entrar em contato com o psiquiatra que a acompanha para reavaliar ajustes da dose inicial (iniciar com uma dose menor e progredir conforme adaptação), melhor horário para administração da medicação ou se a Paroxetina seria a melhor indicação para sua mãe. Espero ter ajudado!
Olá! Em média nas 2 primeiras semanas de uso do Pondera podem ocorrer efeitos colaterais de adaptação, como dor de cabeça, náuseas, tontura, insônia. Após esse período, a tendência é que esses sintomas melhorem. Por isso, é necessária a orientação médica para acompanhar a evolução do tratamento.
Olá, sugiro que converse com o médico que lhe prescreveu essa medicação, pois a mesma pode apresentar alguns efeitos colaterais indesejados, como os quais você descreve acima, no entanto, para chegarmos a conclusão que esses efeitos estejam vindo da medicação, deve-se realizar uma anamnese completa, descartar possíveis causas, fico a disposição, para maiores esclarecimentos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1395 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.