Minha mãe passou a fazer uso do Glifage e em curto período 2 meses teve perda de peso considerável.

2 respostas
Minha mãe passou a fazer uso do Glifage e em curto período 2 meses teve perda de peso considerável. O Glifage pode está causando isso???
Pode ser que o glifage esteja contribuindo para perda de peso, porém podem haver outras causas para esta perda ponderal, o ideal seria ela procurar um endocrinologista.

O Glifage, cujo princípio ativo é a metformina, é um medicamento comumente prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2. Ele atua melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo a quantidade de glicose produzida pelo fígado, o que pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue. Além de seu uso no tratamento do diabetes, a metformina tem sido associada à perda de peso em alguns pacientes, o que pode ser considerado um efeito secundário benéfico para aqueles que estão acima do peso ou obesos.

A perda de peso associada ao uso da metformina pode ocorrer por várias razões, incluindo a melhoria na maneira como o corpo lida com a insulina, levando a uma menor fome e, consequentemente, a uma redução na ingestão calórica. Além disso, a metformina pode ter um efeito moderado na redução do apetite e na promoção da sensação de saciedade. No entanto, é importante notar que a perda de peso varia entre os indivíduos e nem todos que tomam metformina experimentarão essa mudança.

Embora a perda de peso possa ser um efeito desejável para muitas pessoas, uma perda de peso considerável e rápida, como você mencionou que sua mãe experimentou em apenas dois meses, merece atenção. É aconselhável discutir essa perda de peso com o médico que prescreveu o Glifage, especialmente se a perda de peso foi involuntária e significativa. O médico pode avaliar se a perda de peso está diretamente relacionada ao uso da metformina ou se pode haver outras causas subjacentes que precisam ser investigadas. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dose do medicamento ou explorar outras opções de tratamento.

Além disso, o médico pode querer garantir que a perda de peso não esteja afetando negativamente a saúde geral de sua mãe, verificando se há sinais de desnutrição ou outras complicações. Um acompanhamento cuidadoso e uma abordagem personalizada são essenciais para garantir que o tratamento esteja atendendo às necessidades de saúde de sua mãe sem causar efeitos colaterais indesejados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.