Minha mãe tomou paroxetina por 2semanas .ela teve vários efeitos colaterais uns dele foi rigidez mus

2 respostas
Minha mãe tomou paroxetina por 2 semanas. Ela teve vários efeitos colaterais. Um deles foi rigidez muscular, teve dificuldade de andar e confusão mental. Esses efeitos são passageiros?
Primeiramente, com frequência pessoas têm manifestações que atribuem a efeitos colaterais de remédios e eles não o são. Há uma tendência de se achar que só porque sinto algo após começar uma medicação, é ela a causa. Isto se chama de falácia do "post hoc ergo propter hoc". Assim, sempre convém relatar o que sente ao seu/sua médico(a), para que ele(a) possa determinar, com conhecimento de causa, se realmente é algum efeito colateral ou se trata de uma coincidência. Em segundo lugar, paroxetina não causa rigidez muscular nem dificuldade de andar. Certamente, se teve, é devido a outra causa, incluindo algum possível remédio (como antipsicóticos, por exemplo), que possam realmente ter este efeito. Em relação a "confusão mental", é uma expressão que leigos usam para denominar estados os mais diversos, como ansiedade intensa, desorientação, dificuldades de memória etc. Estas manifestações não correspondem ao que se chama, em neurologia e psiquiatria, de "confusão mental". Assim, novamente, é o caso de um(a) especialista avaliar, pessoalmente. Com base em tudo o que expliquei, não há como saber se se tratam de manifestações passageiras ou não. Deve procurar urgentemente uma avaliação pessoal com um(a) especialista. Não é o tipo de dúvidas que se possam responder num site como este, infelizmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrezza S Garofalo
Psiquiatra
Guarulhos
Rigidez muscular, tremores, movimentos involuntários podem indicar síndrome serotoninérgica ou síndrome neuroléptica maligna (que apesar do nome, não ocorre só com o uso de antipsicóticos). Minha sugestão é que você retorne com a sua mãe o mais breve possível com o profissional que prescreveu, e caso não seja possível, procure um PS. Claro que esses sintomas podem estar ligados a outras condições que não tenham relação com a medicação, mas é bom descartar essas hipóteses porque, apesar de serem quadros raros, são graves.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1394 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.