Minha mãe faleceu há 4 meses e sinto vontade de chorar todos os dias quando penso nela, mesmo pensan

33 respostas
Minha mãe faleceu há 4 meses e sinto vontade de chorar todos os dias quando penso nela, mesmo pensando só nos momentos bons que vivemos, sinto uma angústia muito grande por saber que tudo acabou.É normal isso?
Ola! É muito normal tudo isso que está passando, afinal é uma perda muito grande e é necessário elaborar esse luto. Entretanto, sentir isso sozinha é bastante pesado, pois é o maior vínculo de nossas vidas. Assim sendo, sugiro buscar por ajuda de um profissional Psicanalista/ Psicólogo, para te ajudar nesta e em outas questões que tenha se esbarrado essa perda. Por outo lado te digo, chore sempre que tiver vontade, não é proibido, não é feio e não é fraqueza. Chore! Chore, mas procure por ajuda, é bem mais fácil passar por isso! Coragem!

Olá, sim é plenamente normal que tristeza, desanimo, choro frequente venham a fazer parte de quem está enfrentando fase de luto por perda de pessoa próxima ou ente querido. Fazer acompanhamento psicológico, pode te dar um bom suporte emocional, pois apesar de ser inerente a vida de todos os humanos, lidar com perdas, você não precisa passar por essa fase só, faça acompanhamento psicológico, mesmo que seja no modo online, a superação será bem mais eficiente quando você estiver acolhido(a) na sua dor.
Olá. Sim, é completamente normal o que você está vivenciando devido a sua situação. Se possível faça terapia, esse apoio pode te ajudar bastante. Atenciosamente
Viva o Luto Chorando e ficando em silencio para refletir quando for possível. Os mecanismo de superação e compensação vão agir e você voltará para a lida. abraços
Sim! É muito normal. O luto tem algumas fases que todos passamos por ela, cada qual à sua maneira e no seu tempo. Com o trabalho da Constelação Familiar você pode conseguir olhar para essa ligação de maneira mais afável e menos dolorosa, liberando você para a vida com maior aceitação desta falta, podendo caminhar mais confiante pela vida
Olá! Sim, sendo uma perda recente, é natural sentir tristeza, angústia e chorar frequentemente. É um momento doloroso porque envolve separação, desligamento e ruptura de relações. É importante que você acolha esses sentimentos como sendo parte do teu momento atual, ou seja, como sendo uma fase que não durará para sempre, mas que precisa ser vivida e posteriormente elaborada, até que você se sinta confortada. Todavia, um apoio psicológico enquanto enfrentas o luto pode ser importante como medida preventiva de um luto patológico futuramente, por exemplo. Espero ter ajudado.
Sim. Super normal! Vivencie o seu luto, todo mundo precisa se permitir e sentir essa tristeza. As pessoas, geralmente, não gostam de passar por essa fase, por ser muito dolorosa, muitos se negam a aceitá-la, mas ela é muito necessária. Se daqui um tempo, você sentir que esse luto está prejudicando sua vida, então, é bom prestar atenção, porque tende a se tornar um luto patológico. A partir daí, uma ajuda profissional é necessária.
Puxa, que tristeza. Sinto muito pela sua perda, meus sentimentos. Perder entes queridos sempre é um processo muito doloroso e que requer tempo para que seja feito esse desligamento emocional entre quem se foi e aqueles que ficaram. Você ainda vai se lembrar muito dela, das coisas boas e ruins, vai chorar e se lembrar com carinho também. Isso faz parte do processo de luto. Você jamais vai esquecê-la! Porém, esse desligamento promovido pelo processo de luto te trará saúde na medida em que você conseguirá continuar caminhando (vivendo), pois você está no mundo dos vivos. É um desligamento que te permitirá viver sua vida, mas sem jamais esquecê-la. Caso encontre muita dificuldade nesse processo, estiver muito difícil ou muito doloroso, busque ajuda de um psicólogo.
