Minha mãe toma Rivotril a mais de dois anos, mas de uns tempos pra cá vem se sentindo muito mal e te
3
respostas
Minha mãe toma Rivotril a mais de dois anos, mas de uns tempos pra cá vem se sentindo muito mal e tentou tirar o rivotril e sentiu uma série de sintomas como: Confusão mental, taquicardia, suor frio dentre outros. Ela consultou com um Geriatra e ele orientou o desmame do Rivotril fazendo a transição para o Trazodona. Na primeira semana 1/4 rivotril e 1 trazadona por dia. Na segunda semana 1/4 de rivotril dia sim dia não e 1 trazodona todos os dias. E na terceira semana retirar o rivotril e ficar tomamdo só o trazodona. Ela está no segundo dia da primeira semana do processo de transição, e continua se sentindo mal, podem por favor informar se isso é normal? E quanto tempo mais ela vai continuar sentindo esse desconforto? Preciso consultar um psiquiatra?
Por favor, gostaria muito de uma orientação. Agradeço!
Por favor, gostaria muito de uma orientação. Agradeço!
É normal sentir esses sintomas já que o uso do Rivotril pode está associado a uma dependência química (seu uso prolongado pode causar isso), e dessa forma, durante a retirada repentina, sofrer desses sintomas. Sugiro avaliar adequadamente o uso medicamentoso durante o desmame, principalmente se houver outras questões medicas envolvidas. Em caso de dúvidas, procure um Psicogeriatra para atender sua mãe.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente essa retirada ocorre de forma mais lenta, independente de haver o trazodona ou não… pois o sono não é a única coisa envolvida… existe uma dependência. Sugiro retornar ao médico, caso necessário me coloco a disposição
É muito importante o cuidado que sua mãe está tendo nesse processo de tirar o Rivotril (clonazepam) depois de tanto tempo usando. O que ela está sentindo agora — confusão, taquicardia, suor frio e outros sintomas — é comum durante o desmame do Rivotril, principalmente porque o corpo se acostuma muito com o remédio e pode passar por uma espécie de “rebeldia” quando a dose começa a diminuir.
O plano que o geriatra passou, com uma redução gradual e o uso da trazodona para ajudar na transição, é o caminho correto e o mais seguro. Mas é normal que, nas primeiras semanas, esses sintomas de desconforto continuem, porque o corpo está se adaptando a ficar sem o Rivotril.
Cada pessoa reage de um jeito, mas geralmente esses sintomas vão melhorando com o passar das semanas. O mais importante é manter essa redução sempre seguindo orientação médica, para evitar um desmame muito rápido, que pode piorar os sintomas.
Se o desconforto for muito intenso, ou se surgir algo que pareça fora do comum (como dificuldade para respirar, confusão muito grande, queda ou sintomas que assustem), é fundamental procurar o médico ou um psiquiatra rapidamente.
Recomendo sim que vocês consultem um psiquiatra, porque ele tem um olhar especializado para acompanhar essa retirada e pode ajudar a ajustar o tratamento, melhorar o conforto da sua mãe e garantir que tudo seja feito com segurança.
É um processo que exige paciência e cuidado, mas que com o acompanhamento certo vai dar certo.
O plano que o geriatra passou, com uma redução gradual e o uso da trazodona para ajudar na transição, é o caminho correto e o mais seguro. Mas é normal que, nas primeiras semanas, esses sintomas de desconforto continuem, porque o corpo está se adaptando a ficar sem o Rivotril.
Cada pessoa reage de um jeito, mas geralmente esses sintomas vão melhorando com o passar das semanas. O mais importante é manter essa redução sempre seguindo orientação médica, para evitar um desmame muito rápido, que pode piorar os sintomas.
Se o desconforto for muito intenso, ou se surgir algo que pareça fora do comum (como dificuldade para respirar, confusão muito grande, queda ou sintomas que assustem), é fundamental procurar o médico ou um psiquiatra rapidamente.
Recomendo sim que vocês consultem um psiquiatra, porque ele tem um olhar especializado para acompanhar essa retirada e pode ajudar a ajustar o tratamento, melhorar o conforto da sua mãe e garantir que tudo seja feito com segurança.
É um processo que exige paciência e cuidado, mas que com o acompanhamento certo vai dar certo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.