Minha mãe teve um AVC hemorrágico, está internada ainda , mais está com dificuldade de deglutição ai

7 respostas
Minha mãe teve um AVC hemorrágico, está internada ainda , mais está com dificuldade de deglutição ainda , será que ela vai conseguir comer normal pela boca depois?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Não temos como afirmar, porém se faz necessário o acompanhamento com uma fonoaudióloga que trabalhe com disfagia, sugiro procurar para avaliar e para te orientar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Erika Galvão
Fonoaudiólogo
Fortaleza
Olá, é importante que ela faça uma avalição e um acompanhamento fonoaudiológico. Somente com a intervenção (terapia fonoaudiológica) será possível reabilitar a função da deglutição. Alguns fatores interferem na recuperação, como extensão da lesão, mas a fonoterapia irá ajudá-la. Boa recuperação pra sua mãe!
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Vai depender da evolução do quadro. Primeiro momento se apresenta muito mais grave do que ficará, mas a partir da reabsorção pelos tecidos os sintomas vão minimizando e suavizando. Dependendo da evolução ela poderá voltar com a alimentação. Necessita de acompanhamento clínico e fonoaudiológico.
Dra. Katia Molinari
Fonoaudiólogo
Curitiba
Olá. É necessário que inicie reabilitação Fonoaudiológica, assim que possível. Utilizamos técnicas que podem ajudar a restabelecer a função motora, adaptação de consistências alimentares, sempre com o objetivo de focar no conforto e na segurança da alimentação. A comida precisa ser adaptada para ser fácil de engolir, com consistência adequada, e oferecida de forma tranquila, respeitando o ritmo da pessoa.
Procure no hospital o serviço de fono. Caso nao haja, o ideal é procurar uma fonoaudióloga especialista em Disfagia para que inicie o tratamento beira leito
Dr. Sergio Rodrigues Da Silva
Fonoaudiólogo
Campos Dos Goytacazes
A recuperação da deglutição após um AVC hemorrágico depende de vários fatores, como a extensão da lesão cerebral, o tempo de intervenção e a reabilitação fonoaudiológica.
 Eduardo da Silva
Fonoaudiólogo
Franco Da Rocha
Avaliação e orientação fonoaudiológica para casos de disfagia ( dificuldade de deglutição), é a melhor resposta para responder sua dúvida, acredito que terá isso durante o processo de internação.

Especialistas

Bernardo G Aguiar

Bernardo G Aguiar

Cirurgião geral

Divinópolis

Agendar uma visita
Rivaldo Serrano de Andrade Neto

Rivaldo Serrano de Andrade Neto

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Oncologista

João Pessoa

Agendar uma visita
Mariana Ocampos Galvão

Mariana Ocampos Galvão

Cirurgião pediátrico

Campo Grande

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Ceilândia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Gastrostomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.