Boa noite. O choro faz parte do processo do luto e ajuda em sua expressão. É muito recente a perda da sua mãe e por isso as emoções andam como a ”flor da pele”. Com tempo o recordar não será mais tão dolorido. Estou às ordens por qualquer outra duvida ou se tiver mais algum outro sintoma que te incomode.
Olá, o processo de luto leva um tempo e o que você está sentindo é natural, faz parte do luto. Procure se apegar e se aproximar de amigos e familiares nesse momento difícil que está passando, eles poderão te trazer conforto e te ajudar. O luto engloba diversas questões da sua vida, se estiver muito difícil, procure um psicólogo, ele certamente irá te ajudar a passar por esse momento difícil. Espero ter ajudado. Um abraço!
Boa tarde! Sinto muito por sua perda e saiba que ficar triste e chorar faz parte do processo do luto. Cada pessoa tem o seu tempo para chegar no que a gente chama de aceitação. Neste momento, procure fazer coisas que lhe proporcionam prazer, mas não se esqueça que ter um contato direto com a sua dor, também o ajudará para elaboração deste processo. Caso parecer muito difícil lidar com tudo isso, procure um profissional.
Se cuida. Abraços.
Olá.
Você atravessa o processo de luto, entender a perda, e dar um significado a todo esse processo precisa de um tempo. O ideal é você buscar terapia.
Olá! Sinto muito pelo falecimento de sua mãe. Sim, essa dor que parece sem fim é completamente adequada ao momento. Pode levar um tempo pra passar. Retome suas atividades, o cuidado com sua vida, com sua saúde e respeito os seus momentos de luto. Acolha sua dor e sua tristeza. Seja grata por todos esses momentos bons que viveram. E compreenda que assim é o ciclo da vida para todas as criaturas nesse planeta. Ela ainda vive em seu coração.
Olá! Como a perda é recente, é natural que esteja se sentindo assim. Não se culpe por isso. Perder entes queridos é difícil mesmo. Infelizmente morrer faz parte do ciclo. O importante é que você se permita viver o luto e viva do seu jeito (se sentir vontade de chorar, chore). Negar os sentimentos pode trazer consequências mais sérias no futuro. O luto passa por algumas etapas antes de sua conclusão e esse processo é sempre único para cada pessoa. Por isso, não posso te dizer quanto tempo durará essa fase da sua vida mas, quero que saiba que com o tempo essa dor irá perder a intensidade e dará espaço as boas memórias. Aos poucos, vá retomando a sua rotina. Se apegue a sua rede de apoio. Tente estar perto de pessoas com quem possa contar em momentos de crise. Esse conforto te dá mais forças para seguir em frente. Caso sinta necessidade, você também pode procurar a ajuda de um Psicólogo. Esse profissional certamente te ajudará a se adaptar a mudança e criar perspectivas futuras. Cuide-se bem!
O luto é uma dor muito grande mesmo! Cada pessoa tem seu tempo e seu modo de supera-lo. Se está difícil passar por isso, por que não buscar ajuda? Você não precisa atravessar esse momento sozinho(a). A terapia poderá te ajudar muito nesse processo! Espero que fique bem. Estou a disposição para ajudar! Forte abraço!!
Luto tem fases, é uma dor bastante difícil, especialmente com uma pessoa tão central na sua vida. Não lide sozinh@, peça ajuda. Temos dificuldade neste sentido às vezes, mas há dores que não atravessamos sozinhos mesmo. Busque apoio de amigos, parentes queridos e com escuta acolhedora. Se puder, faça terapia. Pode te ajudar bastante.
Olá! Agradeço por compartilhar conosco a sua questão. Sinto muito por sua perda! O falecimento de sua mãe ainda é algo muito recente com o qual você ainda está aprendendo a lidar. Dessa forma, não há nada de errado em se sentir angustiada e chorosa. Entendo que é muito importante que você respeite o seu tempo de digerir o ocorrido. Além do suporte de familiares e amigos talvez fosse interessante buscar por psicoterapia. Certamente o apoio de um profissional te ajudará na construção de estratégias para lidar com o momento. Se cuide! Um abraço!
Veja com um psicólogo de sua extrema confiança . Ele Irá te orientar .
Isso a ajudará mto .
Olá!

