Minha mãe tem 63 anos e há 9 meses atrás, sentia muita fadiga, falta de apetite e náuseas. Fez o che

9 respostas
Minha mãe tem 63 anos e há 9 meses atrás, sentia muita fadiga, falta de apetite e náuseas. Fez o check up e no exame de 25-hidroxivitamina D deu 15 ng/mL. Nos outros exames(coração, urina, hemograma, etc) estavam tudo normais.
Desde então ela toma suplemento de vitamina D 50.000 UI diariamente, longe das refeições recomendado pelo seu médico, dizendo que teria que tomar pro resto da vida e que não precisava mais refazer esse exame.

Nos três primeiros meses, ela melhorou muito! Porém, hoje, após 9 meses tomando esse mesmo suplemento (5.000 UI) diariamente, os sintomas terríveis, voltaram!
Será que ela está com hipervitaminose? Após 9 meses tomando vitamina D 5.000 UI diariamente, não deveria se exigir um novo exame pra reavaliar a posologia?
Boa tarde,
a reposição de vitamina D em idosos é especialmente benéfica em pacientes com osteoporose e alto risco de quedas.

Na ocasião do seu diagnóstico, isto é, menor que 20 ng/ml, habitualmente procede-se sua suplementação em doses mais elevadas por curto período e, após, faz-se necessário a repetição do exame para aferir os níveis séricos de vitamina D.

De acordo com o resultado, reduz-se a dose (para manutenção dos níveis) ou prolonga-se o tratamento (se manutenção da deficiência).

No caso de suplementação excessiva de vitamina D, pode ocorrer hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) que pode desencadear fraqueza, náuseas, vômitos, constipação e perda do apetite.
Espero ter esclarecido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bárbara Costa Santos
Nutricionista
Belo Horizonte
No caso de sintomas adversos é importante procurar o médico para que ele possa fazer novos exames, conforme sua prescrição, e estabelecer a conduta adequada.
Dr. Daniel Aleixo Tavares
Médico clínico geral
São Paulo
Seri interessante dosar novamente a vitamina D. Níveis ótimos estão em torno de 40 a 60. Um dos efeitos do excesso de vitamina D é a hipercalcemia, como já dito pelo colega acima.
Dr. Jansen Dias Paz Júnior
Geriatra, Médico clínico geral
São Paulo
Ola,

os níveis de vitamina D no exame estavam, de fato, baixos. No entanto a dose de 50.000U diariamente é muito alta!! A recomendação é que seja feita semanalmente e que os níveis sejam dosados pelo menos depois de dois meses de reposição. Sendo assim, existe sim um risco de hipervitaminose D. Recomendo marcar uma consulta médica.

Espero ter ajudado
Dr. Milton Roberto Furst Crenitte
Médico clínico geral, Geriatra
São Paulo
Olá. Uma questão importante que você levantou. É importante sim reavaliar a dosagem de vitamina D no sangue, até para checar se não está agora com excesso da mesma no sangue.

Além disso, uma avaliação geriátrica ampla de sua mãe é uma estratégia necessária para checar a razão dos sintomas dela.

Grande abraço
Olá! O ideal realmente é marcar uma consulta e realizar novamente os exames, o check up de rotina deve ser realizado, em geral, 1x ao ano para avaliar vitaminas e outras possíveis doenças que podem ser diagnosticadas através nos exames de sangue.
Dr. Rodrigo Lima de Meo Martins
Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá! Entendo sua preocupação, e ela faz todo sentido. Quando a vitamina D está muito baixa, como no seu caso (15 ng/mL), é comum que o médico recomende uma reposição mais intensa no início, especialmente se há sintomas como fadiga, falta de apetite e náuseas — e é ótimo saber que você melhorou bastante nos primeiros meses!

Agora, depois de 9 meses tomando 5.000 UI por dia, o ideal seria reavaliar. A vitamina D é uma substância que se acumula no organismo, e, em algumas pessoas, o uso contínuo em doses mais altas pode levar a um excesso — o que também pode causar sintomas como cansaço, enjoo e falta de apetite, parecidos com os que você teve lá no começo.

Cada caso é único, e há diferentes opiniões entre médicos sobre a frequência com que esse exame precisa ser repetido. Mas, considerando que os sintomas voltaram, seria prudente sim refazer o exame de vitamina D e, se possível, também o de cálcio e função dos rins, só para garantir que está tudo em equilíbrio e, se necessário, ajustar a dose com segurança.

Vale conversar com o seu médico sobre isso, levando esse ponto para discussão. Se preferir, também pode buscar uma segunda opinião para ter mais segurança. O mais importante é que você se sinta bem e acompanhada com atenção nesse processo.

Se quiser, posso te ajudar a montar uma listinha dos exames que valem a pena checar ou preparar perguntas para levar à consulta. Estou por aqui!
Dr. Jordão  Duarte de Almeida
Médico clínico geral
Mogi das Cruzes
Geralmente a dose de 50mil é mais aguda e por um periodo bem estabelecido. 10.000UI é uma dose diária otima para manutenção. MAS ATENÇÃO, suplementar APENAS vitamina D pode ser um tiro no proprio pé. Precisa associar com vitamina K2 para direcionar o calcio para os tecidos e , geralmente, associado a vitamina A
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

Após tantos meses usando doses altas de vitamina D, realmente é importante reavaliar o exame, pois tanto a falta quanto o excesso podem causar sintomas parecidos. Mesmo que ela tenha melhorado no início, ajustar a dose com base no nível atual costuma ser o mais seguro.

Se necessário, estou com agenda aberta para teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso mais de perto.

Atenciosamente.

Especialistas

Bruno Paesano

Bruno Paesano

Médico clínico geral, Nutrólogo

São Paulo

Karen Carolina da Silva

Karen Carolina da Silva

Nutricionista

Brasília

Paula Vasconcelos

Paula Vasconcelos

Nutrólogo

São Paulo

Meirevania Hortêncio

Meirevania Hortêncio

Nutricionista

Águas Claras

Fernanda Vasconcelos

Fernanda Vasconcelos

Nutrólogo, Médico clínico geral

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 239 perguntas sobre Deficiência De Vitamina D
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.