A duração do enlutamento varia de pessoa para pessoa, e um período de quatro meses é completamente aceitável para nos recuperarmos de uma perda, então está tudo bem.

Porém, a duração do luto não é o único fator a ser considerado. A intensidade do sofrimento e a paralização ou não dos seus projetos pessoais e atividades do seu dia a dia também precisam ser observados.

Independente de quanto tempo passou, se você acha que está muito difícil de lidar com o sofrimento pela perda, você pode buscar ajuda profissional. O psicólogo tem técnicas e métodos para te ajudar a passar por esse momento difícil de forma mais tranquila.

Espero ter ajudado!
Olá. Você está vivendo seu processo de luto e cada pessoa tem o seu próprio tempo e forma de viver e sentir a falta dos entes amados. A psicóloga pode trabalhar com você os conteúdos que estão permeando este luto de forma a refletir e aceitar com menos sofrimento a partida da sua mãe. Falar sobre a dor física alivia o emocional. Explorar o que te angústia te liberta para viver mais leve e conformada. Pense nisso.
Olá, lamento a sua perda. Nossa mãe ou quem fez esse papel para na nossa vida é um dos vínculos mais importantes que construímos. Sugiro procurar ajuda de um psicólogo para te apoiar. Chore sim, fique triste mas cuide-se. Seja amorosa e compreensiva consigo mesmo. Cada um tem um tempo. Relembre as coisas boas que vocês vivenciaram, os bons exemplos, os valores que ela te passou e o legado que deixou. Vai melhorando dia a dia. A dor se transforma em saudade. Porém fique atenta se esse quadro durar mais do que seis meses procure ajuda urgente pois pode estar se desenvolvendo um quadro de depressão. ok? Abraços
Olá! É comum a variação no humor e sentimentos confusos. A presença de tristeza, com ou sem lágrimas, faz parte do processo de luto. O luto é um processo de angustia resultado de uma perda significativa em nossa vida e tende a fazer parte de todo fim que vivenciamos. O luto não é algo a ser evitado, mas sim compreendido, acolhido e elaborado (no contexto daquela pessoa, daquele momento de vida e conforme grau da relação e impacto da perda) e às vezes um auxílio profissional, como psicológico, pode ser necessário.
Na terapia, estará disponível uma escuta atenta e ativa para quem sofre. Para que seja validado e valorizado aquilo que foi perdido e quem perdeu seja encorajado a aceitar esta perda, de forma saudável para si. Será um prazer te ajudar nesse processo. Fico à disposição para possíveis dúvidas.Abraço!
Sim, é preciso respeitar seu tempo, cada pessoa vivencia o luto de maneiras diferentes, acolha sua dor e permita-se vivenciar tais sentimentos, enconre formas de ressignificar a tristeza e lembrar-se das boas experiências que vivenciaram em vida. Sinto muito pela sua perda. Encontro-me a disposição para atendimento online.
É perfeitamente normal experienciar esse tipo de emoção ao perder alguém importante.
Nesse momento, é preciso viver o que essa dor traz.
Uma experiência de diálogo com seu inconsciente, como por exemplo a análise de sonhos pode lhe gerar mais conforto e significado.
Fico a disposição.
Sim, sentir o que tem sentido é muito normal, afinal perder alguém querido é muito difícil. Cada pessoa passa por esse momento a sua maneira, alguns se recolhem, outros sentem a necessidade de falar sobre as vivências e experiências com a pessoa. E possível experimentar diversas emoções como por exemplo chorar, e é importante vivenciar cada uma delas. O mais importante é acolher esse momento de dor e tristeza e ter por perto pessoas queridas que podem ajudar a passar por esse momento ou buscar ajuda profissional.
Sinto muito pela sua perda! Com certeza perder alguém tão significativo e próximo é um processo muito doloroso. É natural que você ainda esteja em sofrimento, principalmente por ser tão recente. Nesse momento, é importante acolher e respeitar o seu luto. Se possível, se aproxime da sua rede de apoio (familiares, amigos), para que dessa forma você encontre suporte e conforto para atravessar esse momento. A Psicoterapia também pode te ajudar a lidar com essa dor.
Sinto muito pela sua perda! E sim, a morte de alguém próximo a nós e de tamanha importância, pode ser um fato bastante doloroso. A tristeza, a angústia e o choro frequente, mesmo quando as lembranças são de momentos felizes, são extremamente naturais e esperados. A duração do que chamamos de luto não é igual para todos nós. Permita-se sentir e solicitar ajuda, caso seja necessário. Compartilhar os sentimentos pode ser uma importante forma de ressignificação e fortalecimento!
Olá! Meus sentimentos pela sua perda. Há várias abordagens psicológicas sobre os processos de luto, mas é importante considerar que cada um vive o luto de sua forma, em termos de intensidade e tempo. O que você está sentindo é normal e esperado. O importante, neste momento, é se permitir chorar e não negar as emoções que estão em pauta. Porém, também é fundamental buscar familiares e amigos que possam lhe apoiar/acolher neste momento tão difícil, além de ir retomando aos poucos sua rotina. Uma ajuda psicológica seria de grande valia, pois lhe ajudaria a compreender melhor a tristeza que sente e o significado da sua mãe na sua trajetória de vida, além de promover estratégias de enfrentamento frente ao sofrimento.
Sinto muito pela sua perda.
O que você esta sentindo é algo normal, tendo em vista que o processo de luto varia para cada individuo. Permita-se passar por todas as emoções e sentimentos que este momento trás e busque ajuda de um profissional se sentir necessidade de um apoio para a situação, falar sobre o que você esta sentindo pode te ajudar a enfrentar a dor.
Oi. sinto muito pela sua perda.
sinto muito pela sua dor. Não existe uma fórmula mágica para superar acontecimentos dolorosos. Em busca de respostas coerentes, em tentar se sentir bem, as vezes passamos muito tempo "dentro da nossa cabeça" ruminando o que aconteceu e isso pode levar a mais sofrimento. Aprender a se relacionar com esses sentimentos e pensamentos difíceis que o termino desencadeou através da psicoterapia é importante para que você consiga sair desse ciclo.

O processo de luto é realmente doloroso e perpassa por 5 fases que envolve: negação e isolamento,raiva, barganha,estado depressivo e por fim a aceitação. Isso não quer dizer que não se pode fazer algo a respeito, é importante aceitar e acolher as emoções negativas, pois contribui para a chegada da aceitação. Você também traz sentimento de culpa e isso pode estar potencializando seus sintomas. De uma forma ou de outra, recomendo a terapia para lidar melhor com esse momento.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá. É normal sentir bastante tristeza e choro após a perda de alguém importante. Psicoterapia pode te ajudar a passar por esse momento difícil e entender melhor suas emoções. Abraço.
Olá! Gostamos de saber se aquilo que estamos sentindo é considerado normal ou não. Mas eu gosto de salientar que a experiência de cada um diante da vida é única, então só você pode dizer o que é normal para você. De qualquer forma a dor e a angústia que sentimos com a morte de alguém que ocupava tanto espaço em nossa vida como a mãe, é muito significativa. Chamamos de processo de luto o tempo e o trabalho que você vai ter para se adaptar a esta vida sem a presença física dela, mas com a presença de todos os aprendizados e momentos compartilhados. É importante que você se permita sentir, pensar, falar, lembrar.... atravessar esse momento do seu jeito. E se sentir que está muito difícil passar por isso sozinha, que sua família e amigos não estão conseguindo lidar com a sua dor, sugiro procurar psicoterapia. Neste processo você encontrará apoio e orientação para atravessar esse período difícil.
Olá, tudo bem? Podemos dizer que é um processo natural, afinal era uma figura importante para você! Nós só atravessamos um luto vivenciando-o, não estou dizendo que devemos nos entregar ao sofrimento, mas entendendo que ele faz parte! Porém, você pode contar com ajuda profissional para vivencia-lo!